Doutorados Desempregados em Portugal

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Raquel Rato
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta out 17, 2007 11:25 pm
University/ Institute: Sorbonne Nouvelle Paris - 3

Doutorados Desempregados em Portugal

Mensagem por Raquel Rato »

Como doutorada desempregada resolvi criar um grupo de discussão no Facebook sobre
Doutorados desempregados em Portugal. Ainda está agora no inicio, mas poderá ser sempre útil par estarmos ao corrente do que se passa neste país em relação às pessoas formadas, altas qualificações e desempregadas.
Segue em baixo o link

Obrigada :smt001
Raquel Rato

https://www.facebook.com/groups/desempr ... outorados/
Raquel Rato

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Re: Doutorados Desempregados em Portugal

Mensagem por Rotiv »

Será possível fazer-se um cálculo, ou estatística, aproximado, de quantos doutorados desempregados existem atualmente em Portugal ? alguém tem alguma ideia (não precisam de ser números rigorosos).

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Rotiv Escreveu:Será possível fazer-se um cálculo, ou estatística, aproximado, de quantos doutorados desempregados existem atualmente em Portugal ? alguém tem alguma ideia (não precisam de ser números rigorosos).
Existe um artigo já de há 2 anos que remete para números de 2010:
http://www.publico.pt/educacao/noticia/ ... va-1552678
Aí, entre outras coisas, diz:
A taxa de emprego dos licenciados de 2004/05 era 88,1% no primeiro ano [depois?] do curso e nos licenciados de 2009/10 desceu para 58%. No caso dos mestres formados nos mesmos períodos desceu de 91,8% para 87,6% e quanto aos doutores desceu de 96,2% para 94,9%.

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

Era bom que a taxa de emprego entre os doutorados fosse de 94%...

Conheço vários que estão no desemprego há mais de um ano, e não têm quaisquer perspetivas... incluindo eu. Mesmo que uma pessoa concorra para trabalhos menos qualificados, o mercado e a sociedade em geral simplesmente desvaloriza-te. É muito humilhante ir a dezenas de entrevistas e ouvir, sistematicamente, que andámos "a perder tempo" em doutoramentos - e isto dito por gente da própria Universidade, quando nos entrevistam para lugares de técnico superior, etc.

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Mensagem por Rotiv »

E o que acham de um professor do Ensino Secundário, ao fim de 20 anos a dar aulas no Ensino Secundário, ter parado para fazer um doutoramento no estrangeiro, ter regressado a Portugal, e ter que regressar ao Ensino Secundário, mal pago, e a aturar alunos indisciplinados ? Não é também um doutorado desempregado, ?
O QUE FARIAM NO MEU CASO ? VOLTARIAM A DAR AULAS NO SECUNDÁRIO, OU PROCURARIAM OUTRO EMPREGO ? É TÃO DESMOTIVANTE TER QUE VOLTAR ATRÁS ! É COMO SE NÃO TIVESSE FEITO NADA, E CONTINUASSE TUDO NA MESMA...
Última edição por Rotiv em terça jun 10, 2014 3:45 pm, editado 1 vez no total.

Sarisa
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 02, 2013 12:14 pm
University/ Institute: Trinity College Dublin

Mensagem por Sarisa »

Olá a todos!

Acham que tirar um doutoramento no estrangeiro dá mais hipoteses do que tirar cá em Portugal? Eu andei a tentar isso, mas ao final de várias tentivas falhadas para arranjar bolsa, estou a desistir da ideia...

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

Rotiv Escreveu: O QUE FARIAM NO MEU CASO ? VOLTARIAM A DAR AULAS NO SECUNDÁRIO, OU PROCURARIAM OUTRO EMPREGO ? É TÃO DESMOTIVANTE TER QUE VOLTAR ATRÁS ! É COMO SE NÃO TIVESSE FEITO NADA, E CONTINUASSE TUDO NA MESMA...
Compreendo a tua frustração, e só posso dizer que essa terá de ser uma decisão pessoal.

Dependerá talvez da área em que trabalhas, mas na minha, por exemplo, não há perspetivas fora do ensino (superior ou básico). Podemos procurar, mas a não ser que tenhamos a chamada "cunha", ninguém nos emprega, seja no privado ou no público (e o que é mais grave: ninguém nos reconhece competência para nada, a começar pelas próprias Universidades)... Eu ando a tentar tudo o que aparece há ano e meio.

Só posso dizer que te compreendo bem, e que não estás sozinho nessa situação frustrante. Conheço investigadores auxiliares (com mais de 10 anos de investigação, por entre bolsas e contratos Ciência) que estão também a planear um regresso ao ensino básico, por não encontrarem qualquer alternativa estável (nem sequer emigrando). No meio disto tudo, as pessoas têm de comer, pagar contas... e é legítimo que queiram ter uma vida minimamente digna, sem terem de viver em casa dos pais, muitas vezes até já com filhos etc.

Espero que consigas tomar a melhor decisão para a tua vida.

Responder