Bolsa mista - sim ou não? E como?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
molix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mar 14, 2012 9:26 pm
University/ Institute: Évora

Bolsa mista - sim ou não? E como?

Mensagem por molix »

Olá a tod@s!

Antes de mais, os meus parabéns pelo excelente fórum.

Depois de ter pesquisado os tópicos relativos a este assunto, e mantendo ainda diversas dúvidas, venho expor as mesmas, esperando que possam ajudar-me:

Tenciono candidatar-me a Bolsa de Doutoramento (em Literatura). Tenho o tema definido, orientador escolhido, instituição que confere o grau, etc. O tema é a recepção de um autor português em Espanha. Assim sendo, julgo que será boa ideia candidatar-me a uma bolsa mista (de cuja existência só agora tive conhecimento). A instituição que me conferirá o grau é portuguesa e o orientador, sendo espanhol, está integrado nessa mesma instituição. Não precisarei, em princípio, de passar mais de 2/3 meses por ano em Espanha. As dúvidas são as seguintes:

1- Devo escolher a instituição que me conferirá o grau, seja ela portuguesa ou espanhola?
2- Devo estar inscrito nos cursos de doutoramento de uma universidade portuguesa e espanhola, ou só naquele da instituição que me conferirá o grau?
3- Que documentos devo apresentar relativos à instituição estrangeira?
4- É necessário que o co-orientador pertença aos quadros da instituição estrangeira que me acolherá?
5- Considerando a proximidade com o país estrangeiro em causa, e o pouco tempo que passarei no mesmo, devo candidatar-me a bolsa mista ou a bolsa nacional?

Grato pela vossa atenção.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsa mista - sim ou não? E como?

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Respondo a algumas questões, atendendo ao que tem sido regra nos últimos concursos.
molix Escreveu:1- Devo escolher a instituição que me conferirá o grau, seja ela portuguesa ou espanhola?
Sim: na candidatura tens de indicar qual a instituição que conferirá o grau.
molix Escreveu:2- Devo estar inscrito nos cursos de doutoramento de uma universidade portuguesa e espanhola, ou só naquele da instituição que me conferirá o grau?
Não é necessário que já estejas inscrito no momento da candidatura. Em relação à inscrição propriamente dita, eu diria que apenas te inscreves naquela que confere o grau.
molix Escreveu:5- Considerando a proximidade com o país estrangeiro em causa, e o pouco tempo que passarei no mesmo, devo candidatar-me a bolsa mista ou a bolsa nacional?
Independentemente da proximidade, se só pensas passar até 3 meses no estrangeiro em cada ano, a bolsa nacional cobre perfeitamente essas situações porque permite que durante o doutoramento possas usufruir de determinadas condições em outras instituições durante períodos até 3 meses por ano.
Isto não impede que te candidates a bolsa mista, mas atendendo à duração dos períodos, eu apontaria para bolsa nacional, que até te dará mais flexibilidade na escolha desses períodos (locais). Mas talvez um colega com bolsa mista me possa contradizer...

Bom trabalho,
Tiago

Responder