Bom dia colegas!
Apesar de ter procurado no forum, não consegui encontrar uma resposta para a minha duvida, por isso aqui vai.
Este ano deverei ir para Yale frequentar um estágio de investigação no âmbito do meu doutoramento que, em principio, ultrapassará os 3 meses (deve ficar em 4 a 6 meses).
De qualquer modo resolvi ligar para a fct de modo a pelo menos conseguir o financiamento para 3 meses (as bolsas sem serem mistas tem de ser assim, o que é uma chatice uma vez que à partida as oportunidades de ir para fora surgem quando ás vezes não estamos à espera delas e estar a mudar para mista é impossivel - teria de me candidatar no ano seguinte).
Disseram me que é necessário então uma carta do orientador, a dizer o porquê da minha deslocação, uma carta da universidade que nos acolhe e uma carta do bolseiro onde deve descrever a estimativa de custos de deslocação e estadia, bem como a data de quando pretende iniciar e concluir o estágio.
Ora tenho duas perguntas a fazer aqui ao auditório:
1 - Existe alguma quantia máxima que a FCT atribui a este tipo de situações? Sempre ouvi dizer que durante o estágio a FCT basicamente pagava o mesmo valor que uma bolsa de deslocado no estrangeiro, ou seja, 980 + 730 = 1710. Isto é verdade?
2 - Existe algum impedimento em receber ajudas de custo, de um projecto interno ao centro de investigação, de modo a poder permanecer em Yale durante o tempo que vá além dos 3 meses que a FCT paga?
Desculpem o post longo (e se tiver repetido, desculpas em dobro)
financiamento de estágios
-
- recém-chegado
- Registado: segunda set 05, 2005 6:25 pm
-
- Sócios
- Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
- University/ Institute: Ansiao
Re: financiamento de estágios
Olascully_101 Escreveu:
Ora tenho duas perguntas a fazer aqui ao auditório:
1 - Existe alguma quantia máxima que a FCT atribui a este tipo de situações? Sempre ouvi dizer que durante o estágio a FCT basicamente pagava o mesmo valor que uma bolsa de deslocado no estrangeiro, ou seja, 980 + 730 = 1710. Isto é verdade?
Nao e automatico, a expectativa de custos deve ser real, ou seja aviao, alojamento despesas acrescidas. Isto nao tem de ser provado por recibos mas tem de ser realista. Aquilo que faco e ir ao site da EMBO e ver qual o daily allowance para os EUA, e pedir o mesmo a FCT.
Primeiro, eu evitaria dizer a FCT que iria estar mais de tres meses fora. Se estiveres 4, 5 ou 6 isso e entre ti e o teu orientador. Segundo, quanto a receber dinheiro de ajudas de custo, isso depende de como e feita a contabilidade no Centro onde trabalhas, agora, parece-me mais facil em termos de contabilidade pagarem-te cursos e formacao em Yale, do que ajudas de custo. Por exemplo, podem pagar a viagem de aviao, o custo de alojamento durante os outros tres meses (contra recibos), isto sao coisas perfeitamente possiveis.scully_101 Escreveu: 2 - Existe algum impedimento em receber ajudas de custo, de um projecto interno ao centro de investigação, de modo a poder permanecer em Yale durante o tempo que vá além dos 3 meses que a FCT paga?
Bom trabalho,
Paulo
-
- recém-chegado
Obrigado Paulo. Quanto à segunda pergunta confirmaste aquilo que eu pensava mas que, à boa maneira "gato fedorento", não consegui transmitir por palavras.
No que diz respeito à primeira pergunta estou a ver que não há limite máximo, mas sim a realidade que me espera em Yale (já me estive a informar e por mês não devo gastar menos de 1200 dolares...pfff vai ser bonito vai). Já agora, podes me dar o link do site para as EMBO rates?
Obrigado!
No que diz respeito à primeira pergunta estou a ver que não há limite máximo, mas sim a realidade que me espera em Yale (já me estive a informar e por mês não devo gastar menos de 1200 dolares...pfff vai ser bonito vai). Já agora, podes me dar o link do site para as EMBO rates?
Obrigado!
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
scully_101,
Há uma coisa que não entendi muito bem. Transformar uma bolsa de doutoramento em Portugal durante três meses numa bolsa de douramento no estrangeiro não é o mesmo que pedir finaciamento para um congresso. Neste contexto não entendo muito bem o porque de uma estimativa de custos.
De qualquer forma se é uma coisa para muito breve não deve ser fácil de fazer.. mas existem bolsas da gulbenkian para estadias no estrangeiro e existe tambem a possibildiade de receber um complemento de bolsa Marrie-Currie à bolsa da FCT para que fique equivalente a uma bolsa da FCT no estrangeiro. Claro que isto implica candidaturas e estar dentro dos prazos destas instituições.
David
Há uma coisa que não entendi muito bem. Transformar uma bolsa de doutoramento em Portugal durante três meses numa bolsa de douramento no estrangeiro não é o mesmo que pedir finaciamento para um congresso. Neste contexto não entendo muito bem o porque de uma estimativa de custos.
De qualquer forma se é uma coisa para muito breve não deve ser fácil de fazer.. mas existem bolsas da gulbenkian para estadias no estrangeiro e existe tambem a possibildiade de receber um complemento de bolsa Marrie-Currie à bolsa da FCT para que fique equivalente a uma bolsa da FCT no estrangeiro. Claro que isto implica candidaturas e estar dentro dos prazos destas instituições.
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
-
- recém-chegado
Oi David. É assim, isto não é um pedido de apoio para um congresso. É um pedido de financiamento para actividades de formação complementar no estrangeiro, por um período não superior a 3 meses (artigo 15º, alinea e) do despacho dos ministérios).
Liguei para a FCT e eles é que me disseram que tinha de escrever uma carta a descrever quanto era previsto eu ir gastar durante esse tempo e enviar, para ser analisado. Penso que é a partir desta carta que a FCT determina quanto é que me poderá atribuir de subsídio.
Liguei para a FCT e eles é que me disseram que tinha de escrever uma carta a descrever quanto era previsto eu ir gastar durante esse tempo e enviar, para ser analisado. Penso que é a partir desta carta que a FCT determina quanto é que me poderá atribuir de subsídio.
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
ok. Fica claro assim.
Thanks
David
Thanks
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
---