Suspenção ou Desistência de Bolsa de Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
molecula21
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta out 02, 2009 1:41 pm
University/ Institute: FCTUC - ISR

Suspenção ou Desistência de Bolsa de Doutoramento

Mensagem por molecula21 »

Caros, sei que provavelmente esta questão já foi colocada no forum mas por alguma razão não estou a encontrar o tópico.

Sou Bolseiro de Doutoramento desde Janeiro de 2012 e pretendo prosseguir outra actividade a partir de 01/10/2013, pela qual serei remunerado. Como tal pretendo abandonar a bolsa de doutoramento pois em caso contrário violo a clausula de exclusividade. Como há a possibilidade de poder querer voltar a auferir da bolsa passado 1 ano, também estou a considerar suspender. As minhas questões são as seguintes:

1 - Sendo que estou a mais de meio da duração total da bolsa (3 anos), vou ter problemas com a FCT para desistir/suspender?
2 - Há mais entraves em suspender do que desistir da bolsa?
3 - Como devo proceder? carta? email? Sei que será necessário um relatório do trabalho realizado e aprovação do orientador. Onde posso encontrar informação sobre como proceder para desistência/suspensão?

Cumprimentos,

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Suspenção ou Desistência de Bolsa de Doutoramento

Mensagem por spca »

molecula21 Escreveu:Caros, sei que provavelmente esta questão já foi colocada no forum mas por alguma razão não estou a encontrar o tópico.

Sou Bolseiro de Doutoramento desde Janeiro de 2012 e pretendo prosseguir outra actividade a partir de 01/10/2013, pela qual serei remunerado. Como tal pretendo abandonar a bolsa de doutoramento pois em caso contrário violo a clausula de exclusividade. Como há a possibilidade de poder querer voltar a auferir da bolsa passado 1 ano, também estou a considerar suspender. As minhas questões são as seguintes:

1 - Sendo que estou a mais de meio da duração total da bolsa (3 anos), vou ter problemas com a FCT para desistir/suspender?
Creio que para a FCT a duração total máxima de bolsa é sempre considerada como 4 anos, independentemente do tempo que colocaste no projecto, pelo que só poderá eventualmente haver problemas depois de metade disso, ou seja, a partir do início do 3º ano. Mas convém que confirmes com a FCT.
2 - Há mais entraves em suspender do que desistir da bolsa?
Penso que desde que o teu orientador aceite não terás entraves de maior. Nota que a suspensão é só por um ano, depois é considerado como se tivesses desistido.
3 - Como devo proceder? carta? email? Sei que será necessário um relatório do trabalho realizado e aprovação do orientador. Onde posso encontrar informação sobre como proceder para desistência/suspensão?

Cumprimentos,
Creio que o melhor é contactares a FCT para esses pormenores, ou talvez alguém que passe por aqui e tenha feito isso te possa ajudar.

Boa sorte.

molecula21
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta out 02, 2009 1:41 pm
University/ Institute: FCTUC - ISR

Re: Suspenção ou Desistência de Bolsa de Doutoramento

Mensagem por molecula21 »

Obrigado spca pela info. Vou contactar a FCT então. Se entretanto alguém passar por aqui que já tenha feito este procedimento e possa deixar mais pormenores eu agradeço.

Cumprimentos,

Responder