Problemas com o prazo de 6 meses

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 10, 2012 1:10 am
University/ Institute: Northeastern University

Problemas com o prazo de 6 meses

Mensagem por BrunoCoutinho »

Boa tarde.

Eu fui seleccionado no concurso de bolsas 2011/2012 da FCT. Mas estou com um problema em obter os documentos de aceitação oficial na instituição e na instituição que confere o grau (algo do género) na prazo de 6 meses. Devido a burocracias estes resultados saem oficialmente muito em cima da hora e não tenho garantias que os obtenha antes da data limite (19 Março).

Posso pedir algum papel de pré-aceitação.

Ando a tentar contactar a FCT... mas não tenho conseguido.

Como se costumam resolver este tipo de problemas?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Problemas com o prazo de 6 meses

Mensagem por spca »

Parece-me que antes de mais, se ainda não o fizeste, pode ser bom falares disso com o teu orientador. Pode ser (ou não) que ele consiga maneira de "apressar" esse papel.

De resto, creio que tudo aquilo que consigas defensivamente obter para submeter se não tiveres a "oficial" quando o prazo estiver a acabar pode ser bom. Por exemplo, uma declaração do departamento onde vais trabalhar, alguma pré-aceitação, etc., recibo ou declaração da universidade em como isso está em tratamento.

Repara que depois de submeteres os papéis eles deverão demorar cerca de 1 mês até verificarem se está tudo bem, e se não estiver dir-te-ão algo para que ressubmetas o que está em falta. Assim, mesmo que não considerem o que submeteste como válido, entretanto "ganhas um mês" no qual se espera que consigas esse papel.

Boa sorte.

Ansia..
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta set 16, 2011 3:27 pm
University/ Institute: Estrangeiro

Mensagem por Ansia.. »

Olà Bruno,

A minha universidade mandou-me um papel de pré-aceitação (que no meu caso até é condicional - isto é tenho que passar a um exame de ingles primeiro).

E pelos vistos a FCT aceitou pois recebi o contrato para assinar esta semana. :)

O meu orientador pediu a administração e eles mandaram..

Boa sorte!!

BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação

Bem, só consegui o papel a semana passada mas pelo menos foi dentro do tempo. Agora só me falta tratar do visto.

A ideia é eu ir em 15 de Abril com um visto J-1 e depois em Agosto vir a portugal para o trocar para um visto F-1.

O problema é que dificilmente terei o contrato assinado com a FCT por essa altura.

Alguma hipótese de o visto ser recusado por esta ou outra razão?
Última edição por BrunoCoutinho em terça jun 12, 2012 5:16 pm, editado 1 vez no total.

EduardaPereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jun 11, 2011 11:27 pm
University/ Institute: UMinho

Mensagem por EduardaPereira »

Boa noite,

Tenho uma dúvida sobre "A não entrega de algum dos documentos necessários para completar o processo, no prazo de seis meses a partir da data de comunicação da decisão de concessão da bolsa, implica o encerramento do processo (artigo 19º do Regulamento, nº 11):

eu lacrei a minha candidatura a 23 de Fevereiro, e pelo que tenho lido no forum, nem daqui a um mês a FCT irá avaliar o meu processo. Bem, o prazo dos 6 meses termina a 19 de Março e eu ainda não terei enviado os documentos em papel porque não terei o contrato por essa altura. Isto implica qualquer coisa de negativo? Ou a FCT considera que os documentos que foram submetidos são os mesmos "documentos necessários para completar o processo"? E se considerarem que falta algum documento quando avaliarem o processo?

Cumprimentos,

BrunoCoutinho
investigador em formação
investigador em formação

Olá,

Realmente isso não está explicito no site, mas uma vez que a emissão do contracto é responsabilidade deles, e só depois nos podem os documentos em formato papel não vejo com possa ser doutra forma.

Eu quando telefonei para la disseram-me sempre que tinha de lacrar até 19 de Março, e nunca de ter já o contracto por essa altura. Alias sugeriram-me enviar um papel a dizer quando recebia a explicar o atraso para não perder a bolsa.

Responder