Reforma e seguro social voluntário

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rm1985
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 31, 2016 10:45 am
University/ Institute: FEUP / INEGI

Reforma e seguro social voluntário

Mensagem por rm1985 »

Boas,

Eu neste momento, no ambito do seguro social voluntário, estou inserido no escalão 1 X IAS, correspondente ao 1º escalão, e estava a pensar em mudar para o escalão 2 X IAS, correspondente ao 3º escalão. A minha questão é: será que com esta alteração de escalão vou beneficiar no que vou receber depois na reforma ou tenho outro tipo de benefícios que em nada tem a ver com a reforma?

Agradeço desde já a vossa a ajuda.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Reforma e seguro social voluntário

Mensagem por spca »

rm1985 Escreveu:Boas,

Eu neste momento, no ambito do seguro social voluntário, estou inserido no escalão 1 X IAS, correspondente ao 1º escalão, e estava a pensar em mudar para o escalão 2 X IAS, correspondente ao 3º escalão. A minha questão é: será que com esta alteração de escalão vou beneficiar no que vou receber depois na reforma ou tenho outro tipo de benefícios que em nada tem a ver com a reforma?

Agradeço desde já a vossa a ajuda.
Olá.
Em princípio os benefícios que poderás receber - reforma, subsídio de doença ou invalidez (ou maternidade caso fosses bolseira de projecto e não directamente pela FCT) são proporcionais ao valor / escalão que descontares. O grande problema é até que ponto, quando chegares à idade de te reformar, o sistema ainda te permite ter uma reforma proporcional ao teu salário / descontos, atendendo que pela evolução demográfica está a haver uma proporção muito maior de idosos relativamente à população activa. Assim, é muito provável que haja uma reforma mínima para todos ou deixe de haver reformas pagas pela segurança social dentro de alguns anos... Assim, e olhando apenas para o lado egoísta do que podes eventualmente vir a receber de reforma, eu diria que é mais aconselhável pores o dinheiro de parte por exemplo num PPR ou conta a prazo do que pagares à segurança social mais que o escalão mínimo na esperança de receberes mais dinheiro na reforma.

Boa sorte.

Responder