Diferença entre Doutoramento em "co-tutela" e Dout "duplo"

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
patriciasousa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 16, 2014 12:17 pm
University/ Institute: FCSH

Diferença entre Doutoramento em "co-tutela" e Dout "duplo"

Mensagem por patriciasousa »

Boa tarde,

Já pesquisei pelos tópicos do fórum e encontrei algumas questões semelhantes à minha mas que não respondem totalmente às minhas dúvidas, pelo que decidi criar este tópico, espero ter feito tudo correctamente!
Vou-me candidatar a uma bolsa de doutoramento mista da FCT, uma vez que vou fazer um doutoramento em regime de co-tutela. Jà tenho uma instituição de acolhimento em Portugal e outra no estrangeiro, na universidade que irá assinar o protocolo de co-tutela com a minha e está a ser tudo tratado atempadamente.
No entanto, no formulário de candidatura da FCT não existe nenhuma referência à "Co-tutela mas existe o campo "doutoramento duplo", havendo depois a possibilidade de adicionar a universidade, unidade de investigação, etc.
Depois de ter lido o regulamento da co-tutela que saiu em DR e de ter pesquisado na net, conclui que se tratam de coisas diferentes, uma vez que na co-tutela se obtém um diploma, através do acordo entre 2 universidades, enquanto que no doutoramento duplo, se obtÊm 2 diplomas através do acordo também entre 2 universidads.
Gostaria de saber se alguém me poderia ajudar a esclarecer esta dúvida, já que o Núcleo de Doutoramentos da minha faculdade parece não saber a diferença e a questão que coloquei à FCT ainda não teve resposta.

Relativamente a esta situação e se aguém já tiver tido uma experiência semelhante, gostaria de saber se a questão da co-tutela for diferente do grau duplo, posso adicionar na mesma, ao formulário da fct, o meu co-orientador da instituição estrangeira, de modo
a indicar que existe já um processo de colaboração internacional a decorrer, que possa eventualmente reforçar a minha candidatura.
Muito obrigada!

Responder