Acesso ao Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
filipe14
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 16, 2014 2:15 pm
University/ Institute: Universidade de Évora

Acesso ao Doutoramento

Mensagem por filipe14 »

Boa tarde,

Sabem dizer-me se é possível aceder ao Doutoramento apenas com Licenciatura em pós Bolonha?
O que será necessário? Pois deve ser complicado conseguir...
Existe alguma bolsa que pague pelo menos as propinas?

Uma das instituições de ensino que estive a ver por alto foi o ISCTE, penso que existam bolsas de apoio, não percebi muito bem...

Alguém me pode esclarecer? :)

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Acesso ao Doutoramento

Mensagem por sandra.r.santos »

filipe14 Escreveu:Boa tarde,

Sabem dizer-me se é possível aceder ao Doutoramento apenas com Licenciatura em pós Bolonha?
O que será necessário? Pois deve ser complicado conseguir...
Existe alguma bolsa que pague pelo menos as propinas?

Uma das instituições de ensino que estive a ver por alto foi o ISCTE, penso que existam bolsas de apoio, não percebi muito bem...

Alguém me pode esclarecer? :)
Olá, segundo o regulamento do ano passado eram estes os critérios de elegibilidade:

"Critérios de Admissibilidade das Candidaturas para Bolseiros de Doutoramento
 Ser detentor de licenciatura pré Bolonha ou equivalente, ou mestrado pós-Bolonha ou equivalente;
 Ter média de licenciatura igual ou superior a 14 valores. Como exceção ser primeiro autor de um trabalho original, com arbitragem por pares, já publicado ou aceite para publicação até à data de termo das candidaturas do presente concurso, ou indicador de realização equivalente desde que amplamente aceite pelas comunidades científicas nacional e internacional da área científica em que se candidata;
 Candidatos selecionados para atribuição de bolsas pela FCT nos Programas de Doutoramento FCT não podem candidatar-se a este concurso de bolsas individuais.
Adicionalmente:
No caso de candidatos que apesar de terem o grau concluído à data da candidatura, não possuam ainda os certificados de habilitações exigidos, a aprovação da bolsa ficará condicionada à apresentação dos respetivos certificados nos termos previstos no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT. Caso exista discrepância entre as classificações indicadas e as apresentadas nos certificados, será feita uma reclassificação administrativa do mérito do candidato."

(fonte: Guião de Avaliação para o Concurso de Bolsas Individuais – 2013, FCT)

com licenciatura só se fosse pré-bolonha (as licenciaturas de pré-bolonha eram mais extensas do que as atuais). Se tiveres pós-bolonha só com mestrado...

Espero que consigas encontrar a solução melhor para ti,
Um abraço,

Sandra

Responder