Reconhecimento do grau de doutor em Portugal

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
analu
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 09, 2005 7:45 pm

Reconhecimento do grau de doutor em Portugal

Mensagem por analu »

Sou estudante de doutoramento em Espanha e fui bolseira da FCT. Queria saber se me podem ajudar nas seguintes questoes:

- Se é uma universidade estrangeira que me concede o Grau de doutor (neste caso Espanha), tenho que pedir depois o reconhecimento do Grau para poder trabalhar em Portugal (por exemplo como docente) ?

-Têm conhecimento de alguma situação em que o aluno defendeu a tese em 2 universidades ? (eu estou matriculada como aluna de doutoramento em duas universidades, uma portuguesa e outra espanhola mas ainda não consegui saber se é juridicamente possível defender a tese nos dois sítios).

Agradeço a vossa ajuda

Ana

Joana Carvalho
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: sexta abr 15, 2005 11:41 am

Mensagem por Joana Carvalho »

Quanto à primeira questão que colocas, penso que só terás que solicitar o reconhecimento do grau de doutor em Portugal caso isso seja exigido num eventual concurso que estejas interessada em concorrer.

Relativamente à segunda pergunta, penso que é possivel defenderes a tese em duas instituições, dado que estás inscrita na instituição portuguesa e espanhola. Procuraste esclarecer esta informação na tua faculdade?

Entretanto esta semana vamos contactar a FCT para esclarecer uma série de dúvidas e confirmamos esta informação.

analu
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 09, 2005 7:45 pm

Mensagem por analu »

sim, já tentei esclarecer a situaçao junto da FCT, da minha universidade (IST) e na reitoria da UTL. Na FCT nao sabem, acham que depende da universidade. No IST também nao têm a certeza e mandaram um oficio para a reitoria. Na reitoria, a pessoa com quem eu falei, também nao sabia responder.

Normalmente esta situaçao nao se verifica uma vez que quando estao envolvidas duas universidades estrangeiras, costuma-se estabelecer um protocolo entre as duas entidades no inicio do doutoramento (o chamado doutoramento em co-tutela). No entanto no meu caso nao se estabeleceu esse protocolo, por desconhecimento da minha parte e dos orientadores.

De qualquer modo muito obrigado pela ajuda.

agrenha
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 10, 2005 9:40 am

Mensagem por agrenha »

Olá,

eu também sou estudante de doutoramento em Espanha e sei que quando voltares para Portugal, para exerceres aí qualquer posição com o teu grau, seja de docência ou não, tens de ter o reconhecimento do teu doutoramento como equivalente ao grau de doutor por uma Universidade Portuguesa. Isso é muito fácil se tens a a tua licenciatura portuguesa homologda à correspondente espanhola. Se não a tens a coisa já se complica, porque tardam bastante em dar-ta. De qualquer forma eu recomendaria que contactasses o NARIC, que é a instituição responsável pelo reconhimento de graus estrangeiros em Portugal. O telefone é 213126098/213126145.

Também podes ir à net, e com a palavra Naric já te sai qualquer coisa que podes procurar.

Boa sorte,

Ana
Ana Grenha, PhD

fenguita
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 29, 2005 8:30 pm

Reconhecimento titulo Doutor espanhol

Mensagem por fenguita »

Ola :

Relativamente a tua pergunta, posso-te contar a minha experiencia. Eu sou doutorado pela universidade de Salamanca, e espanhol. Dou aulas na Universidade Lusofona e em lugar de pedir a equivalencia do titulo de doutor (que resulta extremadamente lenta e cara), registei o meu titulo.

Ja foi feito ha algum tempo, mas basicamente so tive que pagar 30 contos na Reitoria da Universidade de Lisboa, preencher um papel a solicitar o registo do titulo, e entregar o dito canudo para que na Reitoria fosse posto um carimbo na parte de atras do titulo.

Bom, imagino que as coisas podem ter mudado desde o ano 2000, mas podes-te informar na Reitoria.

Francisco J. Enguita
ITQB
Oeiras

agrenha
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 10, 2005 9:40 am

Mensagem por agrenha »

Pois, mas pelo que sei isso só acontece se reconhecerem o teu título de licenciado em Portugal. E é diferente, porque pelo que entendi fizeste a tua licenciatura em Espanha, verdade?

É que no meu caso a minha licenciatura é portuguesa e assim, quando vais para o estrangeiro fazer o teu doutoramento, para voltares a Portugal eles exigem que o teu doutoramento seja válido (isto é, que possas exercer com ele) no país onde o fizeste. E em Espanha, para poder trabalhar usufruindo do meu título de doutora, exigem-me o reconhecimento da licenciatura que tenho, não sendo suficiente o grau de doutor, que por acaso é obtido numa universidade deles. Assim, quando volto a Portugal, como me exigem que o título de doutor seja válido em Espanha e por sua vez em Espanha para que tal ocorra tenho de ter homologado o meu título de licenciada, no final de tudo, para poder ter o registo do título em Potugal, tenho de ter a licenciatura homologada em Espanha, e isso nem sempre é fácil. E acima de tudo, leva muito tempo.

Espero que isto ajude.
Ana Grenha, PhD

Responder