Mudança de instituição/orientador antes de assinar contrato

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
de_fOrmA
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: terça fev 16, 2016 11:58 pm
University/ Institute: FAUL - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Mudança de instituição/orientador antes de assinar contrato

Mensagem por de_fOrmA »

Olá a todos,

Gostaria de explicar a minha situação peculiar na qual estou envolvido para que alguém possa dizer alguma dica. Creio que não li nada igual a isto no fórum, por este motivo abri um novo tópico.

Sou candidato à bolsa de doutoramento da FCT de 2018, e estou neste momento à espera dos resultados.
Ocorre que, no caso de positiva por parte da FCT, tenho problemas sérios antes de assinar o hipotético contrato. Vou elencar por tópico para perceberem melhor:

• A faculdade que associei à minha candidatura não me aprova para ingresso. Tanto na primeira fase quanto na segunda estive em último lugar; sendo que pessoas com muito menos atribuições do que eu foram aprovadas. Tenho fontes seguras internas que garantem que o motivo é por incompatibilidade ideológica das minhas opiniões que expressei em artigos e congressos.

• O orientador da referida instituição é o especialista no assunto do meu plano de investigação em Portugal, motivo único para o qual me associei à instituição citada acima.

Dito isto, a solução que vejo é eu candidatar-me ao programa de doutoramento na instituição onde actualmente trabalho como investigador em Lisboa, e esperar a aprovação. Ocorre que, o investigador teria também de ser modificado, pois o meu actual disse que em Lisboa não quer trabalhar, por incompatibilidades académicas.
Quanto a mim, fico sem saber exactamente quais as chances de conseguir a manutenção da bolsa FCT, caso seja positiva, com esta mudança de instituição e orientador antes da assinatura do contrato.
Também estou em duvidas se me candidato a uma terceira fase na instituição que não me aprovou até agora, o que acarreta mais custos que eu queria evitar.
Gostaria de saber se conhecem alguma situação semelhante, e conselhos que possam dar.

Obrigado,

de_fOrmA
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: terça fev 16, 2016 11:58 pm
University/ Institute: FAUL - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Re: Mudança de instituição/orientador antes de assinar contr

Mensagem por de_fOrmA »

Ninguém tem nada a dizer? :smt006

:smt010

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1709
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Mudança de instituição/orientador antes de assinar contr

Mensagem por spca »

Olá.
Penso que terás de contactar a FCT e perguntar-lhes se é possível essa transferência.
Se fosse depois creio que possivelmente de parte da FCT deixariam, desde que os orientadores e instituições assinassem pareceres a apoiar / aceitar essa mudança. Mas mudar logo à partida, antes de assinar contrato, parece-me mais difícil.
Mas talvez se apresentares à partida uma solução completa, que vais trabalhar com o professor X (que era o mesmo com o qual te candidataste a BD?) o qual trabalha na instituição Y que era diferente da inicial, e a outra instituição e orientadores aceitarem todos, talvez a FCT aceite... Talvez não...

A meu ver é melhor não começares "torto", com incompatibilidades. Num doutoramento é muito normal surgirem conflitos e incompatibilidades mesmo quando tudo começa "bem", logo muito pior será se já à partida fores trabalhar num local ou com pessoas com quem tens incompatibilidades. Nota que não é um emprego "normal" em que simplesmente "bates com a porta" se a coisa corre mal. O tempo que tiveste de BD não será recuperado mesmo que ganhes outra bolsa (a menos que esta não seja da FCT) o que acaba por inviabilizar fazeres outro doutoramento, e podes mesmo ser obrigado a devolver o dinheiro já recebido - basta que o orientador e/ou instituição passe um parecer negativo ao teu trabalho, que fizeste incumprimento grave das tuas funções, etc. Mais vale procurares trabalhar com pessoas com quem não tenhas à partida incompatibilidades.

Boa sorte.

Responder