Se alguém, mais experiente que eu, me esclarecesse qual o prazo dito normal para a FCT comunicar se a bolsa foi ou não renovada, agradecia muito.
O 1º ano da minha BPD termina a 29 de dezembro. A 25 de Outubro, enviei à FCT o pedido de renovação da bolsa, juntamente com os pareceres dos orientadores e a minha declaração de honra que apenas me dedico á investigação. Ainda não me disseram nada. é normal, passado quase um mês? Haverá o risco de não a renovarem?
Prazo de informação da renovação da bolsa
-
- Sócios
- Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
- University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa
Re: Prazo de informação da renovação da bolsa
Olá Luísa,Luísa M Escreveu:Se alguém, mais experiente que eu, me esclarecesse qual o prazo dito normal para a FCT comunicar se a bolsa foi ou não renovada, agradecia muito.
O 1º ano da minha BPD termina a 29 de dezembro. A 25 de Outubro, enviei à FCT o pedido de renovação da bolsa, juntamente com os pareceres dos orientadores e a minha declaração de honra que apenas me dedico á investigação. Ainda não me disseram nada. é normal, passado quase um mês? Haverá o risco de não a renovarem?
Por vezes, a FCT demora mais de 1 mês a responder aos pedidos de renovação. Se não receberes resposta até ao fim de Novembro, envia um email à FCT a perguntar sobre a situação do teu processo de renovação.
Se os pareceres dos teus orientadores são positivos não há razão para a FCT não te renovar a bolsa para o 2º ano da BPD. No 1º e no 2º ano das BPD, a FCT não faz qualquer avaliação do teu trabalho, apenas verifica se os pareceres de orientadores e instituição são positivos, e apoiam a renovação. Só no caso dos pedidos de renovação para o 2º triénio da bolsa de pós-doc (i.e. na renovação do 3º para o 4º ano das BPD) é que decorre uma avaliação científica do trabalho do bolseiro (BPD) na FCT.
Reparo que mencionas que enviaste pareceres de orientadores, mas não referes o parecer da instituição. Este ano a FCT está a exigir também um parecer (carta) da instituição de acolhimento -- ver em baixo cópia de um email da FCT, enviado aos bolseiros em Maio de 2011.
Se não enviaste o parecer da instituição no teu pedido de renovação, a FCT irá pedir-te este parecer para poder processar a renovação da tua bolsa. Por isso, sugiro que envies este documento imediatamente para a FCT, para evitar atrasos na renovação da bolsa. A falta de um documento não significa que a bolsa não é renovada, apenas atrasa o processo.
Se enviaste também o parecer da instituição, então parece-me que a documentação estará completa e que será uma questão de esperares mais algum tempo pela resposta da FCT.
Cumprimentos,
Susana
--------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
............................................................................................
Mensagem enviada em Maio de 2011 aos bolseiros da FCT onde se explica como devem ser preparados os pedidos de renovação de bolsas:
From: NoReply <NoReply@fct.mctes.pt>
Date: 2011/5/13
Subject: Regulamento 2011
Caro/a Bolseiro/a,
A FCT chama a atenção para o Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011, disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2011, em particular para as alterações no que diz respeito aos Artigos 24º, 26º, 33º, 36º, 37º e 41º.
Em matéria de renovação das bolsas, de acordo com o número 3 do artigo 24º, informamos que - compete ao orientador e à instituição de acolhimento o acompanhamento dos trabalhos do bolseiro e a avaliação anual das suas actividades, a qual deve estruturar o pedido anual de renovação da bolsa. Dessa apreciação, a transmitir à FCT, constará, designadamente, a previsão do cumprimento, pelo bolseiro, do plano de trabalhos acordado e a conveniência de renovação da bolsa. Isto significa que quando efectuar o pedido de renovação da bolsa, terá de ser enviado o parecer do responsável pela formação bem como o parecer da instituição de acolhimento sobre as matérias citadas.
Mais se informa que é igualmente necessário o esclarecimento sobre a situação profissional. Neste sentido, caso o bolseiro detenha situação profissional, a mesma deverá ser devidamente comprovada pela entidade em causa onde faça menção ao regime em que se encontra (dedicação exclusiva/tempo integral, tempo parcial, etc). Caso contrário deverá ser declarada sob compromisso de honra a não existência de actividade profissional.
Com os meus melhores cumprimentos,
Francisco Sepúlveda Teixeira
Vogal do Conselho Directivo
-
- recém-chegado
- Registado: sábado set 03, 2011 2:15 pm
- University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa
Cara Susana,
foi tão amável e útil a sua resposta. Fico mais descansada...
Um grande abraço
Luisa Monteiro
foi tão amável e útil a sua resposta. Fico mais descansada...
Um grande abraço
Luisa Monteiro
-
- recém-chegado
- Registado: quarta ago 17, 2011 11:22 pm
- University/ Institute: Lisboa
Ola!
Enviei os papeis de renovaçao de BD a meio de Outubro.... Alguém já recebeu resposta?
Obrigada!
Enviei os papeis de renovaçao de BD a meio de Outubro.... Alguém já recebeu resposta?
Obrigada!
-
- recém-chegado
- Registado: terça jan 11, 2011 10:27 pm
- University/ Institute: National University of Ireland, galway
Pois, estou na mesma situação, já enviei os papeis de renovação da BD há mês e meio e nada ainda da FCT.