Olá a todos,
Concorri ao último concurso para atribuição de bolsas de doutoramento e fui selecionado para receber financiamento. O plano de trabalhos vai ser desenvolvido em Viena, na Áustria.
Neste momento, além de toda a burocracia inerente à FCT tenho também a parte da mudança de país. Alguém aqui passou ou conhece alguém que tenha passado por esse processo, ou seja, ganhar uma bolsa para o estrangeiro.
A minha principal dúvida é em relação aos seguros de saúde. A FCT diz-me que se for obrigatório eles cobrem essa despesa, contudo não consigo perceber se há essa obrigatoriedade ou não. Isto é um pouco confuso porque na verdade não vou ter um contrato de trabalho austríaco (nesse caso teria que contribuir para o sistema de saúde deles). Pelo que pesquisei parece-me que o cartão europeu de saúde seria suficiente.
Espero que alguém me possa dar feedback.
Muito obrigado desde já.
Bolsas estrangeiro - seguros de saúde
-
- recém-chegado
- Registado: quarta set 30, 2020 3:58 pm
- University/ Institute: Porto
Re: Bolsas estrangeiro - seguros de saúde
Presumo que o processo seja o mesmo na Áustria como é no Reino Unido (pré-brexit), bastou inscrever-me no serviço nacional de saúde e passei a poder usufruir do nhs como poderia em Portugal. Apenas precisei do cartão de cidadão.