situação insólita - já aconteceu a alguém?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ldistante
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 05, 2010 9:51 pm
University/ Institute: Manchester

situação insólita - já aconteceu a alguém?

Mensagem por ldistante »

Olá,

gostava de saber se já aconteceu a alguém, a seguinte situação:

ter o grau de doutor, concorrer a uma bolsa para mestre, e ser excluído administrativamente por não ter o grau de mestre.

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Re: situação insólita - já aconteceu a alguém?

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

Ter o grau de doutor, não implica ter o grau de mestre. Qualquer pessoa que tenha feito, por exemplo, uma licenciatura de 5 anos (pré-Bolonha) seguida de doutoramento, não tem grau de mestre. Como tal, não pode candidatar-se a posições que peçam especificamente esse grau.

Provavelmente deverá ser isso que aconteceu.

ldistante
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 05, 2010 9:51 pm
University/ Institute: Manchester

Mensagem por ldistante »

pois Sofia,

a lógica é essa mesma, mas está nos limites da minha compreensão devido

. a quem tem licenciatura pré-bolonha, e acaba por ter a qualificação de um mestre pós-bolonha mas não o grau - mas parece que me esqueço que esta é uma reivindicação da ABIC ainda em aberto, entre valorizar formações semelhantes com reconhecimento legal diferente (e pelos vistos um doutoramento não resolve esta disparidade!!)

. à qualificação que o doutoramento te dá, que é superior àquela alcançada com um mestrado, logo, diria, um doutorado terá a qualificação necessária para levar a cabo uma bolsa de mestre, e que a leitura literal de não ter o grau necessário é enviesada. por exemplo, parece-me ser bastante diferente o caso hipotético de um médico a concorrer para enfermeiro, aí são especialidades diferentes; entre mestrado e doutoramento, não estamos nós a falar de profundidade de conhecimento?

tirando o facto da reposição da justiça social em que te dizem, como doutorada não trabalhes abaixo do valor de tabela para o teu grau, fica somente a falta de emprego cientifico para doutorados, e o afunilamento ainda maior deste parco mercado de trabalho.

ah, não, espera, fica também o facto desta não ser uma interpretação geral entre as instituições universitárias portuguesas, e haver concursos onde és administrativamente vedada por não teres esse grau, e outros onde serás avaliada pelo júri e te perguntam se estás disposta a ficar a ganhar o valor de quem tem um grau menor que o teu. um do li tá!!

não sei, parece-me que o sistema cientifico português anda seriamente a brincar com a ciência...

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

A realidade é que não foi dada equivalência entre as licenciaturas antigas e os mestrados de bolonha. Por exemplo, no meu caso, a minha licenciatura tinha ECTS suficientes para ter um mestrado de acordo com a legislação (e até projectos de um semestre e tese final de dois) e, infelizmente, a minha universidade não deu essa equivalência. Isso até provocou bastantes problemas quando tentei ir para doutoramento no exterior, mas isso são outras histórias...

Em relação a esta questão dos concursos, julgo que não será uma questão de conhecimentos, nem de receber menos do que supostamente deverias, mas de dar provas que tens um mestrado, ou seja, um diploma/certificado de uma universidade a confirmar isso. Apesar de tudo, é um concurso em que legalmente quem for escolhido tem de cumprir os critérios. Se pedem licenciatura, tens de entregar o diploma de licenciatura, se pedem mestrado, o diploma de mestrado, etc...

Se sabes de casos em que uma pessoa sem grau de mestre está a usufruir de bolsa de mestre isso já não sei explicar como é possível. Esta sempre foi a justificação que me foi dada.

AlexRodrigues
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 21, 2015 6:05 pm
University/ Institute: UAlg

Mensagem por AlexRodrigues »

Quem comentou não está bem informado! Não te podem excluir do concurso para Mestre quando tens doutoramento sem mestrado!! Está no regulamento para Atribuição e Gestão de Bolsas no âmbito de Projectos e Instituições de I&D: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/normas ... s.phtml.pt

Vê o ponto 1.4. AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS: "(...) se for publicado um edital para uma Bolsa de Investigação para Licenciado, se por um lado não se podem excluir candidatos com grau académico superior (Mestres ou Doutores), (...)"

No entanto, na mesma frase matizam que o doutoramento não pode ser valorizado: "(...) também não se podem valorar níveis habilitacionais não solicitados."

A mim aconteceu uma situação semelhante recentemente: tenho licenciatura pré-Bolonha de 16 (na altura suficiente para fazer doutoramento sem ter que fazer mestrado). Actualmente só ganha bolsa quem tem nota de 17, ou seja, a meu ver, uma licenciatura pré-Bolonha de 16 devia equivaler a uma pós-Bolonha de 17. Mas não, vale muito menos. Vale 3 pontos de acordo com a table de avaliação curricular da FCT, enquanto que os 17 dos pós-Bolonha valem 5 pontos. Isto fez com que eu não ganhasse a bolsa. :evil:

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

AlexRodrigues Escreveu:Quem comentou não está bem informado! Não te podem excluir do concurso para Mestre quando tens doutoramento sem mestrado!! Está no regulamento para Atribuição e Gestão de Bolsas no âmbito de Projectos e Instituições de I&D: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/normas ... s.phtml.pt

Vê o ponto 1.4. AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS: "(...) se for publicado um edital para uma Bolsa de Investigação para Licenciado, se por um lado não se podem excluir candidatos com grau académico superior (Mestres ou Doutores), (...)"

No entanto, na mesma frase matizam que o doutoramento não pode ser valorizado: "(...) também não se podem valorar níveis habilitacionais não solicitados."

A mim aconteceu uma situação semelhante recentemente: tenho licenciatura pré-Bolonha de 16 (na altura suficiente para fazer doutoramento sem ter que fazer mestrado). Actualmente só ganha bolsa quem tem nota de 17, ou seja, a meu ver, uma licenciatura pré-Bolonha de 16 devia equivaler a uma pós-Bolonha de 17. Mas não, vale muito menos. Vale 3 pontos de acordo com a table de avaliação curricular da FCT, enquanto que os 17 dos pós-Bolonha valem 5 pontos. Isto fez com que eu não ganhasse a bolsa. :evil:
Por acaso no Facebook perguntei-te se tinhas Mestrado mas depois apaguei isso por achar que sim... Afinal não tens... Confundi-te com o Pacheco.
Mas por acaso sabes se a bolsa não tinha já "dono/a"? É o mais provável... Eu quando estava a escrever a tese concorri a uma e não fui escolhido, fiquei em 3º, e o 2º classificado até já tinha Doutoramento. Mas o 1º tinha algo muito valioso, segundo a grelha de avaliação - experiência na área (era tudo o que dizia lá).
Convém dizer que nas técnicas pedidas eu tinha mais de 5 anos de experiência. Enfim...

JC

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Mensagem por inesatalmeida »

A FCT tinha esta FAQ:

"Um Doutorado pode candidatar-se a bolsas de investigação para Licenciado? E para Mestre?

Sim, desde que comprove documentalmente que detém o grau académico requerido em edital (no caso de Edital para Licenciado deve fazer prova que detém o grau de licenciado; no caso de Edital para Mestre deve fazer prova que detém o grau de Mestre). No entanto, autolimita-se e aceita as condições oferecidas, nomeadamente, o valor do subsídio de manutenção mensal correspondente ao grau solicitado.
"

Responder