Bolsa de Investigação durante doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
quantumpt
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 09, 2011 2:54 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Bolsa de Investigação durante doutoramento

Mensagem por quantumpt »

Olá,

A ver esta demora toda das audiências prévias das candidaturas deste ano para as bolsas de PhD, acabo por não ter qualquer esperança no meio disto tudo. Gostava de perguntar assim se por acaso acham que é possível fazer uma bolsa de investigação (para mestres) ao mesmo tempo que faço o mesmo o meu doutoramento - não tem necessariamente de ser a mesma área nem nada. É apenas uma mais valia para que eu possa ir publicando artigos de ambos os lados.

Falei sobre isso com o meu orientador, ele disse ser possível mas que os outros orientadores (da bolsa de investigação onde me candidatar) poderiam não achar muita piada e reduziriam me as hipóteses de conseguir a mesma bolsa [competição?...].

Gostaria de saber se alguém fez ou conhece alguém que tenha feito isto...

Cumprimentos

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa de Investigação durante doutoramento

Mensagem por spca »

Olá.

Creio que, devido à exigência de dedicação exclusiva, não poderás fazer as duas em simultâneo.
Mas nada te impede de começar a bolsa de investigação e, caso o resultado da AP seja positivo, mais tarde terminar a BI e começar a BD.

Do Regulamento de Bolsas de 2011:
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Secção II - Regime e condições financeiras das bolsas
Artigo 25º - Exclusividade

1. Cada bolseiro não pode ser simultaneamente beneficiário de qualquer outra bolsa para o mesmo fim, excepto quando se estabeleça acordo de conformidade entre as entidades financiadoras.

abgraca
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 26, 2009 7:37 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por abgraca »

Olá!

Eu tive uma bolsa de projeto no meu primeiro ano de doutoramento, antes de conseguir a bolsa da FCT.
De facto, não podes conciliar as duas bolsas por causa do regime de exclusividade, mas penso que não seja essa a tua questão. Estás a pensar continuar no doutoramento pelos teus meios (pagar as propinas) e ter uma bolsa de investigação que te garanta o subsídio de manutenção, é isso? Se for esse o caso, é possível! No entanto, deves ponderar se tens tempo para fazer as duas coisas em simultâneo - investigar sobre um assunto que nada tem a ver com o teu doutoramento e ainda ter de trabalhar na tese, ou/e fazer cadeiras.

Espero ter ajudado,
Ana

quantumpt
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 09, 2011 2:54 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por quantumpt »

abgraca Escreveu:Olá!

Eu tive uma bolsa de projeto no meu primeiro ano de doutoramento, antes de conseguir a bolsa da FCT.
De facto, não podes conciliar as duas bolsas por causa do regime de exclusividade, mas penso que não seja essa a tua questão. Estás a pensar continuar no doutoramento pelos teus meios (pagar as propinas) e ter uma bolsa de investigação que te garanta o subsídio de manutenção, é isso? Se for esse o caso, é possível! No entanto, deves ponderar se tens tempo para fazer as duas coisas em simultâneo - investigar sobre um assunto que nada tem a ver com o teu doutoramento e ainda ter de trabalhar na tese, ou/e fazer cadeiras.

Espero ter ajudado,
Ana
É mesmo isso que falo, sim. Pois, o tema teria de ser o mais próximo possível mas certamente que não vai ser o mesmo...

Obrigado pelas respostas.

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Olá.
Pois, parece-me que entendi mal o que querias.

Uma das coisas que o orientador de outras bolsas BI pode querer é que tu a prazo concorras a BD no projecto da BI.
Por isso, sinceramente, não sei se é bom para ti te comprometeres a iniciar o doutoramento sem ter bolsa (BD) assegurada, ou uma BI no mesmo projecto que a substitua. Além de como já foi dito ser complicado estares a investigar dois temas diferentes e a pagar as propinas do teu bolso, talvez possas a prazo até preferir fazer o doutoramento no seguimento da bolsa BI que entretanto conseguires. Além de que, se fores sincero e disseres que a tua intenção é fazer doutoramento noutra área, possivelmente a pessoa da BI excluir-te-á, preferindo outro candidato que queira (ou diga que queira) seguir para doutoramento no projecto dele.
Repara que da mesma forma o teu orientador da BD podia ter-te integrado numa BI. Claro que pode não ter nenhuma disponível, mas também pode não querer investir tanto assim em ti (já que enquanto a BD não lhe "custa" nada, a BI "sai do bolso" do orçamento do projecto onde se inserir).

Boa sorte.

Responder