Datas e iniciar a bolsa de doutoramento.

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
dianapinho2
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 15, 2012 2:52 pm
University/ Institute: Instituto Politecnico de Bragança

Datas e iniciar a bolsa de doutoramento.

Mensagem por dianapinho2 »

Boa tarde a todos,

Consegui bolsa de doutoramento este ano, depois de duas tentativas anteriores.

No entanto estou com algumas duvidas em relação ás datas de inicio da bolsa.

Segundo o que a FCT tem, só pode ser iniciada em 2013 o que leva a que o primeiro semestre deste ano lectivo já esteja arrumado!!! No entanto e caso o plano doutoral em que me inscrever assim o possibilite, posso iniciar a a bolsa com o inicio do segundo semestre certo???

E se por algum motivo não conseguir iniciar no segundo semestre, a FCT não se irá opor em que inicie a bolsa de doutoramento quando iniciar o próximo ano lectivo, seja em Setembro de 2013?

Estou um pouco indecisa com as datas a iniciar da bolsa de doutoramento e como ainda tenho de fazer a inscrição, não sei se me inscrevendo nesta terceira fase se o plano doutoral me deixará iniciar no segundo semestre se terei de esperar para o próximo ano lectivo.

Agradecia alguns esclarecimentos e até mesmo algumas opiniões para como proceder agora.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Datas e iniciar a bolsa de doutoramento.

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

A FCT costumava permitir um adiamento no início da bolsa até um ano, mas não sei se ainda é assim. No entanto, nota que há um prazo para o envio da documentação necessária ao processo da bolsa: 6 meses. Ou seja, até 6 meses após a divulgação de resultados, tens de enviar para a FCT a declaração de aceitação no programa doutoral.

Bom trabalho,
Tiago

dianapinho2
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda out 15, 2012 2:52 pm
University/ Institute: Instituto Politecnico de Bragança

Mensagem por dianapinho2 »

Outra questao :D

Alguém me sabe esclarecer se a FCT vai pagar as propinas a ano lectivo ou ano civil? Como as bolsa estão a começar por ano civil, fico na duvida. Estou a pensar inicial o plano doutoral em Fevereiro com o inicio do segundo semestre e completar o primeiro semestre só no próximo ano lectivo.

Acham que isso vai implicar algo? Tenho obtido informação um pouco díspar por colegas.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

dianapinho2 Escreveu:Outra questao :D

Alguém me sabe esclarecer se a FCT vai pagar as propinas a ano lectivo ou ano civil? Como as bolsa estão a começar por ano civil, fico na duvida. Estou a pensar inicial o plano doutoral em Fevereiro com o inicio do segundo semestre e completar o primeiro semestre só no próximo ano lectivo.

Acham que isso vai implicar algo? Tenho obtido informação um pouco díspar por colegas.
Pelo que tenho visto no forum, em principio pagara aquilo que corresponder ao teu periodo de bolsa. Se comecar em Janeiro sera ano civil, mas nao tem que ser. Por ex se o ano lectivo comeca em Outubro de 2012 mas a bolsa a Janeiro de 2013, as propinas do ultimo trimestre de 2012 teras de pagar do teu bolso.

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

spca Escreveu:Pelo que tenho visto no forum, em principio pagara aquilo que corresponder ao teu periodo de bolsa. Se comecar em Janeiro sera ano civil, mas nao tem que ser. Por ex se o ano lectivo comeca em Outubro de 2012 mas a bolsa a Janeiro de 2013, as propinas do ultimo trimestre de 2012 teras de pagar do teu bolso.
No meu caso, pelo menos neste primeiro ano, já me reembolsaram a totalidade do valor das propinas, correspondente ao período de Outubro de 2011 a Outubro de 2012. Disseram-me também, via telefone, para anexar ao pedido de renovação o recibo das propinas deste novo ano lectivo, que já paguei, acompanhado de um certificado de matrícula.

Se bem que o meu primeiro ano ainda foi ao abrigo do outro regulamento (e estatuto), por isso é possível que as coisas tenham mudado...

Responder