Defesa antes do fim de bolsa e propinas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rplazevedo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado jun 26, 2021 12:19 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Defesa antes do fim de bolsa e propinas

Mensagem por rplazevedo »

Olá. Eu sou aluno de doutoramento e bolseiro, e encontro-me perto de entregar e defender a tese. No entanto, encontro-me a meio do período da bolsa da FCT. Eu diz esta última renovação depois de contactar tantos os serviços académicos da FCUP, que me asseguraram que não haveria problemas com o pagamento de propinas. No entanto, há uns dias recebi um email com o seguinte comunicado:

https://drive.google.com/file/d/1V7jj2T ... sp=sharing

A linguagem do comunicado pareceu-me estranha, porque parecia que indicavam que teria que pagar a totalidade da bolsa mesmo que a FCT a pagasse parcialmente, e quase parece sugerir não informar a FCT da conclusão do plano de trabalhos e "fazer tempo" até ao fim do período de financiamento. Enviei então um email aos serviços académicos, que me responderam da seguinte forma:
De facto, quando o estudante conclui o seu Doutoramento (defesa) antes do fim do período da bolsa correspondente, no caso da FCT já ter feito o pagamento da propina desse ano letivo, no ano seguinte retirará parte do valor correspondente ao período de tempo desde a defesa até ao fim da bolsa.

Nesses casos, e por decisão do Reitor, o estudante ficará responsável por pagar a diferença do montante entre o que a FCT paga e o valor da propina (2750€).

Aproveito para o informar que, por situações que já se passaram no passado, a partir do momento da defesa o estudante, mesmo que a bolsa não tenha terminado, deixará de receber o valor da bolsa. Ou seja, tivemos estudantes que continuaram a receber bolsa depois da defesa mas, ao apresentar o comprovativo da conclusão, tiveram de devolver o valor.

Por norma aconselhamos os estudantes a ter em consideração os prazos (quer de doutoramento, quer da bolsa) e a tentar que a defesa nunca ocorra antes do fim da bolsa (que é anual).

Se precisar de mais alguma esclarecimento adicional, por favor não hesite em contactar-nos.
A resposta parece-me contradizer o comunicado quanto ao pagamento da bolsa, e já tive suficientes surpresas desagradáveis com os serviços académicos. Alguém tem uma ideia de como isto funciona? E acima disso, o que poderia fazer se a FCT cobrir parte da propina este ano e a faculdade me pedir a propina na totalidada?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Defesa antes do fim de bolsa e propinas

Mensagem por spca »

Olá.
Eu não sei se entendo bem a situação... Do que se tem falado volta e meia neste fórum, creio que o melhor é só avisares a FCT aquando da defesa da tese, uma vez que se avisas por ex. ao entregar a tese na secretaria, se a bolsa ainda estiver a decorrer, a FCT procurará terminá-la logo aí - e pelos vistos também pagar as propinas só parcialmente...
Claro que se a defesa ocorrer antes do fim da bolsa, aí não há nada a fazer e a bolsa terminará nessa data.
Possivelmente não será muito difícil, se já tiveres tudo terminado, arranjar algum projecto lateral para ir fazendo e adiar a entrega da tese e respectiva defesa um pouco. Também podes procurar finalizar tudo mais cedo (penso que não vale a pena ser mais papista que o papa e mais vale só avisares a FCT aquando da defesa, não da entrega), sabendo que então possivelmente terás de pagar parte das propinas do teu bolso.

Não encontro contradição entre o despacho e a resposta ao email.

Creio que infelizmente deves ser uma excepção se vais finalizar antecipadamente (desde já os meus parabéns pela boa organização), creio que é muito mais frequente as pessoas acabarem o período de bolsa sem sequer finalizarem a tese, quanto mais discuti-la...

Boa sorte e bom trabalho.

CMCampos
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sexta nov 05, 2021 5:03 pm
University/ Institute: University of Porto

Re: Defesa antes do fim de bolsa e propinas

Mensagem por CMCampos »

Boa tarde!

Como ficou este caso? Também sou bolseiro de Doutoramento da UPorto e a minha bolsa, em seguimento do período adicional atribuído em sequência da pandemia, também irá terminar a meio do ano letivo.

Sempre tiveste de assegurar parte do valor das propinas do teu bolso? Parece-me totalmente descabida esta questão.

Responder