Criação de Empresa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
molecula21
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta out 02, 2009 1:41 pm
University/ Institute: FCTUC - ISR

Criação de Empresa

Mensagem por molecula21 »

Caros colegas,

Tenho uma BD desde Janeiro de 2012. Estou no processo de criação de uma start-up e não consigo encontrar nenhuma informação sobre se tornar-me sócio de uma empresa (mesmo que não tenha lucros no próximo ano) levantará algum conflicto com a BD. O contrato (do qual estou, como muitos, ainda à espera que me devolvam assinado...) não menciona nada de relevante. Alguem já passou por esse processo ou sabe onde posso encontrar mais informação?

Cumprimentos

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Criação de Empresa

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Com base no Estatuto (aartigo 5º), nomeadamente nas questões de exclusividade, penso que poderás ser sócio da empresa (independentemente de receberes lucros ou não), desde que não tenhas atividade na mesma. A teres atividade, ela tem de ser compatível com a bolsa: precisa de estar relacionada com as atividades da bolsa, não ter caráter permanente e ter a concordância do orientador e da FCT.

Bom trabalho,
Tiago

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Já agora, da minha resposta anterior se percebe que é muito difícil que sejam consideradas compatíveis a start-up com a bolsa. Esta é de facto uma queixa antiga dos bolseiros, dando conta de que o regime de exclusividade dificulta/desincentiva o empreendedorismo...

Bom trabalho,
Tiago

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Achei esta questão muito interessante...

Parece-me que o modo de contornar este problema é o bolseiro ser apenas sócio, delegando as suas supostas actividades para outro que realmente trabalhe na empresa a full-time.

Acho que assim não se levantam problemas de "exclusividade".

molecula21
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta out 02, 2009 1:41 pm
University/ Institute: FCTUC - ISR

Mensagem por molecula21 »

Obrigado pelo esclarecimento. Parece que é uma solução viável (para já pelo menos) não exercer nenhuma função na startup.

Responder