Pósdoc, IRS e renda de casa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
scimmia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 06, 2012 8:10 pm
University/ Institute: ist

Pósdoc, IRS e renda de casa

Mensagem por scimmia »

Bom dia para a malta toda,

como da assunto, a minha duvida está ligada a taxas e casa.
Em geral, aqui em Portugal há a posibilidade de deducir a renda da casa alugada até a 591 euro cada año (espero de nao errar...). Pode obter este si entregas o IRS.
Em principio, eu sei que nao tenho de entregar o IRS sindo bolseiro de investigacao.
A pergunta é: posso entregar voluntariamente o IRS onde digo que tenho uma bolsa sem taxas, mas que, porém, pago a renda da minha casinha para obter a deducao?
Esta pergunta é completamente geral, e nao ligada a outros subsidios como o Porta 65 o algo similare.
Obg a todos,

scimmia

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Pósdoc, IRS e renda de casa

Mensagem por spca »

scimmia Escreveu:Bom dia para a malta toda,

como da assunto, a minha duvida está ligada a taxas e casa.
Em geral, aqui em Portugal há a posibilidade de deducir a renda da casa alugada até a 591 euro cada año (espero de nao errar...). Pode obter este si entregas o IRS.
Em principio, eu sei que nao tenho de entregar o IRS sindo bolseiro de investigacao.
A pergunta é: posso entregar voluntariamente o IRS onde digo que tenho uma bolsa sem taxas, mas que, porém, pago a renda da minha casinha para obter a deducao?
Esta pergunta é completamente geral, e nao ligada a outros subsidios como o Porta 65 o algo similare.
Obg a todos,

scimmia
Ola

A menos que estejas casada ou a viver em uniao de facto com alguem que pague IRS, nao te adianta de nada pois, como nao pagas IRS, iras deduzir a renda a rendimento colectavel zero, continuando a nao ter rendimentos colectaveis, logo a nao ter nada para pagar, logo nao te devolvem nada (pois o interesse disso é pagar menos IRS ou devolverem parte do que pagaste nas "retencoes na fonte" que os trabalhadores "normais" descontam todos os meses).
O mesmo se aplica a todas as despesas, ex. saude, educacao, etc., que os trabalhadores "normais" podem deduzir ao seu rendimento colectavel para pagar menos impostos.

Quanto a se podes entregar IRS sem teres rendimentos colectaveis (ex. trabalho "normal" com salario, nao a bolsa), creio que online nao podes, mas se fores a um balcao possivelmente podes - pelo menos ha uns anos era possivel.

Boa sorte.

scimmia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 06, 2012 8:10 pm
University/ Institute: ist

Mensagem por scimmia »

Obrigado pela resposta, vou tentar de esplicar aquele que estou a pensar.
Começo com o pedir desculpa para a minha ignorancia do regime tributario do Portugal, sindo (como é evidente do meu portugues... :) ) estrangeiro.
A minha ideia de deduçao fiscal (como eu conhesco-a da minha esperiencia no estrangeiro) é esta:
o Estado, examinando o meu IRS, vai a subtrair o montante das minhas despensas deduciveis (casa, saude, escola...) até chegar ao montante das taxas que eu paguei.
No entanto, si
(Deduçoes)-(Taxas que eu paguei)>0
o Estado vai a fazer-me um rembolso do dinheiro que falta.
A minha duvida é relacionada á aquele que acontece no meu pais, onde podes tambem declarar que tens uma casa arrendada (de facto, esou a pagar eu tambem) e usufruir da deducao, que significa obter o dinheiro detraz, tambem si nao há ''incoming'' declaravel, como uma bolsa de investigaçao.
Espero de ser claro.
Ainda obrigado pelas vossas respostas!

scimmia

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

scimmia Escreveu:Obrigado pela resposta, vou tentar de esplicar aquele que estou a pensar.
Começo com o pedir desculpa para a minha ignorancia do regime tributario do Portugal, sindo (como é evidente do meu portugues... :) ) estrangeiro.
A minha ideia de deduçao fiscal (como eu conhesco-a da minha esperiencia no estrangeiro) é esta:
o Estado, examinando o meu IRS, vai a subtrair o montante das minhas despensas deduciveis (casa, saude, escola...) até chegar ao montante das taxas que eu paguei.
No entanto, si
(Deduçoes)-(Taxas que eu paguei)>0
A minha duvida é relacionada á aquele que acontece no meu pais, onde podes tambem declarar que tens uma casa arrendada (de facto, esou a pagar eu tambem) e usufruir da deducao, que significa obter o dinheiro detraz, tambem si nao há ''incoming'' declaravel, como uma bolsa de investigaçao.
Espero de ser claro.
Ainda obrigado pelas vossas respostas!

scimmia
O Estado apenas te pode reembolsar (isto é, devolver) aquilo que pagaste. Se nao pagaste nada, nao te pode reembolsar nada.
Se fosses uma trabalhadora "normal" que paga impostos sobre o seu rendimento de trabalho, seria como estas a falar. Mas como nao pagas nada, nao te vao devolver nada...
Nota que o IRS é um imposto, nao "da" dinheiro, apenas "tira" e quanto muito reembolsa daquilo que tira, por exemplo porque o teu rendimento diminuiu pela renda de casa, despesas de saude, educacao, etc (que é isso que sao as deducoes à colecta de impostos). Se nao pagas IRS, o IRS nao te vai devolver dinheiro nenhum.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

scimmia Escreveu: (Deduçoes)-(Taxas que eu paguei)>0
Era bom era! :D

Responder