Seguro Social Voluntário - ainda vou a tempo?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ricardocoelho
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mar 28, 2012 3:52 pm
University/ Institute: Centro de Estudos Sociais

Seguro Social Voluntário - ainda vou a tempo?

Mensagem por ricardocoelho »

Sou Bolseiro de Investigação há dois anos mas (azelhice) não pedi o SSV. Será que ainda posso ir à Segurança Social e inscrever-me ou há um prazo máximo?
Outra questão: como obtenho da FCT o comprovativo de que sou bolseiro? Tentei em tempos mandar mail mas ninguém me respondeu...

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário - ainda vou a tempo?

Mensagem por spca »

Ola.

Creio que nao ha nenhum limite de tempo acima do qual nao te podes inscrever (desde que ainda nao tenhas acabado a bolsa), mas possivelmente teras de pagar juros de mora dos meses em atraso, que nao serao reembolsados pela FCT. Algumas pessoas parecem, no entanto, ter conseguido iniciar os descontos, por exemplo, no mes da inscricao e nao no inicio da bolsa, mas isso parece depender um pouco do entendimento do funcionario que te atender.
Podes ver http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=4602

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Para comprovativo, o "normal" seria mandares um mail a FCT a pedir, mas como estao a demorar muito, podes tentar levar a carta que mandam quando te devolvem o contrato assinado e imprimir o mail da tua ultima renovacao, por exemplo

pica_pau
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mar 20, 2012 10:07 am
University/ Institute: Instituto Superior Tecnico

Mensagem por pica_pau »

ricardocoelho Escreveu:Sou Bolseiro de Investigação há dois anos mas (azelhice) não pedi o SSV. Será que ainda posso ir à Segurança Social e inscrever-me ou há um prazo máximo?
Outra questão: como obtenho da FCT o comprovativo de que sou bolseiro? Tentei em tempos mandar mail mas ninguém me respondeu...
Viva,

Desde que ainda estejas a receber bolsa, podes pedir sempre e estas sempre a tempo de o fazer. Eu inscrevi-me mais de um ano depois, e apesar de nos papeis que eu entreguei na segurança social ter pedido para fazerem a inscrição só a partir de Outubro do ano em que me inscrevi, eles contaram o prazo a partir da data do inicio do contrato com a FCT (Eles lá arranjarem forma de descobrir...).

Conta sempre a partir da data de inicio de contrato e não pagas multa nenhuma! Mesmo que durante parte do contrato tenhas estado a acumular com qualquer outra coisa que pudesses estar a receber..., nunca és prejudicado!

Repara na palavra "voluntario", voluntario quer diser que só te inscreves se quiseres, e para a segurança social seria estupido estarem a penalisar as pessoas ou a fazer pagar multas a quem se atrasasse, eles querem é lá o dinheiro, e quanto mais gente estiver a pagar melhor! Se impusessem multas a quem se atrasasse, só iria fazer com que quem estivesse em atrasso optasse por não se ir lá inscrever... Topas? Ou queres que eu faça um desenho?

Cumprimentos.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

pica_pau Escreveu:
ricardocoelho Escreveu:Sou Bolseiro de Investigação há dois anos mas (azelhice) não pedi o SSV. Será que ainda posso ir à Segurança Social e inscrever-me ou há um prazo máximo?
Viva,

Desde que ainda estejas a receber bolsa, podes pedir sempre e estas sempre a tempo de o fazer. Eu inscrevi-me mais de um ano depois, e apesar de nos papeis que eu entreguei na segurança social ter pedido para fazerem a inscrição só a partir de Outubro do ano em que me inscrevi, eles contaram o prazo a partir da data do inicio do contrato com a FCT (Eles lá arranjarem forma de descobrir...).

Conta sempre a partir da data de inicio de contrato e não pagas multa nenhuma! Mesmo que durante parte do contrato tenhas estado a acumular com qualquer outra coisa que pudesses estar a receber..., nunca és prejudicado!

Repara na palavra "voluntario", voluntario quer diser que só te inscreves se quiseres, e para a segurança social seria estupido estarem a penalisar as pessoas ou a fazer pagar multas a quem se atrasasse, eles querem é lá o dinheiro, e quanto mais gente estiver a pagar melhor! Se impusessem multas a quem se atrasasse, só iria fazer com que quem estivesse em atrasso optasse por não se ir lá inscrever... Topas? Ou queres que eu faça um desenho?

Cumprimentos.
Como já foi referido aqui no fórum, parece depender do local de inscrição. Eventualmente também dependerá do hiato entre o início da bolsa e a inscrição na Segurança Social.
Eu inscrevi-me passados dois anos e tal do início da bolsa e tenho de pagar juros. Recorri, com esse argumento do ser voluntário, e não me deram razão, porque o atraso não lhes era imputável.

Tiago

IP Leyva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta abr 06, 2012 4:02 pm
University/ Institute: UAlg

Mensagem por IP Leyva »

A questão nem é assim tão fácil como o Picapau diz, como bem escreve o Tiago, depende muito do local no qual queres-te increver, eu vou mais além disso, depende dos funcionarios que estejam nesse dia a trabalhar.

Só por dar o exemplo, há uns dias atrás tentei fazer a minha inscrição na SS, o funcionário no horário da manhã disseme uma coisa contrária a um outro no horário tárde, quendo eu já tinha os papeis todos, por tanto não deixo-me increver porque o comprovativo da FCT está com data de há dois anos (iniço da bolsa). Devo de ficar a espera dum novo por parte da FCT (eu pedi um novo via correio postal).
E devo de pagar as multas (e sim!! és perjudicado!!!).

Agora, gostava de levantar uma outra questão, eu preciso um comprovativo, carimbado por uma quaisquer institução e, que no qual esteja descrito que um bolseiro pode ou não pagar a segurança social (a cena de "voluntário" para certas pessoas não é clara, específicamente para o SEF).
Alguma ideia, sugestão?

Cumprimentos e boa Páscoa,

Leyva.

ps. E para além de tudo isso, o a palavra VOLUNTARIO pareciera que não é do domínio público.
Tiago H. Silva Escreveu:
pica_pau Escreveu:
Viva,

Cumprimentos.
Como já foi referido aqui no fórum, parece depender do local de inscrição. Eventualmente também dependerá do hiato entre o início da bolsa e a inscrição na Segurança Social.
Eu inscrevi-me passados dois anos e tal do início da bolsa e tenho de pagar juros. Recorri, com esse argumento do ser voluntário, e não me deram razão, porque o atraso não lhes era imputável.

Tiago

Tomas Palma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 01, 2012 11:53 pm
University/ Institute: Utrecht University

Mensagem por Tomas Palma »

Olá a todos,

Antes de mais, as minhas desculpas se esta questão já foi respondida algures no fórum. Eu tenho uma Bolsa de Doutoramento desde 2008 (e que vai terminar no próximo Dezembro) e desde o inicio que comecei a pagar o SSV. Contudo, e sem saber bem porquê, o último mês que paguei foi Julho de 2010. As minhas questões são:

a) posso voltar a pagar ou a minha inscrição no ssv já "expirou"?
b) o que é que me acontece se eu não voltar a pagar? É que caso seja necessário ir à segurança social fazer qualquer coisa estou feito porque estou a viver fora de Portugal...

Muito obrigado!
Cumprimentos

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Penso que o teu enquadramento no SSV já terminou. A SS tem escrito algures que após um ano sem pagamento das contribuições, consideram que o enquadramento foi cancelado.
No entanto podes verificar isso tentando contactar a SS através da Segurança Social direta (precisas de ter um acesso. Vê como na página da Segurança Social).

Estando cancelado, como é quase certo, não te acontece nada se não voltares a pagar. Simplesmente não acumulas esse tempo de descontos... Por outro lado, não estando a fazer descontos para a SS, só poderás ter acesso a subsídios sociais e se respeitares um conjunto de pressupostos (tectos máximos de património e rendimentos). No entanto, estando fora de Portugal, não me parece muito crítico.

Bom trabalho,
Tiago

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

Da página da SS (http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.13.04):
Quando cessa o enquadramento

espaço em branco

O enquadramento cessa:

• Em qualquer momento, a requerimento do beneficiário

• Se o beneficiário passar a estar abrangido por regime obrigatório de proteção social

• Quando se verificar a falta de pagamento das contribuições por período superior a 12 meses.

Tomas Palma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 01, 2012 11:53 pm
University/ Institute: Utrecht University

Mensagem por Tomas Palma »

Olá Tiago e mikex,

Obrigado pelas informações. De facto têm razão, liguei para lá na passada sexta-feira e o meu enquadramento já cessou, tal como estava explicado no website da segurança social e eu não vi. Tendo em conta que estou quase a terminar e que para voltar a abrir o meu processo teria que voltar a fazer tudo de novo, acho que vou deixar tudo como está.

Muito obrigado mais uma vez
Cumprimentos

Vera85
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda out 18, 2010 5:12 pm
University/ Institute: U.A

Mensagem por Vera85 »

Bom dia!

Estou na mesma situação do Ricardo Coelho. Já passaram dois anos e não aderi ao SSV. Entretanto como pensei que tinha que pagar tudo desde o inicio da bolsa desisti da ideia. O normal é pagar desde o inicio da bolsa certo? será que vale a pena arriscar? a FCT continua com atrasos no pagamento destes valores certo?

Obrigada

Responder