Bolsa 2015

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
oliveirach1
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 14, 2015 4:57 am
University/ Institute: Universidade de Salamanca

Bolsa 2015

Mensagem por oliveirach1 »

Boa noite. Tenciono candidatar-me a bolsa de doutoramento da FCT. No momento actual resido no Canada (ate ao dia 29 de setembro data em que regressarei a Portugal). Qual o domicilio residencial que coloco na candidatura: o português ou o canadiano?

Obrigado.

Cumprimentos,

Christina de Oliveira

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa 2015

Mensagem por spca »

Se vais sair do Canadá e não voltar, creio que o melhor é pores o domicílio em Portugal, preferencialmente algo que não mude - por ex. a casa dos teus pais.
A FCT enviará muito pouco correio, mais vale pores uma morada por ex. dos teus pais que não muda que uma tua e que venha a mudar e te possas esquecer de avisar a FCT.

Boa sorte.

oliveirach1
recém-chegado
recém-chegado

Obrigado pela resposta.
O problema e que os meus pais estão no Canada. Em Portugal vou estar la a partir de setembro e a titulo definitivo. Quando e que a FCT começa a enviar correspondencia? Estou preocupada porque ate setembro estou no Canada. O que sugerem?

oliveirach1
recém-chegado
recém-chegado

Nunca fui bolseira mas tenho experiencia de docente e de investigação. Agora estou desempregada e preciso mesmo da bolsa para concluir o meu doutoramento. Quais sao os criterios que a FCT utiliza quando se tratam de temas inovadores?E muito complicado ter direito a uma bolsa da FCT? E de divicil acesso?
Obrigado.

Christina de Oliveira

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

oliveirach1 Escreveu:Obrigado pela resposta.
O problema e que os meus pais estão no Canada. Em Portugal vou estar la a partir de setembro e a titulo definitivo. Quando e que a FCT começa a enviar correspondencia? Estou preocupada porque ate setembro estou no Canada. O que sugerem?
Ola.
A FCT so te vai enviar correio com a devolucao do contrato assinado, ou alguma declaracao que lhe pecas (a menos que algo mude), ou seja, muitos meses depois de sair o resultado das bolsas.
Assim, se nao tens nenhum familiar proximo em Portugal a quem te sintas a vontade para pedir para usar a sua morada, acho que o melhor e colocares a actual e depois pedires para alterar.

Boa sorte e bom trabalho.

oliveirach1
recém-chegado
recém-chegado

Obrigado pela resposta.
Uma outra questão: candidatando-me a esta bolsa de doutoramento (2015) quando é que passo a ter direito à bolsa (uma estimativa) sabendo que a data de submissão de candidaturas termina em 11 de maio?

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo dez 21, 2014 2:41 pm
University/ Institute: Université Paris-Sud

Mensagem por MarioPereira »

oliveirach1 Escreveu:Obrigado pela resposta.
Uma outra questão: candidatando-me a esta bolsa de doutoramento (2015) quando é que passo a ter direito à bolsa (uma estimativa) sabendo que a data de submissão de candidaturas termina em 11 de maio?
Contando a paritr de 11 de Maio, o prazo de noventa dias úteis para uma resposta por parte da FCT termina a 15 de Setembro. Assim sendo, parece-me que os resultados das candidaturas deverão ser publicados entre o final de Agosto e princípio de Setembro.

Sendo aceite para fincanciamento, acho que uma boa perspectiva é que comeces a ser pago em Janeiro de 2016.

MarioPereira
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo dez 21, 2014 2:41 pm
University/ Institute: Université Paris-Sud

Mensagem por MarioPereira »

oliveirach1 Escreveu:Nunca fui bolseira mas tenho experiencia de docente e de investigação. Agora estou desempregada e preciso mesmo da bolsa para concluir o meu doutoramento. Quais sao os criterios que a FCT utiliza quando se tratam de temas inovadores?E muito complicado ter direito a uma bolsa da FCT? E de divicil acesso?
Obrigado.

Christina de Oliveira
Os critérios são dependentes de cada área científica. O painel de júri que irá ser responsável pela tua avaliação fará uma reunião prévia e aí decidirá quais os critérios que serão usados.

Já agora, qual é a área do teu doutoramento? Apesar dos critérios e painéis mudarem todos os anos podes sempre tentar consultar os critérios dos anos anteriores.

Quanto à questão dos temas inovadores e se é muito complicado ter acesso à bolsa da FCT, para mim essa é a eterna questão :) Tal como referi, os painéis de júri mudam todos os anos, os critérios idem, e portanto é difícil perceber o que deve ser uma boa candidatura, o que é um plano de trabalhos bem redigido ou como é que possíveis publicações irão influenciar a tua classificação final.

Eu diria que neste momento, e penso que isso também se verificará no concurso de 2015, é muito difícil ter bolsa FCT. Inclusivé com boas classificações na licenciatura e mestrado, publicações aceites e um plano de trabalhos proposto por um bom orientador. Não te quero porém desencorajar a submeteres a tua candidatura, digo sempre a toda a gente que é muito importante concorrerem.

Um conselho que te daria é que comeces por calcular em que nível da seguinte tabela (tabela 1, página 15) te encontras: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... ao2015.pdf
Com esta nota já sabes que podes sempre contar, nem dependes de mais ninguém ;)

pimpas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 10:30 pm
University/ Institute: UMINHO

Mensagem por pimpas »

Bom dia,

Possuo média de licenciatura de 13 valores e de mestrado 16, ambos pós-bolonha. Para me candidatar tenho que apresentar uma publicação? Porque o que diz no formulário é: "A minha média de licenciatura pré-Bolonha ou mestrado pós-Bolonha é menor que 14 valores". Por isso estou um pouco confusa...

Agradeço se me poderem esclarecer!

Responder