ajuda

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
alguém
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

ajuda

Mensagem por alguém »

Tenho provas que as classificações atribuídas ao mérito do candidato foram literalmente arbitrárias.

Gostaria de saber se em AP se deva referir que alguém recebeu mais 0.5 de bonificação do que outra pessoa ( que por sinal tem mais mérito "matemático" , ou seja mais artigos, conferências, melhores notas (lic e mest), ect.) ??

Penso que isto é claramente um ataque à imparcialidade na atribuíção de bolsas

Outra questão:
Porque a Abic não tenta também impugnar estes resultados, tando em conta os inúmeros exemplos de "injustiças" feitas na avaliação das candidaturas ,que muitos desabafam aqui no fórum??

Qual é o último recurso que tenho? Tribunal?
A atribuição do valor do mérito do candidato deveria ser justa, pois se não o for para que ter melhor currículo??

Existem preocupações maiores que nós deviamos lutar, não pelos Pagamentos que só começam em fevereiro e afins...AS BOLSAS SÃO DADAS ARBITRÁRIAMENTE

PS: Para aqueles que têm a mania de vir comentar que isto é só dor de cotovelo eu respondo: "tenho provas"

marsantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda abr 08, 2013 3:10 pm
University/ Institute: UCL

Re: ajuda

Mensagem por marsantos »

Olá,

Eu percebo perfeitamente a tua revolta, porque enquanto fui bolseira em Portugal tentei muitas vezes a bolsa de doutoramento, todos os anos assiti a muita coisa e também tinha provas, no entanto no fim, fica tudo na mesma. Eu sei que algumas pessoas me vão achar muito dura mas mesmo assim aqui vai...
Aquilo que está a revoltar tanta gente este ano sempre aconteceu. O que tu referes e dizes que tens provas já foi aqui denunciado diversas vezes e posso dizer-te que cheguei a ver pessoas a serem insultadas por outros, que talvez se tenham sentido visados.
A razão é simples, os concursos sempre funcionaram assim. A associação é feita por bolseiros, e ninguém quer perder o seu quinhão. Nos anos anteriores o número de bolsas foi superior e é possível que a trafulhice servisse a mais gente, que perdeu agora certos privilégios. Isso acabou por servir de gatilho para mover grandes protestos públicos que depois levam muita gente atrás. Esta explicação aplica-se também aos concursos investigador FCT.
Eu não estou a dizer que a maior parte das pessoas tinha bolsa com "favores especiais". O que eu quero dizer é que sempre houve falta de solidariedade entre os bolseiros em Portugal porque as pessoas têm medo de defender posições como a tua e perderem a possibilidade de aproveitar um potencial "favor" no ano a seguir. O meio académico em Portugal é pequeno e em cada área todos se conhecem. O que eu quero dizer é que muito dificilmente tu irás ver um dia a associação ou alguma entidade agir em relação à corrupção que gravita em torno das bolsas FCT.
Boa sorte e felicidades!

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

O meio académico em Portugal é pequeno e em cada área todos se conhecem.
Isto é especialmente problemático quando se criam dezenas de áreas diferentes na altura da candidatura, que dá lugar a nichos minúsculos e autênticas "quintinhas" em vários campos de investigação.

Tanto quanto sei, nas ciências exactas (Matemática e Física, onde tenho conhecimento de causa) a situação não é tão aguda como em campos de maior subjectividade, mas, ainda assim, existe uma certa dose de aleatoriedade e favorecimento de quem está em contacto com as pessoas certas.

Quanto à protecção cega da classe e seus actuais representantes, é um defeito comum a todas as associações e sindicatos, que dependem de quem lhes paga as quotas. O caso dos bolseiros nem é dos mais gritantes, comparando por exemplo com o dos professores do ensino básico e secundário, cujas unidades sindicais lutam em praça pública pelo seu direito (adquirido?) à não-avaliação.
Qual é o último recurso que tenho? Tribunal?
Sim. A utilização de comparações com outras candidaturas não é aceitável num recurso à FCT, pelo que te resta recorrer aos tribunais. Se as provas que tens são de facto irrefutáveis, desejo-te a maior sorte no processo. Infelizmente, passar-se-ão anos antes de teres algum tipo de resposta, e no entretanto tens de arcar com as despesas envolvidas.

alguém
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por alguém »

marsantos Escreveu:Olá,

Eu percebo perfeitamente a tua revolta, porque enquanto fui bolseira em Portugal tentei muitas vezes a bolsa de doutoramento, todos os anos assiti a muita coisa e também tinha provas, no entanto no fim, fica tudo na mesma. Eu sei que algumas pessoas me vão achar muito dura mas mesmo assim aqui vai...
Aquilo que está a revoltar tanta gente este ano sempre aconteceu. O que tu referes e dizes que tens provas já foi aqui denunciado diversas vezes e posso dizer-te que cheguei a ver pessoas a serem insultadas por outros, que talvez se tenham sentido visados.
A razão é simples, os concursos sempre funcionaram assim. A associação é feita por bolseiros, e ninguém quer perder o seu quinhão. Nos anos anteriores o número de bolsas foi superior e é possível que a trafulhice servisse a mais gente, que perdeu agora certos privilégios. Isso acabou por servir de gatilho para mover grandes protestos públicos que depois levam muita gente atrás. Esta explicação aplica-se também aos concursos investigador FCT.
Eu não estou a dizer que a maior parte das pessoas tinha bolsa com "favores especiais". O que eu quero dizer é que sempre houve falta de solidariedade entre os bolseiros em Portugal porque as pessoas têm medo de defender posições como a tua e perderem a possibilidade de aproveitar um potencial "favor" no ano a seguir. O meio académico em Portugal é pequeno e em cada área todos se conhecem. O que eu quero dizer é que muito dificilmente tu irás ver um dia a associação ou alguma entidade agir em relação à corrupção que gravita em torno das bolsas FCT.
Boa sorte e felicidades!

um dos raros comentários Verdadeiros que por aqui (e fora do mundo virtual) já ouvi.

Eu sei disso, mas custa termos de agarrar em espadas e começar a degolar "vizinhos e familiares". Os humanos realmente necessitam de renascer...

Obrigado pela sinceridade. és boa pessoa. isso é raro. Abraço

Responder