Rescisão de bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
mariiiana
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 08, 2019 3:03 pm
University/ Institute: Estou à procura de emprego.

Rescisão de bolsa

Mensagem por mariiiana »

Olá, boa noite a todos!

Peço desculpa se esta questão não faz grande sentido, mas queria pedir algumas opiniões a quem é mais experiente que eu nestas andanças! :lol:
Estou há cerca de um ano na minha primeira bolsa enquanto investigadora. Há uns dias, para minha felicidade, descobri que ganhei uma bolsa de doutoramento na mesma instituição onde atualmente trabalho, mas noutro laboratório. Por esta razão, terei de rescindir da bolsa de mestre que tenho. Como sou ainda bastante verde em tudo isto, as perguntas que tenho para vocês são as seguintes: na vossa opinião, qual a melhor forma de comunicar com o meu orientador para que a rescisão do contrato ocorra da melhor forma, particularmente considerando que continuaremos a trabalhar sob o mesmo teto? Marcariam uma reunião pessoal ou enviariam apenas um e-mail? Ajudem-me a tornar esta situação o menos desconfortável possível para ambos, por favor! :smt086

Aproveito para vos perguntar também se sabem se existe algum tipo de "carta modelo" para a rescisão de um contrato de bolsa ou qual a informação que deve constar nessa comunicação.

Agradeço toda e qualquer ajuda que me possam dar! Muito obrigada!
(E volto a pedir desculpa se isto não se enquandra no que normalmente se lê por aqui!)

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Rescisão de bolsa

Mensagem por spca »

Olá.
Falando de uma forma genérica, sem qualquer conhecimento das pessoas concretas ou de como as coisas se passaram, parece-me que o melhor seria te reunires com o teu actual orientador e comunicar-lhe assim que possível que conseguiste essa bolsa, e por essa razão apenas te manterás na actual bolsa até à data X. E penso que não só fica sempre bem ofereceres-te para finalizar da melhor forma os trabalhos em curso ou ajudar a treinar a pessoa que te substituirá como, dependendo do caso, até te poderá vir a ser útil, quem sabe, para obteres mais alguma publicação do actual trabalho em que estás envolvida.

Uma vez que a tua intenção é manter um bom relacionamento com o actual orientador penso que será de "melhor tom" o comunicares pessoalmente que simplesmente mandar uma mensagem.
Mas em último caso, por exemplo ele/a estiver fora ou não conseguires falar com ele/a, mais vale mandar uma mensagem que deixar o tempo passar sem dizer nada, a meu ver. Até porque ele/a pode até já saber e estar à espera que lhe digas algo.

Penso que te deves informar junto dos serviços da tua instituição, ou de antigos colegas que tenham passado por isso, o que tens de fazer. Por exemplo, numa instituição em que trabalhei havia um formulário para esse efeito.

Também não tenho a certeza sobre como fazer quanto ao SSV caso o tenhas, creio que a Seg. Social gosta, em teoria, que acabes com o SSV anterior e te inscrevas de novo em cada bolsa mas isso traz um monte de chatices de tratar, talvez seja melhor perguntares também nos serviços da tua instituição o que aconselham a fazer se for o caso. A minha opinião é que toda a gente deve se inscrever no SSV apesar das chatices.

Boa sorte e votos de muito sucesso.

Responder