Bolsas para Edinburgo

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Rui Miranda
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta fev 22, 2012 10:49 pm
University/ Institute: The University of Edinburgh

Bolsas para Edinburgo

Mensagem por Rui Miranda »

Boa Noite.

Espero estar a postar isto no sitio certo.

Eu estou a estudar para um mestrado em filosofia na universidade de Edimburgo e gostava de continuar para um PhD nesta universidade. Contudo quando as bolsas abrirem, não vou ter os resultados do meu mestrado.

O facto de estar num mestrado conta aquando da avaliação da minha proposta? Eu tenho 17 da minha licenciatura, o que me dá 4.0 no critério do mérito. Este valor pode aumentar só pelo facto de estar a realizar um mestrado?
além disso não entendi o que querem com o Plano de Trabalho. É só a proposta de tese, ou devo definir o que planeio fazer em cada um dos três anos?
Finalmente, e peço desculpa pela minha ignorância, o que é o processo de lacrar a candidatura e como se realiza?

Desde já muito obrigado pelo apoio.

PS: Alguém tem alguma ideia da avaliação da universidade de Edimburgo?

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas para Edinburgo

Mensagem por spca »

Olá.

Nota que com as mudanças no governo, incluindo no ministro da Ciência e também na presidência da FCT, é muito provável que haja mudança nos critérios de avaliação e eventualmente procedimentos que têm sido seguidos até aqui, pelo que convirá que consultes o regulamento e guião de avaliação para o concurso de 2012 quando estes saírem.

Pelos critérios do ano anterior, à partida terias a avaliação de candidato (50% da classificação final, vê abaixo) 4.0 com a lic de 17, e 4.5 com lic e mestrado de 17 ou superior, tendo entregue uma declaração em como concluirias o mestrado dentro do prazo previsto no concurso - final de 2011? Creio que te contariam com o mestrado, mas se não o concluísses dentro do período previsto e com a classificação indicada, não sei como ficaria a tua candidatura.

O plano de trabalhos é o projecto que te propões a fazer durante o doutoramento. E contava com 3 em 10 pontos, ou seja, 30% da tua classificação final, pelo que é bom que o faças o melhor possível. Podes pedir ajuda ao teu orientador.

Nota que a avaliação final foi a média pesada da classificação do candidato (peso 5 em 10, ou seja, 50% do total), do projecto (peso 3 em 10, ou seja, 30% do total) e das condições de acolhimento, universidade(s) e orientador(es) (peso 2 em 10, ou seja, 20% do total). Não sei dizer se a U Edimburgo tem alguma classificação pré-atribuída, possivelmente por ser estrangeira não o tem e ficaria ao critério do Painel de Avaliação.

Também não sei até que ponto aceitariam ou aceitarão uma candidatura apenas no estrangeiro. Tenho a sensação que só podias concorrer a bolsa no país ou mista (parte em Portugal e parte no Estrangeiro).

Quanto ao "lacrar" é basicamente submeteres a candidatura (on-line) quando estiver tudo concluído e inserido no sistema de informação.

Chamo a atenção que podes tentar também concorrer a bolsas de projectos daí, dessa ou doutras universidades inglesas. Tenta pesquisar no site da tua universidade, ou pesquisar por "PhD grant", "PhD fellowship", "PhD studentship" ou termos afins num motor de busca, por ex. Google. Ou podes ver o sub-fórum dos Anúncios, que vem lá dicas sobre outras bolsas - http://forum.bolseiros.org/viewforum.php?f=2

Boa sorte

Rui Miranda
investigador em formação
investigador em formação

Muito obrigado,

Eu acho que é possível fazer os projectos completamente fora, porque aqui em Edimburgo está um rapaz que o está a fazer. Além disso, eu não faço ideia de quanto terei no mestrado, mas deve ser um 2.1, que não sei quanto vale em Portugal.
Quanto às bolsas daqui tentei para Warwik, onde já tenho uma oferta condicional, pois preciso de acabar este mestrado para receber a definitiva.

spca

Mensagem por spca »

Rui Miranda Escreveu:Muito obrigado,

Eu acho que é possível fazer os projectos completamente fora, porque aqui em Edimburgo está um rapaz que o está a fazer. (...)
Claro que ha mais bolsas alem deste concurso, incluindo as accoes Marie Curie que sao para trabalho apenas no estrangeiro e tambem sao geridas em Portugal pela FCT. De qualquer modo, isso podera mudar, como referi, pois com certeza havera alguma mudanca de politicas pelo novo ministro da ciencia e nova direccao da FCT.

EDIT: Retirada esta parte da mensagem inicial, pela informacao posteriormente dada por outra pessoa de que nao corresponde à realidade
Erro - spca Escreveu:No passado mais remoto foi possivel, mas nao sei se foi neste ultimo ano, para doutoramento e pelo concurso geral da FCT
Última edição por spca em quinta fev 23, 2012 6:33 pm, editado 1 vez no total.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

O «passado mais remoto» é pelo menos 2011 (i.e., o último concurso), já que conheço pelo menos uma pessoa que teve bolsa para o estrangeiro da FCT nesse ano (eu também tive, mas a minha é de 2009).
E não vejo nada no regulamento que indique que as bolsas para o estrangeiro tenham terminado.
Antes de dar informações bombásticas como essas acho que era de bom tom uma pessoa informar-se para ver se isso é verdade ou não.

spca

Mensagem por spca »

Peco desculpa pela informacao errada que dei.

Rui Miranda
investigador em formação
investigador em formação

Muito obrigado pelas informações.

Responder