Boa noite.
Sou aluno de Doutoramento na U.P. e bolseiro da FCT desde o início deste mês, e encontro-me com uma dúvida relativamente ao tempo efectivo que disponho para concluir o doutoramento. A situação é a seguinte:
- fiz o ano curricular (1º ano) no ano lectivo de 2011/2012 e no final fiz a candidatura à bolsa de doutoramento da FCT e registo do tema de tese;
- por um erro administrativo (corrigido em audiência prévia) só comecei a ter bolsa de Doutoramento este mês, ou seja, passei um ano lectivo onde não trabalhei para o Doutoramento, embora não tenha anulado a matrícula por ter dúvidas sobre o reingresso;
- inicio, na prática, o 2º ano do Doutoramento este ano. A dúvida é que uma colega minha indicou-me que eu tinha 2 anos agora para completar o Doutoramento, quando eu esperava contar com 3 e, em último recurso, +1 ano adicional a solicitar à FCT.
Podem esclarecer-me sobre esta situação? Obrigado.
Registo de Tese e duração do Doutoramento
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 05, 2011 2:34 pm
- University/ Institute: U. Porto
Re: Registo de Tese e duração do Doutoramento
Olá.
Pela FCT, que eu saiba, tens direito a um máximo de 4 anos de bolsa e ao pagamento, por parte da FCT, de até 4 anos de propinas no valor de 2750 euros pagos à instituição. Se só agora começas a bolsa, esses 4 anos serão a partir de agora.
Agora, terás de ver o que se passa quanto à universidade (o que nada tem a ver com a FCT). Por exemplo, se a tua universidade tiver um regulamento que exige que acabes a tese em 4 anos e "perdeste" um ano em que não fizeste nada, podes estar mal. Mas duvido que sejam assim tão inflexíveis. O mais provável é que tenhas de pagar propinas referentes aos anos "a mais" que levas a fazer os trabalhos.
Eu diria que o melhor que tens a fazer é ires esclarecer com a tua universidade (ex. secretaria de pós-graduados ou o equivalente que aí exista) se há algumas restrições a que tenhas de estar atento por causa desse ano "perdido", e podes também colocar a questão à FCT para ter a certeza que não te surgem surpresas desagradáveis.
Boa sorte.
Pela FCT, que eu saiba, tens direito a um máximo de 4 anos de bolsa e ao pagamento, por parte da FCT, de até 4 anos de propinas no valor de 2750 euros pagos à instituição. Se só agora começas a bolsa, esses 4 anos serão a partir de agora.
Agora, terás de ver o que se passa quanto à universidade (o que nada tem a ver com a FCT). Por exemplo, se a tua universidade tiver um regulamento que exige que acabes a tese em 4 anos e "perdeste" um ano em que não fizeste nada, podes estar mal. Mas duvido que sejam assim tão inflexíveis. O mais provável é que tenhas de pagar propinas referentes aos anos "a mais" que levas a fazer os trabalhos.
Eu diria que o melhor que tens a fazer é ires esclarecer com a tua universidade (ex. secretaria de pós-graduados ou o equivalente que aí exista) se há algumas restrições a que tenhas de estar atento por causa desse ano "perdido", e podes também colocar a questão à FCT para ter a certeza que não te surgem surpresas desagradáveis.
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 05, 2011 2:34 pm
- University/ Institute: U. Porto
Re: Registo de Tese e duração do Doutoramento
O registo de tese é, também, de 4 anos. Existe a possibilidade de eu ter que financiar um ano por minha conta mas, tendo em conta o panorama geral, não me posso queixar. Obrigado pela resposta.