Concorrer a dois programas de doutoramento FCT?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Nádia Carvalho Nunes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 15, 2015 1:03 am
University/ Institute: ISCTE-IUL

Concorrer a dois programas de doutoramento FCT?

Mensagem por Nádia Carvalho Nunes »

As normas da FCT impedem a candidatura a uma Bolsa Individual por alguém que tenha sido selecionado para bolsa em programa doutoral da FCT. Não consigo, no entanto, perceber se também é impossível a candidatura, em simultâneo, a duas bolsas, por intermédio da candidatura a dois programas doutorais. Uma vez que pretendia candidatar-me a dois programas (como forma de redobrar as hipóteses de entrar num), ficaria muito grata pelo esclarecimento desta questão.

jxavier
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 06, 2014 2:08 pm
University/ Institute: UALG

Re: Concorrer a dois programas de doutoramento FCT?

Mensagem por jxavier »

Nádia Carvalho Nunes Escreveu:As normas da FCT impedem a candidatura a uma Bolsa Individual por alguém que tenha sido selecionado para bolsa em programa doutoral da FCT. Não consigo, no entanto, perceber se também é impossível a candidatura, em simultâneo, a duas bolsas, por intermédio da candidatura a dois programas doutorais. Uma vez que pretendia candidatar-me a dois programas (como forma de redobrar as hipóteses de entrar num), ficaria muito grata pelo esclarecimento desta questão.

Eu pessoalmente nunca me candidatei a programas doutorais mas parece-me de senso comum que podes e deves candidatar-te a vários programas doutorais, de modo a, como dizes, aumentar as tuas chances de entrar. É o que toda a gente faz. Claro que caso sejas aceite em ambos só podes optar por um, e no outro eles passam para a pessoa abaixo na lista Boa sorte!

Nádia Carvalho Nunes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 15, 2015 1:03 am
University/ Institute: ISCTE-IUL

Mensagem por Nádia Carvalho Nunes »

Obrigada pela resposta.

De facto, a minha dúvida não era sobre se me podia candidatar a dois programas, mas sim a dois programas no decorrer do concurso para bolsas (todos os programas doutorais da FCT têm uma época de concurso à bolsa e uma outra fase só de candidatura ao doutoramento). Uma vez que sei que, para as bolsas individuais atribuídas diretamente pela FCT, é apenas permitida uma candidatura por pessoa, estava na dúvida se o mesmo se aplicaria às bolsas atribuídas no âmbito de programas doutorais.

rsmpereira
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta dez 10, 2014 12:21 pm
University/ Institute: Universidade dos Açores

Mensagem por rsmpereira »

Olha Nádia

Eu concorri ao concurso individuais e a um programa doutoral. Era previsto (com os 90 dias úteis) que o resultados das bolsas individuais saíssem antes dos resultados das bolsas do programa doutoral a que concorri, depois disso ainda à que ter em conta que não encontrei nada que me impedisse de fazer isso mesmo.

A minha interpretação desta situação é que o concurso individual conta como um "programa doutoral autónomo" e como tal só podes concorrer uma vez ao mesmo, depois tens toda uma miríade de programas doutorais "não autónomos", isto é, em que tens cadeiras obrigatórias.

Claro que isto é apenas interpretação e eu não sou entendida de leis nem me dei muito ao trabalho de verificar isso.

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

Também concorri a um programa doutoral financiado pela FCT e ao mesmo tempo ao concurso de bolsas individuais da FCT.

Não há qualquer tipo de incompatibilidade, a não ser que ganhes os dois lados... :lol: Mas duvido que haja alguém com tanta "sorte".

Toda a gente faz isto e não conheço nada que o impeça.

Ligia042
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mai 07, 2015 6:09 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por Ligia042 »

Eu também me candidatei a vários programas doutorais, cujas candidaturas foram praticamente no mesmo período.
Soube a resposta de um dos programas doutorais a que concorri e foi positiva. Os resultados desse concurso saíram muito rápido.
A minha questão é: se for seleccionada num dos outros programas doutorais que tenho maior preferência e a resposta deve sair posteriormente, haverá algum conflito se desistir do primeiro resultado para ficar com o segundo? É possível? Existe prazos ou cláusulas?

aria
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 21, 2015 11:31 pm
University/ Institute: universidade do porto

Mensagem por aria »

Ligia042 Escreveu:Eu também me candidatei a vários programas doutorais, cujas candidaturas foram praticamente no mesmo período.
Soube a resposta de um dos programas doutorais a que concorri e foi positiva. Os resultados desse concurso saíram muito rápido.
A minha questão é: se for seleccionada num dos outros programas doutorais que tenho maior preferência e a resposta deve sair posteriormente, haverá algum conflito se desistir do primeiro resultado para ficar com o segundo? É possível? Existe prazos ou cláusulas?
Não há problema em desistir. Caso sejas aceite primeiro no programa doutoral que não seria a tua primeira opção explica a situação e de certeza que eles esperam. Caso contrário após assinares o contrato tens 1 mês (se não estou enganada) para desistir!

Boa sorte!

Responder