Boa noite,
Estou neste momento em processo de candidatura á bolsa de doutoramento FCT, e após algumas incoerências nos atendimentos telefónicos, e inexistência de regulamentos que me ajudem a resolver as minhas dúvidas, exponho aqui a minha situação.
A instituição que me irá conferir o grau é estrangeira, e estou associada ao centro de investigação dessa mesma universidade. Aqui em portugal não estou associada a qualquer instituição. Por este motivo a minha única alternativa é concorrer a bolsa estrangeira. No entanto gostaria de saber se neste caso tenho obrigatoriedade de permanecer no país desta instituição durante todo o tempo da bolsa. A minha recolha de dados será feita aqui em Portugal, e tendo residência ca, vou ocasionalmente ao país de acolhimento para ter orientação/formação, mas não tinha intenção de me mudar para lá. No entanto não posso concorrer a bolsa nacional porque as minhas instituições são lá. Peço ajuda a alguém que esteja mais informado, ou já tenha passado pela mesma situação.
Bolsa Doutoramento 2017 - tipo Estrangeiro
-
- Direcção da ABIC
- Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
- University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI
Re: Bolsa Doutoramento 2017 - tipo Estrangeiro
Caro/a BMSS,
Dado que já escreveste a 13 de Março, não sei como se alterou entretanto a situação, mas ainda assim uma resposta.
Um colega que pediu bolsa no estrangeiro no concurso Bolsas 2016, deu as seguintes informações:
- Uma vez que não tens instituição em Portugal, não podes concorrer a bolsa mista;
- Para uma bolsa estrageira, tens de dizer qual é o período de tempo que vais estar no estrangeiro, mas penso que não consegues definir vários períodos de tempo (referentes aos períodos de ida e regresso para recolha de dados);
- Sendo bolsa estrangeira, em princípio é necessário que residas no estrangeiro
(se residires em Portugal, não sei se te pagarão a bolsa nos períodos que passares cá).
Ainda assim, deves colocar essa dúvida à ajuda online disponibilizada pela FCT no portal de candidatura. Sempre ficas com uma resposta escrita que poderás usar posteriormente, caso seja necessário.
Boa sorte.
Dado que já escreveste a 13 de Março, não sei como se alterou entretanto a situação, mas ainda assim uma resposta.
Um colega que pediu bolsa no estrangeiro no concurso Bolsas 2016, deu as seguintes informações:
- Uma vez que não tens instituição em Portugal, não podes concorrer a bolsa mista;
- Para uma bolsa estrageira, tens de dizer qual é o período de tempo que vais estar no estrangeiro, mas penso que não consegues definir vários períodos de tempo (referentes aos períodos de ida e regresso para recolha de dados);
- Sendo bolsa estrangeira, em princípio é necessário que residas no estrangeiro
(se residires em Portugal, não sei se te pagarão a bolsa nos períodos que passares cá).
Ainda assim, deves colocar essa dúvida à ajuda online disponibilizada pela FCT no portal de candidatura. Sempre ficas com uma resposta escrita que poderás usar posteriormente, caso seja necessário.
Boa sorte.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!