Duas questões relacionadas com a exclusividade

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Marinho
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda dez 06, 2010 12:39 pm
University/ Institute: Aveiro

Duas questões relacionadas com a exclusividade

Mensagem por Marinho »

Boa noite,

Como diz o título, tenho duas questões sobre a exclusividade das bolsas de doutoramento:

1) É possível passar recibo de ato isolado pela prestação de um serviço? (No meu caso, o serviço seriam sessões de astronomia no verão...) Se sim, há um limite máximo para o montante desse recibo? Pelo que estive a ver no regulamento, parece-me que não é possível, mas gostava que me confirmassem isso.

2) Há compatibilidade entre a BD e o "Programa de Estímulo à Investigação 2012 - Fundação Calouste Gulbenkian"?
Mais informações sobre o programa: http://www.gulbenkian.pt/section63artId1843langId1.html
Enviei um e-mail para a FCT a perguntar isto, mas, claro, não obtive resposta.

Obrigado desde já pelos esclarecimentos.

Cumprimentos,
Marinho

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Duas questões relacionadas com a exclusividade

Mensagem por D_Little_B »

Marinho Escreveu:1) É possível passar recibo de ato isolado pela prestação de um serviço? (No meu caso, o serviço seriam sessões de astronomia no verão...)

Se sim, há um limite máximo para o montante desse recibo? Pelo que estive a ver no regulamento, parece-me que não é possível, mas gostava que me confirmassem isso.
Eu diria que, no que toca à exclusividade, não é problemático (conquanto se estabeleçam bem o carácter de pontualidade, a relação com o plano de trabalhos, e a carga horária média dessa actividade). A FCT, actualmente, não toma decisões nesse âmbito em função do valor auferido.

Informa-te, porém (e isto já transcende a esfera da FCT), no caso de teres SSV, de como isso "joga" com o acto isolado (que, se bem me lembro, está sujeito a Segurança Social).
Marinho Escreveu:2) Há compatibilidade entre a BD e o "Programa de Estímulo à Investigação 2012 - Fundação Calouste Gulbenkian"?
Mais informações sobre o programa: http://www.gulbenkian.pt/section63artId1843langId1.html
Enviei um e-mail para a FCT a perguntar isto, mas, claro, não obtive resposta.
Pelo que interpreto do Regulamento de Bolsas, só é compatível se a proposta que submeteres à FCG for uma parte do plano de trabalhos da tua BD e se em lado algum aparecer a palavra "bolsa" (senão, tens aquilo que a FCT chama "outra bolsa para o mesmo fim"). Mesmo assim, não sei como possas "mascarar" aqueles 2500€ de uma forma compatível com o Regulamento de Bolsas. Mais valia a FCG dar o dinheiro todo à instituição e esta daí pagar-te uma majoração de bolsa (que o novo regulamento permite, já que o dinheiro não vem directa nem indirectamente da FCT).

Numa opinião mais pessoal, acho que a FCT devia ficar bem caladinha e aceitar este tipo de iniciativas no seio de BDs - porque é exactamente o que a actual presidência propala: que têm de ser procuradas, cada vez mais, fontes de financiamento alternativas/adicionais à FCT. Por outro lado, coerência não tem sido apanágio da FCT...
J

Marinho
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Marinho »

D_Little_B Escreveu: Eu diria que, no que toca à exclusividade, não é problemático (conquanto se estabeleçam bem o carácter de pontualidade, a relação com o plano de trabalhos, e a carga horária média dessa actividade). A FCT, actualmente, não toma decisões nesse âmbito em função do valor auferido.
Não há qualquer relação com o plano de trabalhos, no entanto, as actividades serão realizadas à noite (das 22h às 00h), pelo que isto não irá interferir em nada com o meu trabalho. Também seria pontual, visto que seria apenas uns 7 dias.

Deveria então perguntar à FCT pelo mail id.bolsas@fct.pt? Já se adivinha que não obterei uma resposta em tempo útil... ;)
Informa-te, porém (e isto já transcende a esfera da FCT), no caso de teres SSV, de como isso "joga" com o acto isolado (que, se bem me lembro, está sujeito a Segurança Social).
Tenho SSV. Teria que ir à segurança social perguntar isso, ou conheces outro meio por onde possa obter a informação?

(Se bem que se estiver limitado à resposta da FCT, então nem vale a pena perder tempo com isto.)
Pelo que interpreto do Regulamento de Bolsas, só é compatível se a proposta que submeteres à FCG for uma parte do plano de trabalhos da tua BD e se em lado algum aparecer a palavra "bolsa" (senão, tens aquilo que a FCT chama "outra bolsa para o mesmo fim"). Mesmo assim, não sei como possas "mascarar" aqueles 2500€ de uma forma compatível com o Regulamento de Bolsas. Mais valia a FCG dar o dinheiro todo à instituição e esta daí pagar-te uma majoração de bolsa (que o novo regulamento permite, já que o dinheiro não vem directa nem indirectamente da FCT).
Não aparece "bolsa" em lado nenhum. E sim, os planos são compatíveis.

Eu não quero mascarar nada, porque 2500€ para um projecto de um ano não é nada - ninguém vive com esse dinheiro, trata-se apenas de um "estímulo"/ prémio...

Como disse, enviei mail à FCT, mas não obtive resposta, portanto não sei bem o que fazer. :?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Olá
Marinho Escreveu:(...)
2) Há compatibilidade entre a BD e o "Programa de Estímulo à Investigação 2012 - Fundação Calouste Gulbenkian"?
(...)
Quanto à FCG, de facto acho que o ideal era teres uma resposta da FCT, mas atendendo a que a vasta maioria dos jovens cientistas são bolseiros da FCT, creio que a FCG deve saber se este concurso é compatível com bolsas da FCT ou não. E provavelmente desenhou-o de modo a ser compatível...

Marinho
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Marinho »

spca Escreveu:Olá
(...)
Quanto à FCG, de facto acho que o ideal era teres uma resposta da FCT, mas atendendo a que a vasta maioria dos jovens cientistas são bolseiros da FCT, creio que a FCG deve saber se este concurso é compatível com bolsas da FCT ou não. E provavelmente desenhou-o de modo a ser compatível...
Também pensei nisso e por isso contactei a FCG, mas eles apenas me responderam que do "lado deles" não haveria incompatibilidade, sem contudo darem a certeza que a FCT também permitiria.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

(...)
Na minha opinião, a questão da compatibilidade não se põe, porque entendo o Programa da FCG como um prémio e não como financiamento de uma atividade. Aliás, o típico será estudantes de doutoramento concorrerem com o seu plano de doutoramento (ou parte dele). Se ganharem, têm uma compensação financeira (como têm se ganharem o euromilhões ou a raspadinha, mas num concurso menos aleatório e também menos compensador monetariamente :)) e a instituição ainda recebe uns dinheiros para a investigação, que àparte as propinas, não tem qualquer financiamento nas bolsas (nacionais).

Bom trabalho,
Tiago

Responder