Caríssimos,
Felizmente consegui bolsa, mas como estou na Suiça não chega para a cova e um dente e estou a ter dificuldades em convencer o meu supervisor de que é suficiente.
Daí a minha pergunta,
Alguém sabe com que periodicidade se podem solicitar os outros subsídios, isto é:
viagens na Europa, viagens fora da Europa, participação em encontros científicos. Os valores tecto são anuais? Para os 4 anos ? De cada vez que se solicita um subsídio?
Suponho que o subsídio de instalação seja único.
Alguém sabe valores para o subsídio anual de viagem (entre portugal e lugar de investigação)?
Para finalizar, dado que a minha universidade não cobra propinas, alguém tem ideia de que custos posso tentar integrar na componente "Pagamento anual por registo, propinas e custos associados ", isto é, o que são os custos associados?
Muito obrigada,
Boa sorte com os recursos...
No ano passado tb não consegui e este sim...
Subsídios para além do subsídio mensal
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jan 13, 2011 12:51 pm
- University/ Institute: EPFL
Re: Subsídios para além do subsídio mensal
Não estou nem passei por essa situação, pelo que não posso dar uma resposta baseada na minha experiência pessoal.
Os valores a pagar estão na página da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt , vê a secção "outros subsídios")
Creio que os valores indicados são anuais.
Se a tua universidade não cobra nenhum custo de propinas, inscrição, etc creio que não terás direito a nada nessa rubrica.
Se mais ninguém te der nenhuma resposta, ou mesmo que dêem, eu diria para confirmares com a FCT, id.bolsas@fct.mctes.pt , indicando a referência da tua bolsa, para uma resposta personalizada. Ou se preferes permanecer anónima, telefona (+351 21 392 43 10) ou manda mail para info.bolsas@fct.mctes.pt a perguntar - mas nota que é menos seguro que te respondam.
Boa sorte
Os valores a pagar estão na página da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt , vê a secção "outros subsídios")
Creio que os valores indicados são anuais.
Se a tua universidade não cobra nenhum custo de propinas, inscrição, etc creio que não terás direito a nada nessa rubrica.
Se mais ninguém te der nenhuma resposta, ou mesmo que dêem, eu diria para confirmares com a FCT, id.bolsas@fct.mctes.pt , indicando a referência da tua bolsa, para uma resposta personalizada. Ou se preferes permanecer anónima, telefona (+351 21 392 43 10) ou manda mail para info.bolsas@fct.mctes.pt a perguntar - mas nota que é menos seguro que te respondam.
Boa sorte
-
- investigador em formação
- Registado: quarta ago 26, 2009 9:21 pm
- University/ Institute: Universitätsklinikum RWTH Aachen
Sim, os valores indicados sao anuais e são os que estão na página da FCT.
Pela minha experiência o único subsidio que tem de ser explicitamente requerido é o subsídio de instalação no inicio da bolsa.
O subsidio de viagem, assim como o subsidio de participacao em encontros científicos são transferidos automaticamente aquando da primeira prestação da bolsa. Não estão previstos outros tipos de apoio nestas categorias (viagens, congressos, etc), só mais tarde na fase de entrega da dissertação.
Mesmo a faculdade não cobrando propinas, é possível requerer Bench Fees que só serão financiados dentro dos moldes previstos pela FCT:
"Entende-se por bench fees todas as despesas necessárias à formação do bolseiro exigidas pela instituição académica estrangeira. Só são aceites despesas com consumíveis (a título de exemplo, não são financiadas as despesas referentes à compra de equipamentos ou material de escritório).
O valor máximo de propinas e bench fees a pagar no estrangeiro está limitado a 12 500,00 € por ano de bolsa. (FAQs FCT)"
É muito variável o que a FCT financia em termos de Bench Fees, mas isto significa que, dependendo da área de investigação, muitas coisas nunca serão financiadas, embora perfeitamente justificáveis.
Ana
Pela minha experiência o único subsidio que tem de ser explicitamente requerido é o subsídio de instalação no inicio da bolsa.
O subsidio de viagem, assim como o subsidio de participacao em encontros científicos são transferidos automaticamente aquando da primeira prestação da bolsa. Não estão previstos outros tipos de apoio nestas categorias (viagens, congressos, etc), só mais tarde na fase de entrega da dissertação.
Mesmo a faculdade não cobrando propinas, é possível requerer Bench Fees que só serão financiados dentro dos moldes previstos pela FCT:
"Entende-se por bench fees todas as despesas necessárias à formação do bolseiro exigidas pela instituição académica estrangeira. Só são aceites despesas com consumíveis (a título de exemplo, não são financiadas as despesas referentes à compra de equipamentos ou material de escritório).
O valor máximo de propinas e bench fees a pagar no estrangeiro está limitado a 12 500,00 € por ano de bolsa. (FAQs FCT)"
É muito variável o que a FCT financia em termos de Bench Fees, mas isto significa que, dependendo da área de investigação, muitas coisas nunca serão financiadas, embora perfeitamente justificáveis.
Ana
-
- cientista sempre presente
- Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
- University/ Institute: Faculdade de Ciências
For grants awarded to Portuguese nationals that include stays abroad, and for foreign nationals in Portugal, the following components may be also be included:
a.A predetermined annual travel allowance if justified;
b.A predetermined one-time moving allowance for stays equal to or greater than six consecutive months.
Através do que leio aqui, ficou com a impressão que quem teve bolsa de doutoramento totalmente no estrangeiro (como eu) não pode beneficiar do subsídio de instalação e de deslocação.
É verdade?
a.A predetermined annual travel allowance if justified;
b.A predetermined one-time moving allowance for stays equal to or greater than six consecutive months.
Através do que leio aqui, ficou com a impressão que quem teve bolsa de doutoramento totalmente no estrangeiro (como eu) não pode beneficiar do subsídio de instalação e de deslocação.
É verdade?
-
- investigador em formação
- Registado: quarta ago 26, 2009 9:21 pm
- University/ Institute: Universitätsklinikum RWTH Aachen
Penso que neste caso se estão a referir a bolseiros com bolsa mista.
Eu tenho bolsa no estrangeiro e recebi o subsidio de deslocação sem sequer ter pedido nada à FCT. Não sei se entretanto os critérios mudaram.
Não pedi o de instalação porque já estava a morar no país, nem sequer considerei a opção, mas penso que existem casos em que isso será possível (acho que já vi isso mencionado num post algures no forum), dependendo da justificação que se der à FCT e da interpretação deles.
Eu tenho bolsa no estrangeiro e recebi o subsidio de deslocação sem sequer ter pedido nada à FCT. Não sei se entretanto os critérios mudaram.
Não pedi o de instalação porque já estava a morar no país, nem sequer considerei a opção, mas penso que existem casos em que isso será possível (acho que já vi isso mencionado num post algures no forum), dependendo da justificação que se der à FCT e da interpretação deles.
-
- cientista sempre presente
- Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
- University/ Institute: Faculdade de Ciências
ascosta Escreveu:Penso que neste caso se estão a referir a bolseiros com bolsa mista.
Sim, se realmente eles dizem que dão o subsídio de instalação para períodos no estrangeiros iguais ou superiores a 6 meses, é pq devem estar a incluir as bolsas no estrangeiro também! Parece-me.