Bom dia colegas,
Tenho uma dúvida relativamente ao seguro social voluntário e ao seu reembolso relativamente à prorrogação do fim da bolsa.
Sou bolseira de Investigação desde 2009 e desde essa altura optei pela minha inscrição no seguro social voluntário.
No ano de 2010 estive de baixa médica, apresentando o atestado médico à Segurança Social e à Instituição Universitária onde exerço. Nesse mês, a minha bolsa foi suspensa, não paguei esses dias na segurança social e a minha bolsa de investigação foi prorrogada o número de dias que estive de baixa (como já estava à espera).
Agora no final da contrato, e tendo em conta que a minha bolsa foi prorrogada (cerca de 12 dias) dirigi-me à segurança social e paguei os dias desta prorrogação. A Instituição Universitária fez os acertos dos valores totais do pagamento da bolsa de investigação, mas recusa-se a reembolsar-me os 12 dias de prorrogação que paguei na segurança social.
Se a Instituição me devolveu o valor total da bolsa porque será que não me querem devolver o valor da segurança social.
Conseguem esclarecer-me?
Obrigada pela ajuda
Atestado médico + reembolso do seguro social voluntário
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: Atestado médico + reembolso do seguro social voluntário
Olá.
No mês em que estiveste de baixa e que por isso não pagaste a totalidade do mês de Segurança Social, a instituição só te deu o dinheiro que pagaste, certo? Nesse caso, eu acho que deveriam pagar também os dias que a bolsa foi prolongada, porque continuas a ser bolseiro nesse período e como tal tens direito a que a instituição financiadora te reembolse dos pagamentos à Segurança Social (correspondentes ao primeiro escalão do Seguro Social Voluntário).
Já agora, o que aconteceu relativamente ao valor da bolsa? No mês da baixa descontaram os dias em que estiveste de baixa e depois pagaram-te os 12 dias do prolongamento da bolsa?
Tiago
No mês em que estiveste de baixa e que por isso não pagaste a totalidade do mês de Segurança Social, a instituição só te deu o dinheiro que pagaste, certo? Nesse caso, eu acho que deveriam pagar também os dias que a bolsa foi prolongada, porque continuas a ser bolseiro nesse período e como tal tens direito a que a instituição financiadora te reembolse dos pagamentos à Segurança Social (correspondentes ao primeiro escalão do Seguro Social Voluntário).
Já agora, o que aconteceu relativamente ao valor da bolsa? No mês da baixa descontaram os dias em que estiveste de baixa e depois pagaram-te os 12 dias do prolongamento da bolsa?
Tiago
Olá Tiago.
Sim no mês em que estive de baixa não paguei a segurança social. Nem recebi o valor corresponde ao valor da minha bolsa. Obviamente que trabalhei no período da prorrogação.
No acerto final das contas, recebi a totalidade do valor da bolsa, mas não me devolveram a totalidade da segurança social.
Já enviei um requerimento para a instituição com a leis discriminadas e tudo o resto...
Infelizmente esta instituição é terrível com os pagamentos...
Vou-vos mantendo informados acerca deste assunto, pois tenho a certeza que esta instituição vai fazer os possíveis e os impossíveis para não me reembolsar.
Agradeço a vossa resposta.
Sim no mês em que estive de baixa não paguei a segurança social. Nem recebi o valor corresponde ao valor da minha bolsa. Obviamente que trabalhei no período da prorrogação.
No acerto final das contas, recebi a totalidade do valor da bolsa, mas não me devolveram a totalidade da segurança social.
Já enviei um requerimento para a instituição com a leis discriminadas e tudo o resto...
Infelizmente esta instituição é terrível com os pagamentos...
Vou-vos mantendo informados acerca deste assunto, pois tenho a certeza que esta instituição vai fazer os possíveis e os impossíveis para não me reembolsar.
Agradeço a vossa resposta.
Olá Tiago.
Felizmente a Instituição na qual exerco a minha função de Bolseira de Investigação devolveu-me o pagamento da Segurança Social (sem juros )... Admitiram a falha em Janeiro de 2012 (quase 1 ano e mês depois)... Nem quero imaginar se fosse eu atrasar-me este tempo com os pagamentos da segurança social
Felizmente a Instituição na qual exerco a minha função de Bolseira de Investigação devolveu-me o pagamento da Segurança Social (sem juros )... Admitiram a falha em Janeiro de 2012 (quase 1 ano e mês depois)... Nem quero imaginar se fosse eu atrasar-me este tempo com os pagamentos da segurança social
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Olá.
Ainda bem que a situação se resolveu a teu favor, como recomendaria o bom senso e a justiça, apesar de não haver juros para ninguém.
Bom trabalho.
Tiago
Ainda bem que a situação se resolveu a teu favor, como recomendaria o bom senso e a justiça, apesar de não haver juros para ninguém.
Bom trabalho.
Tiago