Programa Doutoral Prazo 24h

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
sjpc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 16, 2015 12:48 pm
University/ Institute: ULisboa

Programa Doutoral Prazo 24h

Mensagem por sjpc »

Boa tarde a todos,

Candidatei-me a um programa doutoral da ULisboa dentro do prazo onde me era solicitado o envio de uma carta de motivação e indicação de duas pessoas que me referenciassem. Recebi e-mail a confirmar a minha candidatura e dizendo que ambas as pessoas que indiquei tinham sido contactadas. Até aqui tudo bem, inclusivamente fui seleccionado para fazer uma entrevista e apresentação oral. Saíram os resultados e fiquei em 6º, no entanto só há 4 bolsas :(

Solicitei a minha ficha individual de avaliação e reparei que todo o CV tinha sido bem valorado inclusivamente a entrevista/apresentação. No entanto, reparo que no parâmetro de "cartas de recomendação" apenas consegui 2 no total de 5 pontos. Apresentei audiência prévia explicando que não concordava com a valoração uma vez que ambos os investigadores indicados têm um excelente percurso científico e que me recomendavam a 100%.

Neste momento decorre a análise das audiências prévias, contudo percebo em conversa com o secretariado do dito programa doutoral que o problema foi que uma das cartas de recomendação não foi anexa ao processo pois chegou fora do prazo. Fiquei incrédulo. A referida carta é de um investigador estrangeiro que recebeu a solicitação da carta no dia 14 de setembro pelas 18h00 e o deadline era o dia 15 de setembro!!!! Falamos de menos de 24h úteis. Isto é legal?

Queria ainda acrescentar que o dito investigador respondeu ao programa doutoral no dia 14/09 pelas 20h40 informando que a carta seguiria em anexo. Acontece que no dia 15/09 (11h) foi novamente notificado por não ter sido possível aceder ao conteúdo do anexo, ao qual o investigador ainda no dia 15/09 (22h30) responde que se encontra ausente do laboratório e que só conseguirá reenviar no dia 18/09 aquando o seu regresso. A este e-mail não obteve resposta, assumindo que não haveria problema. No dia 18/09 pelas 12h30 foi enviada novamente a carta e confirmada a recepção da mesma com um "Thank you". Mais uma vez nada fazia esperar que a carta não teria sido considerada.

Pelo que percebi perante isto o secretariado não anexou a carta ao processo por estar fora de prazo... Ora que eu perceba além do prazo ser ridículo, houve um envio da carta dentro do prazo assim como uma troca de emails entre o programa e o investigador, e não lhe foi informado após o mesmo ter informado que estaria fora do laboratório de que a carta já não seria anexa ao processo.

O problema é que eu só soube disto depois de ter apresentado o meu comentário em sede de audiência prévia e que neste momento está em análise. Ainda tenho o recurso à FCT após decisão final, mas gostava de saber se é legal darem um prazo de 24h para entrega de documentos e além do mais sem nunca constar em nenhum documento oficial tal informação (refiro-me ao regulamento do programa).

Grato desde já, agradeço qualquer comentário que decerto ajudar-me-á :)

caraujo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2012 3:50 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Programa Doutoral Prazo 24h

Mensagem por caraujo »

Olá,

Eu também tive problemas com um desses Programas Doutorais. Não foi uma situação igual à tua mas também me questionei na altura até que ponto o que me fizeram foi legal. Basicamente a direcção do programa interpretou uma os critérios de exclusão da forma que achou melhor, tendo-me excluído do concurso, apesar de todos os documentos legais e institucionais portugueses dizerem claramente que aquela forma de interpretação estava errada.

A própria forma como a minha contestação à decisão da direcção do programa doutoral foi feita foi na minha opinião errada.

Eu tenho uma posição que é totalmente contra a existência destes programas doutorais.
Basicamente a FCT passou grande parte do financiamento de doutoramentos para as mãos de um conjunto de pessoas que dirigem estes programas. As regras para admissão e selecção de alunos a estes programas são agora definidas pelas direcções destes programas como eles muito bem entendem. O próprio processo de admissão é muito menos transparente do que o dos concurso de doutoramento da FCT.
Eu pelo menos não tenho conhecimento de um documento geral da FCT que defina claramente as regras específicas para admissão a estes programas doutorais o que deixa as coisas um bocado no ar.

Na altura foi aconselhada a contactar o provedor do bolseiro e expor a minha situação para obter ajuda. Aconselho-te a fazer isso mesmo.

Boa sorte.

sjpc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 16, 2015 12:48 pm
University/ Institute: ULisboa

Re: Programa Doutoral Prazo 24h

Mensagem por sjpc »

Obrigado caraujo ;)

Felizmente consegui a bolsa e não precisei de apresentar recurso à FCT.

Obrigado.

Responder