Fim do contrato de Bolsa de Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
pisguerreiro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 07, 2011 7:58 pm
University/ Institute: Lisboa

Fim do contrato de Bolsa de Doutoramento

Mensagem por pisguerreiro »

Boa tarde,

Gostava de saber se alguém tem conhecimento dos procedimentos a tomar junto da FCT quando a tese não está terminada antes do final do contrato de uma BD.
No meu caso, a minha bolsa de Doutoramento termina no final de Abril mas ainda não tenho o trabalho experimental concluído e vou precisar de mais uns meses.
De acordo com o que li no Estatuto do Bolseiro de Investigação deve ser entregue um relatório até 60 dias após o final do contrato. A minha principal dúvida é se devo avisar a FCT antes do final do contrato que não vou conseguir terminar o doutoramento ou esperar pelo final da bolsa e informá-los em conjunto com um relatório sobre os trabalhos desenvolvidos após a última renovação.

Para além disso, vou ter que proceder a uma alteração do título da tese. Alguém sabe como se deve fazer essa alteração?

Obrigada e votos de um Bom Ano de 2015

phlegmatic
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 16, 2008 1:19 pm
University/ Institute: ---

Re: Fim do contrato de Bolsa de Doutoramento

Mensagem por phlegmatic »

Olá,

Posso-te dar o meu caso como exemplo. Enviei o relatório dentro do limite dos 60 dias, no qual, para além de relatar o que tinha feito (publicações, proceedings, etc.), fiz saber que ainda me encontrava a desenvolver trabalho no âmbito do PhD e indiquei a data prevista para defesa da tese. Quanto ao título da tese: o título que pões no programa de candidatura é meramente indicativo; é normalíssimo que o título da tese não seja exactamente o mesmo.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

phlegmatic Escreveu:Olá,

Posso-te dar o meu caso como exemplo. Enviei o relatório dentro do limite dos 60 dias, no qual, para além de relatar o que tinha feito (publicações, proceedings, etc.), fiz saber que ainda me encontrava a desenvolver trabalho no âmbito do PhD e indiquei a data prevista para defesa da tese. Quanto ao título da tese: o título que pões no programa de candidatura é meramente indicativo; é normalíssimo que o título da tese não seja exactamente o mesmo.
Olá.
Relativamente à mudança de título da tese, o que eu fiz há já vários anos (2005) foi enviar uma carta a pedir para alterar o título, e um parecer do orientador a dizer que estava de acordo com a alteração. Hoje enviaria um email para bolsas@fct.pt com digitalização de um parecer. De qualquer modo, parece-me que a FCT não se importará muito se o título é exactamente o mesmo ou não, importa-se é se o trabalho é finalizado e são dirigidos agradecimentos / referido o financiamento da FCT, mas parece-me melhor por uma questão de precaução e boa educação avisar (formalmente, pedir) que o título vai ser alterado.
Quanto ao relatório, fiz mais ou menos o mesmo (também me atrasei), enviei creio que quando a bolsa acabou - e se tiveres a tese minimamente alinhavada, basta enviares a tese como relatório e depois envias a versão final, aí já como tese.

Bom trabalho.

pisguerreiro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 07, 2011 7:58 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por pisguerreiro »

Obrigada!

pvinagre
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jun 25, 2013 7:40 pm
University/ Institute: Coimbra

Mensagem por pvinagre »

Olá malta. Estou na mesma situação - não termino a tese antes da bolsa acabar.

Vou enviar um relatorio (já começaram os ditos 60 dias) onde descrevo o que fiz (actividades), tanto em Portugal como no exterior, que publicações consegui, r quando espero entregar a tese.

Que vos parece?

Por acaso alguem consegue disponibilizar um "template" daquilo que enviou (e que tenha corrido bem :) )?

Obrigado

Responder