Olá!
O prazo de entrega da minha é Agosto de 2017 e o fim da minha bolsa é Dezembro de 2017.
Caso entregue a tese após Agosto terei de pagar propinas e, por isso, estou a tentar terminar antes desse prazo. Mas tenho uma dúvida que não consegui ver esclarecida em lado algum: se eu entregar a minha tese antes de Dezembro a minha bolsa é cancelada ou é mantida até à data do contrato (Dezembro).
Muito obrigada!
Entrega da tese antes do fim da bolsa
-
- recém-chegado
- Registado: sexta mai 21, 2010 10:49 am
- University/ Institute: FLUC
Re: Entrega da tese antes do fim da bolsa
Olá.
Tanto quanto tenho lido aqui no fórum, aparentemente se a FCT souber que entregaste a tese, o procedimento padrão é terminar a bolsa. Creio que tem havido 2 formas de "dar a volta": ou notificar a FCT só aquando do fim da discussão, ou enviar uma justificação / parecer do orientador a justificar que apesar de já teres entregue a tese, manténs-te a trabalhar na escrita de artigos relacionados com o trabalho e por isso pedes que se mantenha a bolsa até ao prazo da discussão. Creio que ambas têm os seus riscos pois os procedimentos da FCT não têm sido estáticos ao longo do tempo, por ex. a FCT pode eventualmente passar a decidir que não aceita prolongar a bolsa até à discussão no caso da 2ª, ou pode passar a decidir exigir que devolvas o dinheiro desde a entrega no caso da 1ª. Após a discussão acaba forçosamente a bolsa.
Boa sorte.
Tanto quanto tenho lido aqui no fórum, aparentemente se a FCT souber que entregaste a tese, o procedimento padrão é terminar a bolsa. Creio que tem havido 2 formas de "dar a volta": ou notificar a FCT só aquando do fim da discussão, ou enviar uma justificação / parecer do orientador a justificar que apesar de já teres entregue a tese, manténs-te a trabalhar na escrita de artigos relacionados com o trabalho e por isso pedes que se mantenha a bolsa até ao prazo da discussão. Creio que ambas têm os seus riscos pois os procedimentos da FCT não têm sido estáticos ao longo do tempo, por ex. a FCT pode eventualmente passar a decidir que não aceita prolongar a bolsa até à discussão no caso da 2ª, ou pode passar a decidir exigir que devolvas o dinheiro desde a entrega no caso da 1ª. Após a discussão acaba forçosamente a bolsa.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta mai 21, 2010 10:49 am
- University/ Institute: FLUC
Muito obrigada pelo esclarecimento!
Sandra
Sandra
spca Escreveu:Olá.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: domingo jan 11, 2015 4:38 pm
- University/ Institute: Universidade de Aveiro
Olá!
Tens de ter MUITO cuidado ao entregar a tese, mas ainda mais quanto à data da defesa. A mim pediram-me o dinheiro de volta contando o número de dias entre a minha defesa e o final da minha bolsa.
Não vale a pena argumentar a dizer que continuas a trabalhar, porque o que se tem em conta é a declaração de prova de doutoramento, que explicitamente refere a data da tua defesa. Como tal, também não se justifica avisar a FCT mais tarde, porque de facto o que conta é a data no documento.
Cumprimentos
Tens de ter MUITO cuidado ao entregar a tese, mas ainda mais quanto à data da defesa. A mim pediram-me o dinheiro de volta contando o número de dias entre a minha defesa e o final da minha bolsa.
Não vale a pena argumentar a dizer que continuas a trabalhar, porque o que se tem em conta é a declaração de prova de doutoramento, que explicitamente refere a data da tua defesa. Como tal, também não se justifica avisar a FCT mais tarde, porque de facto o que conta é a data no documento.
Cumprimentos
Só uma clarificação, e peço desde já desculpa se porventura não tiver sido suficientemente claro: a bolsa nunca se poderá prolongar para lá da discussão da tese - se porventura não comunicares quando discutires e a bolsa se prolongar após a discussão a FCT exigirá a devolução do dinheiro da bolsa após a discussão quando souber que terminaste. Os conselhos que deixei eram no sentido de tentar prolongar a bolsa para além da entrega da tese mas antes da discussão, que vêm discutidos em intervenções já não muito recentes. Por exemplo:Dicasivi Escreveu:Olá!
Cumprimentos
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 46&p=34663 (comunicação à FCT após a discussão)
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 27&p=13889 (comunicação à FCT após a entrega da tese com pedido para ser prolongada a bolsa até à discussão com parecer do orientador)
Boa sorte.