Dúvidas sobre BD e BDE

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
AMBC
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 31, 2013 10:37 am
University/ Institute: ISCTE-IUL

Dúvidas sobre BD e BDE

Mensagem por AMBC »

Olá Colegas,
É a minha primeira vez neste fórum e gostaria de saber se me conseguem tirar umas dúvidas, que já foram colocadas à FCT, mas ainda não obtive resposta.

- No ano de 2012 eu candidatei-me a uma bolsa de doutoramento cujo resultado foi indeferido. No entanto, foi enviada em formulário alguns comentários/observações de contestação da qual ainda não obtive resposta. Quando é que sairão os resultados desta contestação (audiência prévia)? - Pelos vossos comentários em posts anteriores já percebi que só está previsto lá para Março de 2013.

- No caso da resposta ser novamente indeferida,tenho estado a ver outras soluções, tendo encontrado na minha empresa anterior o interesse em apoiar o desenvolvimento do meu projecto de doutoramento, tendo sido sugerida a ideia de me candidatar a uma Bolsa de Doutoramento em Empresa. A questão que coloco é se o facto da bolsa individual ter sido rejeitada poderá dificultar a obtenção da Bolsa de Doutoramento em Empresa?

- De facto, a ideia de desenvolver o meu projecto em colaboração com a empresa deixa-me bastante entusiasmada e a questão que coloco é se a resposta à contestação da obtenção da Bolsa Individual de Doutoramento for positiva, ou seja, conseguir obter a bolsa, poderei alterar para o formato de Bolsa de Doutoramento em Empresa? Como é que poderei fazer esta transição?

- Outra questão da qual tenho estado preocupada está relacionada com o pagamento das propinas. O ano lectivo de doutoramento teve início em set/out e nessa altura ainda aguardava resposta da FCT sobre a obtenção da bolsa. Se optar por me candidatar à Bolsa de Doutoramento em Empresa, conseguirei financiar os meses de aulas que já passaram? Esta preocupação está relacionada com o facto de não querer perder o ano e ter que repeti-lo novamente, mas de facto, não sei como funciona muito bem este sistema.

Alguém me consegue ajudar nestas dúvidas? Obrigado colegas.
Cmpts,
AMBC

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Dúvidas sobre BD e BDE

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Tanto quanto sei as BDE são pouco comuns e por isso pouco se sabe a propósito. Consultando a página da FCT sobre esse tipo de bolsas vê-se que as informações são bastante antigas (de 2004, data da abertura do concurso).
Tentanto responder às tuas perguntas, eu diria que a relação entre a avaliação da tua atual candidatura e de uma nova candidatura a BDE é oficialmente nula. A única relação é seria no caso de os avaliadores serem os mesmos, o que acho pouco provável.
Em relação a transição de esquema de bolsa, de BD para BDE, poderá ser possível, mas é sempre uma situação de análise pontual pela FCT. Seria uma questão de fazer o pedido, mas só vejo vantagens para a FCT em autorizar isso: nota que nas BDE a empresa paga metade da bolsa...
Em qualquer dos casos, a FCT só paga propinas a partir do mês de início da bolsa. O que estiver para trás terá de ser assumido por ti. A não ser que a empresa queira dar uma ajudinha :)

Bom trabalho,
Tiago

Responder