Concurso 2015

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
jxavier
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 06, 2014 2:08 pm
University/ Institute: UALG

Re: Concurso 2015

Mensagem por jxavier »

dariobi Escreveu:Hi,

I have a question regarding the BPD application. I have obtained my phd in a foreigner university and according to what is written I need a Portuguese institution to recognize my degree (see page 3, third point before the last one of http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... es2015.pdf). However, also given my poor understanding of Portuguese, it is not described any procedure on how to do it.

Any help will be much appreciated.

Obrigado,

Dario
Hello Dario,

I got this information from one of the research institutes I work in:

According to the 2015 FCT Guidelines, it is mandatory to have all foreign degrees recognized by the Portuguese official authorities and indicating these 2 informations:
- Recognition of the degree;
- Equivalence of the final grade.

The Direção Geral do Ensino Superior - DGES and the University of Lisbon are the easiest options to get it. You can find the contacts below:

A) DGES – Direção Geral do Ensino Superior:

E-platform (NARIC Be.Com): https://www.dges.mec.pt/suporte/
Information to request a registration available here (only in Portuguese):
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconh ... utubro.htm

Contact by Phone: only on Mon, Wed and Fri from 9:30 am - 12:30 pm
Contact on site (in person): only on Tue and Thu from 9:30 am - 12:30 pm
Address: Av Duque D'Avila 137, 1069-016 Lisbon

B) University of Lisbon – Reitoria

Information to request a registration available in attachment.

Alameda da Universidade, 1649-004 Lisboa
Phone: 210 113 452/ 210 113 421
Fax: 217 933 624
E-mail: provas.acad@reitoria.ulisboa.pt

These options are in Lisbon, so if you are living in other city maybe you can look for the Direção Regional do Ensino Superior near you but I don't know if they also certificate degrees. If you need the attachment from option B (University of Lisbon – Reitoria) I can send you by private msg.

Good luck,

Joana

clara gomes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 15, 2014 6:56 pm
University/ Institute: CECL

Mensagem por clara gomes »

Hoje detectei que sistema da FCT não me deixa fazer upload the ficheiros pdf. Não consigo incluir cartas de recomendação, diplomas, nada. Dá «Erro desconhecido».
Preparava-me para terminar o processo hoje....

Alguém tem o mesmo problema? Alguém conseguiu resposta da FCT relativamente a esta questão?
Alguém sebe onde posso enviar uma mensagem aos técnicos (desta vez não encontro nenhum link activo para a Ajuda Online)

clara gomes
recém-chegado
recém-chegado

Mais um problema com o up load dos documentos em pdf.: o meu co-orientador informou-me de que não consegue fazer up load do seu CV!

Clara

CAMM
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 05, 2014 3:18 pm
University/ Institute: IBB

Mensagem por CAMM »

clara gomes Escreveu:Hoje detectei que sistema da FCT não me deixa fazer upload the ficheiros pdf. Não consigo incluir cartas de recomendação, diplomas, nada. Dá «Erro desconhecido».
Preparava-me para terminar o processo hoje....

Alguém tem o mesmo problema? Alguém conseguiu resposta da FCT relativamente a esta questão?
Alguém sebe onde posso enviar uma mensagem aos técnicos (desta vez não encontro nenhum link activo para a Ajuda Online)

Estou com o mesmo problema. Hoje tentei adicionar os diplomas e não consigo! Quando gravo, desaparece tudo o que preenchi nos campos. Alguém com o mesmo problema que tenha conseguido resolver?

Cumps

patriciasousa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 16, 2014 12:17 pm
University/ Institute: FCSH

Mensagem por patriciasousa »

Olá a todos!

Desde há 2 semanas que estou a tentar fazer upload dos meus certificados de habilitações académicas e não consigo, pois aparece sempre uma mensagem de erro. Liguei para a FCT, que me disse para tentar com outro browser ou fazer refresh, mas é claro que não funcionou. Pediram então para enviar email para as bolsas e o webmaster com a cópia do erro mas até hoje não tive resposta, nem o problema está resolvido. Tenho tentado todos os dias e consegui inserir o da licenciatura, mas quando voltei a tentar, apareceu outro erro diferente. Mais um email e um telefonema para a FCT, para dar conta do problema. Disseram que iam encaminhar para o webmaster mas até agora está tudo na mesma. Com um prazo tão apertado e com o erro sinalizado há 2 semanas, acho incrível ainda não estar resolvido. Só espero que o resolvam a tempo para poder lacrar...

LordAntony
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 04, 2015 3:49 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por LordAntony »

Boa Tarde

Também tenho o mesmo problema relatado pelos colegas.
Lá se vai o meu desejo de concluir o processo este fim-de-semana. :?

Com pouco mais de uma semana para o fim do concurso, prevejo uns dias muito "animados". Para nosso mal, obviamente.

catiapereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 01, 2015 4:15 pm
University/ Institute: UMinho

Mensagem por catiapereira »

Olá a todos,

Será que alguém me consegue responder a esta questão:

Nos sub-critérios de avaliação, na parte das bonificações por participação em projectos com financiamento competitivo, para essa bonificação ser atribuída a participação tem algum tempo mínimo? Isto é, por exemplo só se o candidato tiver tido uma bolsa de um ano é que conta?

Obrigada.

ukraxa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 22, 2015 5:31 pm
University/ Institute: Faculdade de Medicina, Universidade de COimbra

Mensagem por ukraxa »

Bom dia.
Quem não estava a conseguir fazer o upload dos pdfs, já conseguiu resolver a situação?
Já obtiveram alguma resposta da FCT?
Eu estou na mesma situação, ja enviei msg, já liguei (mas sem resposta)!

t_catarina
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 27, 2015 11:08 am
University/ Institute: U.Porto

Mensagem por t_catarina »

ukraxa Escreveu:Bom dia.
Quem não estava a conseguir fazer o upload dos pdfs, já conseguiu resolver a situação?

A quem não consegue fazer o upload dos ficheiros, já verificaram o tamanho dos mesmos? Creio que o limite são 4MB. Eu não conseguia fazer upload do suplemento do diploma e vi que era mesmo do tamanho, como são várias páginas ao digitalizar o ficheiro ficou com 6 MB, tive de comprimir o pdf para fazer o upload.

pimpas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 10:30 pm
University/ Institute: UMINHO

Mensagem por pimpas »

t_catarina Escreveu:
ukraxa Escreveu:Bom dia.

A quem não consegue fazer o upload dos ficheiros, já verificaram o tamanho dos mesmos? Creio que o limite são 4MB. Eu não conseguia fazer upload do suplemento do diploma e vi que era mesmo do tamanho, como são várias páginas ao digitalizar o ficheiro ficou com 6 MB, tive de comprimir o pdf para fazer o upload.
Tb me aconteceu! Depois de ter comprimido consegui anexar os ficheiros!

patriciasousa
recém-chegado
recém-chegado

Mas 4mb no total ou por ficheiro?
De qualquer das maneiras, penso que o formulário deveria ser mais claro nesse sentido e ao invés de aparecer uma mensagem de erro de programação, deveria aparecer outra mais simples, referenciando então o limite. De qualquer das maneiras, já reclamei várias vezes para a FCT e até agora não obtive uma resposta.

patriciasousa
recém-chegado
recém-chegado

Experimentei agora mesmo e continua a aparecer o mesmo erro e não tem a ver com o tamanho dos ficheiros, pois só tenho um, com menos de 1mb e o que estou a tentar inserir é ainda mais pequeno. Vou ligar novamente para a FCT, está o prazo a acabar e isto não está resolvido.

LordAntony
recém-chegado
recém-chegado

Boa Tarde,

Também continuo com o mesmo problema. Os ficheiros pdf têm menos de 4 MB. Quando vou anexar nos "Graus Académicos" a página reinicia em branco sem os ficheiros anexados. No caso do "Cronograma" e "Cartas de Recomendação" aparece-me a dizer "erro não especificado ao gravar o ficheiro". Penso que o problema não seja nosso.
Já falei para a ajuda online( não obtive resposta) e tentei ligar para FCT(sem sucesso).

Alguém já conseguiu contactar a FCT de modo a encontrar uma solução?

patriciasousa
recém-chegado
recém-chegado

Depois de uma hora (!!!!) à espera para ser atendida ao telefone, disseram-me que já tinham "ouvido falar de um erro"...sem comentários. Já é a terceira vez que ligo pelo mesmo motivo, enviei emails dia 23/04 e até agora nada está resolvido. Disseram que iam tentar ver qual é o problema...não há mais nada a fazer do que esperar :/

LordAntony
recém-chegado
recém-chegado

Caros/as

Consegui mesmo agora. Tentem!

catcc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta abr 16, 2015 11:55 am
University/ Institute: UPorto

Mensagem por catcc »

No parte relativa à empresa de acolhimento para as BDE, eles pedem o modelo 22 do IRC dos 3 últimos anos, ou seja, 2014, 2013 e 2012. No entanto, a empresa que está a concorrer comigo ainda não tem disponível o modelo 22 do IRC relativo a 2014, porque só o vai receber no final do mês. Eu questionei a FCT sobre isto, mas não me responderam... Eu deixei um aviso na candidatura a dizer que ainda não tenho este documento, mas que assim que o tenha, envio para a FCT de imediato, por email. Alguém tem alguma ideia de um procedimento melhor? Alguém com mesmo problema? Obrigada :)

clara gomes
recém-chegado
recém-chegado

Acabei de lacrar o concurso de BDP. As primeiras três caixas de informação desapareceram: Identificação do candidato, Habilitações académicas (dois campos obrigatórios) e Actividades anteriores etc.
Já enviei mensagem à FCT a pedir para verificarem o erro do sistema e dizendo, que me recuso a ser desqualificada por causa de um!
Aconteceu o mesmo alguém?
Clara

Ana_C
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 11, 2006 4:17 pm
University/ Institute: N/A

Mensagem por Ana_C »

clara gomes Escreveu:Acabei de lacrar o concurso de BDP. As primeiras três caixas de informação desapareceram: Identificação do candidato, Habilitações académicas (dois campos obrigatórios) e Actividades anteriores etc.
Já enviei mensagem à FCT a pedir para verificarem o erro do sistema e dizendo, que me recuso a ser desqualificada por causa de um!
Aconteceu o mesmo alguém?
Clara
Sim, lacrei há dois dias e essas caixas desapareceram. Hoje essa informação já aparece no meu formulário. Já é a terceira vez consecutiva que concorro a BPD e isso aconteceu de todas as vezes :roll: Segundo me foi dito pela FCT isso é perfeitamente normal e não é motivo para alarme.

pedro-gon
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 08, 2015 7:59 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por pedro-gon »

Boa tarde a todos,

Eu tenho um mestrado integrado pós bolonha com notal final de 16, mas fiquei com dúvida acerca da forma de cálculo da nota base. A situação é a seguinte: eu tenho 15 (15.44) de média do primeiro ciclo e 16 (16.45) de média do 2º ciclo. O cálculo da média dos 2 ciclos feita pela FCT utiliza as médias finais arredondadas à unidade ou à centésima?

Exemplo 1: (15*180+16*120)/300=15.4
Exemplo 2: (15.44*180+16.45*120)/300=15.84

Cumprimentos,
Pedro

Responder