Projeto de Regulamento do Emprego Científico

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Igas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta set 02, 2016 3:32 pm
University/ Institute: IST

Projeto de Regulamento do Emprego Científico

Mensagem por Igas »

Olá,

Mais alguém não consegue aceder à página do Projeto de Regulamento do Emprego Científico da FCT?
A mim aparece um aviso a dizer que é necessário a autenticação de dados. Já tentei com os dados que uso para o FCT-SIG mas não funcionou. Alguém sabe como se consegue aceder a essa informação?

Pelos vistos querem abrir os primeiros concursos ainda este ano.
Nem sei se acredite. É que ainda há pouco tempo liguei para a FCT e garantiram-me que este ano não iam abrir nada para doutorados. É mesmo esperar para ver...

Igas
investigador em formação
investigador em formação

Re: Projeto de Regulamento do Emprego Científico

Mensagem por Igas »

Desculpem, não li com atenção a seguinte frase do anúncio:

'O projeto estará em consulta pública durante 30 dias a partir da publicação em Diário da República, que deverá acontecer em breve'

Problema resolvido!

ldistante
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 05, 2010 9:51 pm
University/ Institute: Manchester

Mensagem por ldistante »

de qualquer das maneiras, está público, não precisas de entrar pelo FTC-SIG.

o Projeto de Regulamento do Emprego Científico, em consulta pública nos próximos 30 dias (que não sei a data certa, mas a publicação da noticia foi dia 7), está disponível na ligação abaixo:

https://www.fct.pt/apoios/convitecienti ... co_FCT.pdf

A notícia está disponível aqui:

https://www.fct.pt/noticias/index.phtml ... Científico

Igas
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Igas »

Sim, agora já está público.

Então e o que vos pareceu a proposta do projecto?

Do que li agora um pouco na diagonal sobressairam duas coisas:

- a única data da previsão da saída dos resultados são os 20 dias úteis após a recepção dos pareceres e relatórios pelos painéis de avaliação; :roll:

- e isto daqui "A avaliação pode incluir uma entrevista ou uma sessão de apresentação ou demonstração pública pelos candidatos, ou por uma parte dos candidatos a selecionar pelo painel de avaliação, dos resultados da sua investigação, na sequência da qual os membros do painel devem estimular um debate aberto sobre o percurso do candidato e o mérito do seu plano de investigação."
A avaliação vai ser feita em 2 fases? É que só assim faria sentido. E nesse caso deveriam ser todos os candidatos que passassem à 2.ª fase, para estarem todos em pé de igualdade. É que só irem alguns, para mim, não faz muito sentido. Também não sei como seriam estas entrevistas para pessoas que, por exemplo, queiram mudar de área. Acho que estas entrevistas/demonstrações, a haver, deveriam ser mais focadas no projecto que se pretende desenvolver.

(e agora só cá para nós, se os painéis de avaliação demoram o que demoram a avaliar apenas papéis imaginem a fazer entrevistas... o prazo de saída dos resultados nestes casos deve ser 24 meses. :D Preparem-se!)

ldistante
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 05, 2010 9:51 pm
University/ Institute: Manchester

Mensagem por ldistante »

Olá Igas,

ainda não tive tempo de ler com a devida atenção, mas refiro que no Reino Unido é prática normal os candidatos "shortlisted" fazerem uma entrevista ou seminário. Parece-me que o formato depende da função a que se candidatam, se fôr para investigador, melhor será entrevista, se fôr para professor, seminário aberto.

As entrevistas podem dar-te uma oportunidade de mostrares o que vales - e de te dares a conhecer, no caso de estares a concorrer com outros candidatos que o juri já conheça, por exemplo.

no departamento onde andei, no caso de posto para professor, abriam o seminário não só ao juri do concurso (outros professores doutorados), mas a alunos pós-graduados (mestrado e doutoramento) e mesmo de licenciatura, para melhor avaliarem a capacidade de ensino (os candidatos apostavam em mostrar o seu trabalho de uma maneira apelativa a todos estes diferentes graus!).

Da tua descrição parece-me que no foco " percurso do candidato e mérito do plano de trabalhos" está lá essa ênfase na demonstração da capacidade do candidato na função - o que será importante demonstrar principalmente se este quiser mudar de área. Parece-me que por principio a entrevista/seminario permite esse espaço de demonstração mais do que um cv

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

Já concorri a uma bolsa de postdoc, cá em Portugal, em que me foi pedido que fizesse uma apresentação (aberta a quem quisesse assistir) do meu trabalho de Doutoramento. Não vi mal nenhum nisso e não vejo razão para isso não existir numa futura avaliação para um contrato.
Esta proposta de regulamento serve tanto para casos individuais como para concursos gerais (por analogia às bolsas, serve para o equivalente a uma pessoa concorrer a uma bolsa de projecto e a uma pessoa concorrer a um concurso nacional de bolsas). Presumo eu que a avaliação seja diferente de um caso para o outro, tal como foi até agora, e que isso da apresentação/seminário seja mais exequível no caso de um concurso específico do que no caso de um concurso nacional.

O que deve dar que falar entre a comunidade de postdocs deverá ser o ponto que "enfia" tudo e todos no escalão 28 da tabela remuneratória única.

Igas
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Igas »

Sim, também já fiz algumas apresentações sobre o meu percurso científico em alguns concursos de instituições que tenho concorrido no estrangeiro, normalmente através do skype. Recentemente até fui convidado para estar presencialmente e a instituição em questão financiou todas as minhas despesas (viagens de avião, comboio e taxi, hotel e ainda deu um plafond para gasto diário). Fiquei mesmo muito admirado com isso mas até faz sentido quererem que seja presencial e não por video-conferência!

Também sei que por exemplo nas bolsas ERC há uma entrevista aos candidatos que passam à 2.ª fase, daí ter dito que faria sentido que a avaliação fosse feita em duas fases ou então que todos os candidatos tivessem igual oportunidade de ir a entrevista. Acho que a igualdade de oportunidades entre os candidatos deve ser sempre mantida intacta! Todos devem estar em iguais condições de avaliação senão não é justo.

Mas a minha questão principal prende-se, não com o facto de haver ou não entrevista, mas como é que ela pode ser castradora para quem decidir mudar de área se tivermos apenas em conta o percurso e a sua relação com o projecto proposto.
Também confesso que tenho algum receio que, sabendo como as coisas funcionam em PT, possa ser mais um factor subjectivo a adicionar aos critérios de avaliação do candidato já por si cada vez mais vagos a cada ano que passa ou diria mesmo inexistentes como foi este último concurso.

Até podem ser medos infundados mas é esta a (des)confiança que tenho actualmente na FCT e ciência em PT no geral!

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

Como disse, parece-me que esse tipo de entrevista é mais aplicável em concursos específicos, e não em concursos nacionais. Não seria exequível entrevistar dezenas ou centenas de candidatos.

De qualquer forma, a mesma serve para avaliar várias coisas, para além do trabalho realizado anteriormente. Não me parece que seja assim tão castradora quanto isso, existem outros factores em jogo.

Não posso deixar de achar engraçado que pessoas que trabalham em Ciência tenham receio do que ainda não conhecem... Mas é uma proposta de projecto, como certamente já leste, tens total liberdade para fazer sugestões à mesma. :)

Responder