Referência ao FCT na Tese de Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
cerydwen
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 13, 2011 2:43 pm
University/ Institute: Alemanha

Referência ao FCT na Tese de Doutoramento

Mensagem por cerydwen »

Caros colegas,

alguém que tenha acabado a tese de doutoramento neste último ano, poderia esclarecer-me como temos que mencionar o suporte do FCT e se é necessário colocar algum dos logótipos?
Encontrei um tópico já antigo sobre este tema e gostaria de saber se algo mudou nos últimos tempos.
A minha intenção era simplesmente colocar na segunda página, junto com outros apoios do projecto algo como:
"The author was supported by a PhD fellowship (referencia) from (...)"

Que vos parece? Será suficiente?

Obrigada!

G.O.L.A.
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 07, 2012 7:12 pm
University/ Institute: UTAD

Re: Referência ao FCT na Tese de Doutoramento

Mensagem por G.O.L.A. »

Olá

Terminei o meu PhD no passado Outubro e na 3ª pagina depois do titulo da tese coloquei os fundos para a realização da mesma com referência das entidades finaciadoras, da bolsa, e se for o caso, dos projectos.

No final da página coloquei as quatro imagens relativas ao POPH, QREN, bandeira Portuguesa e Bandeira da União Europeia.

No entanto, o teu Orientador terá de ter uma palavra acerda disso!

Um abraço

cerydwen
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por cerydwen »

Obrigada pela resposta G.O.L.A.
Vou ver então o que o meu supervisor diz, em principio penso que não haverá problema :)

Cumprimentos

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

Bem, o orientador quando aceitou ser teu orientador na bolsa aceitou o regulamento da FCT subjacente, por isso não vejo propriamente o que é que ele pode dizer (sim, eu sei que se em Portugal não fazem ideia do que assinam, muito menos o farão no estrangeiro) - no geral não percebo o que raio tem o orientador a ver com o que tu metes na página dos agradecimentos, mas pronto.
Eu acho que quem pode dar chatices são os guidelines da universidade relativos à formatação das teses.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

cerydwen Escreveu:Caros colegas,

alguém que tenha acabado a tese de doutoramento neste último ano, poderia esclarecer-me como temos que mencionar o suporte do FCT e se é necessário colocar algum dos logótipos?
Encontrei um tópico já antigo sobre este tema e gostaria de saber se algo mudou nos últimos tempos.
A minha intenção era simplesmente colocar na segunda página, junto com outros apoios do projecto algo como:
"The author was supported by a PhD fellowship (referencia) from (...)"

Que vos parece? Será suficiente?

Obrigada!
A tese não tem secção de agradecimentos? Quando fiz a minha coloquei lá. É certo que já foram alguns anos, mas parece-me que deves fazer lá uma referência, agradecendo o apoio financeiro pela tua bolsa ref1 e projectos ref2, ref3... , tal como acontece nos artigos científicos, independentemente de mencionares o apoio da FCT/outros noutros lugares ou mostrares logótipos. Quanto a logótipos, não sei.
Como o Mikex disse, possivelmente terás indicações do que deves e podes fazer nas guidelines sobre formatação de teses da tua univ.

Bom trabalho.

cerydwen
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por cerydwen »

spca Escreveu:
A tese não tem secção de agradecimentos? Quando fiz a minha coloquei lá. É certo que já foram alguns anos, mas parece-me que deves fazer lá uma referência, agradecendo o apoio financeiro pela tua bolsa ref1 e projectos ref2, ref3... , tal como acontece nos artigos científicos, independentemente de mencionares o apoio da FCT/outros noutros lugares ou mostrares logótipos. Quanto a logótipos, não sei.
Como o Mikex disse, possivelmente terás indicações do que deves e podes fazer nas guidelines sobre formatação de teses da tua univ.

Bom trabalho.
Olá spca,
A tese tem secção de agradecimentos, mas usualmente (em referência a teses anteriores a que dei uma vista de olhos) é utilizada como parte (bastante) mais informal da tese e parece-me que nesse sentido iria parecer um pouco fora de contexto mencionar o FCT. Seguindo as dissertações anteriores penso que vou então colocar na segunda página juntamente com os logótipos e referência a outros apoios. De qualquer das formas, é uma dissertação cumulativa, portanto parte da dissertação são os artigos publicados que também possuem os "Acknowledgements" com a referência ao FCT.

Mikex: Tens razão em relação ao orientador e o meu tenho a certeza que não se importa com nada disso. Vou ter atenção às guidelines da Uni, só ainda não o fiz porque tá tudo em alemão e tava a pensar seguir simplesmente os trabalhos anteriores dos meus colegas ;)

Obrigada pelo feedback!

Responder