RENOVAÇÃO DO PAINEL DE AVALIAÇÃO

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Rotiv
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

RENOVAÇÃO DO PAINEL DE AVALIAÇÃO

Mensagem por Rotiv »

O painel de avaliação continua a ser o mesmo desde há vários anos ?
Este ano haverá também renovação, como já houve com a direcção da FCT ?
Um dos elementos do painel de avaliação faz parte da mesma unidade de investigação, logo não pode avaliar. Outros dois elementos do painel de avaliação recusaram-se a ser meus orientadores. Quando forem analisar a minha candidatura, dado tratar-se de ciências humanas, cuja apreciação é subjectiva, de certeza que me prejudicarão, e vão pôr defeitos no meu projecto... Mais valiam que não soubessem quem eu sou.
Como fazer nestas situações ?...

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: RENOVAÇÃO DO PAINEL DE AVALIAÇÃO

Mensagem por spca »

Ola.
Creio que nada obriga a que os paineis sejam os mesmos todos os anos ou que sejam renovados - e mesmo que tenham sido sempre iguais nada obriga a que sejam novamente este ano. Pode consultar os paineis passados na pagina da FCT em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... s.phtml.pt.

Rotiv
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Rotiv »

No caso do meu grupo disciplinar pouca diferença faz, pois são quatro, e tirando um, que faz parte da unidade de investigação, ficam três. Dois deles já me conhecem, e não quiseram ser meus orientadores, por razões ridículas. Daí o meu receio... e por outro lado surpreende-me por o painel continuar sempre o mesmo. Ao fim de muito tempo perde-se a distência necessária para avaliação...
Pensei em enviar à FCT a sugestão para que renovassem os paineis, mas não sei se aceitam essas sugestões...

christianramos
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda nov 20, 2006 10:08 am
University/ Institute: IST
Contacto:

Mensagem por christianramos »

para quem não sabe, as bolsas são avaliadas por doismembros do painel, que é constituido pro 6 (em regra).

Ser o mesmo painel de peritos não significa que em recurso sejam os mesmo avaliadores, como na realidade não são. Mas para se certificarem, podem sempre pedir as vossas actas de avaliação, e verão que são assinadas por duas pessoas numa fase e, se for em recurso, por uma outr pessoa e pelo coordenador do painel. Isto só é diferente quando o avaliado tem ralação directa com o coordenador (sendo este seu orientador), onde a função é delegada.

Espero que isto acalme as ansiedades

Christian
Rotiv Escreveu:No caso do meu grupo disciplinar pouca diferença faz, pois são quatro, e tirando um, que faz parte da unidade de investigação, ficam três. Dois deles já me conhecem, e não quiseram ser meus orientadores, por razões ridículas. Daí o meu receio... e por outro lado surpreende-me por o painel continuar sempre o mesmo. Ao fim de muito tempo perde-se a distência necessária para avaliação...
Pensei em enviar à FCT a sugestão para que renovassem os paineis, mas não sei se aceitam essas sugestões...
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico

Rotiv
cientista regular
cientista regular

Mensagem por Rotiv »

O Christian distingui 2 períodos de avaliação, sendo o segundo o dos recursos (se houver necessidade disso). Geralmente há cumplicidade e apoio implicito entre os professores. Por exemplo no Ensino Secundário, quando os alunos põem recurso à avaliação de um professor, os outros professores que vão avaliar geralmente são solidários, e é raro mudar a avaliação do(s) colega(s). Isso também acontecerá no caso dos recursos da FCT, ou alguém me sabe dizer, por favor, se sabem de situações em que, depois de recurso, o candidato que não tinha obtido bolsa a passou a obter ? acredito que aconteça, mas penso que será algo muito, muito raro, ou será que é um procedimento que não é assim tão raro como issso, e que ocorre com frequência ?

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Em Quimica ao longo dos anos tem havido um ou outro caso, mas creio que na maior parte das vezes nao muda - o que de certa forma é de esperar, em principio os casos mal avaliados deveriam ser uma minoria...
Na Audiencia Previa deste ano que passou uma colega minha de laboratorio que nao tinha obtido bolsa nos resultados "normais" passou a te-la. Eles nao justificaram, mas do que sei era um caso onde se podia considerar que tinha havido erro na avaliacao da candidatura.
Rotiv Escreveu:O Christian distingui 2 períodos de avaliação, sendo o segundo o dos recursos (se houver necessidade disso). Geralmente há cumplicidade e apoio implicito entre os professores. Por exemplo no Ensino Secundário, quando os alunos põem recurso à avaliação de um professor, os outros professores que vão avaliar geralmente são solidários, e é raro mudar a avaliação do(s) colega(s). Isso também acontecerá no caso dos recursos da FCT, ou alguém me sabe dizer, por favor, se sabem de situações em que, depois de recurso, o candidato que não tinha obtido bolsa a passou a obter ? acredito que aconteça, mas penso que será algo muito, muito raro, ou será que é um procedimento que não é assim tão raro como issso, e que ocorre com frequência ?

Responder