relatório anual deve ser detalhado?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rui mesquita
Sócios
Sócios
Registado: sábado jul 17, 2004 3:27 pm

relatório anual deve ser detalhado?

Mensagem por rui mesquita »

Como é sabido, para que a bolsa seja renovada, devemos apresentar um relatório detalhado das actividades realizadas e o plano de trabalhos futuro. Uma vez que já apresentei um relatório de 80 páginas ao orientador, contactei a FCT no sentido de saber se também poderia apresentar o mesmo relatório no processo de renovação; ao que me responderam que um relatório tão extenso (?) estava completamente fora de consideração...sem que me soubessem dizer de que forma devia então apresentar o relatório.
É por isso que vos pergunto se sabem da existência de um limite definido de páginas ou de um modelo para a apresentação desse relatório :wink:

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao

Que tipo de bolsa estas a renovar? e que ano da bolsa?

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

??

rui mesquita
Sócios
Sócios

Eu também fiquei surpreso e confuso com a resposta da FCT...até porque creio que o parecer do orientador deve incidir sobre o relatório apresentado à FCT.
Talvez seja melhor enviar o relatório tal como está...se houver problemas, a FCT indicará a forma de os resolver.

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

nunca ouvi tal coisa. Normalmente 'e verdade que envio um relatorio todos os anos com cerca de 10 paginas no maximo mas sei de pessoas que enviam bastante mais. Agora nao aceitarem?

Que tal telefonar para la' e perguntar outra vez?

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Mensagem por alexandra rosa »

Que eu saiba nao ha' nenhum modelo para o relatorio.

Eu normalmente envio 2 paginas :).

O meu conselho é que escrevas um abstract do relatorio que escreveste para o teu chefe :)

Alexandra
Alexandra Rosa
Ex-cientista

rui mesquita
Sócios
Sócios

alexandra rosa Escreveu:Que eu saiba nao ha' nenhum modelo para o relatorio.

Eu normalmente envio 2 paginas :).

O meu conselho é que escrevas um abstract do relatorio que escreveste para o teu chefe :)

Alexandra
Penso que é isso o melhor a fazer.

Obrigado a todos :wink:

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University

relatórios

Mensagem por anavaldez »

Olá!!!

Desculpem, hoje estou muito "produtiva"!
Também tenho que entregar os papéis para a renovação da bolsa até ao fim de agosto, mas preciso de o fazer mais depressa, porque nessa altura já estou novamente nos EUA.
Como sou marinheiro de primeira viagem, preciso da vossa ajuda. Já percebi que não há qualquer tipo de "relatório-tipo", portanto vou apenas transformar numa forma mais legível o esquema que tenho sobre o que fui fazendo. Tenciono incluir aulas, conferências, trabalho e bibliografia lida... suponho que um relatório de um doutoramento em história seja ligeiramente diferente do de alguém de ciências cuja pesquisa é feita em laboratório e tem resultados que se podem ir anotando. Eu ainda ando de volta da bibliografia, escrevendo umas coisas aqui e outras acolá.
Já tenho um relatório do meu orientador de Yale, e tenho uma reunião agendada com o meu orientador aqui da FLUL. No entanto, estou com dúvidas no que diz respeito ao parecer da instituição. Quando fui à secretaria da FLUL mandaram-me pedir certificados de inscrição e de cadeiras, ora eu não estou certa de que seja isso que têm em mente. Mas também não me entendo com as informações prestadas pela FCT. Continuam a dizer-me que é um papel passado pela secretaria.

Será que alguém me poderia ajudar?
Muito obrigada,

Ana Valdez

rui mesquita
Sócios
Sócios

Em relação ao parecer da instituição, aquilo de que fui informado num mail da FCT é:

"Informamos que o parecer da instituição académica que confere o grau, necessário para a renovação das bolsas de doutoramento, deve referir que o bolseiro se encontra matriculado como aluno de doutoramento durante o período para o qual a bolsa será renovada".

anavaldez
cientista regular
cientista regular

obrigada

Mensagem por anavaldez »

Rui,

Obrigada pela tua resposta. No entanto, isso parece-me uma ideia caricata tendo em conta que, por exemplo na FLUL, as matrículas são só quase no fim de Outubro e eu tenho que pedir a renovação agora...
A ver vamos o que vai acontecer!

Ana

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Mensagem por alexandra rosa »

Olá Ana,

no caso da FCUL o processo é muito simples. Vou com o papel que certifica que estou inscrita em doutoramento nesta faculdade (passado pelos serviços centrais da mesma aquando da inscrição/aceitação como aluna de doutoramento) ao departamento de física e lá passam uma declaração em como estou a realizar doutoramento naquele departamento sob orientação do professor tal e que recomendam a renovação da bolsa. Como este é um processo regular para muita gente eles já têm uma minuta e em 2 ou 3 dias dependendo do tempo que o/a presidente do departamento leva a assinar o papel, tenho a declaração.

Imagino que na tua faculdade não deva ser muito diferente.

Alexandra

PS- Normalmente o que leva mais tempo a obter no processo de renovação da bolsa é a carta do orientador :).
Alexandra Rosa
Ex-cientista

anavaldez
cientista regular
cientista regular

pois

Mensagem por anavaldez »

Alexandra,

Diria que a carta dos orientadores é mesmo o mais fácil porque me dou mto bem com ambos. Já tenho a do americano e amanhã terei a daqui de Lisboa. Se o meu prof ainda fosse o presidente do departamento isso tb não seria um problema, mas como está tudo de férias talvez seja mais complicado. Aliás, como estive fora nem sei quem o subsituíu... vou mandar o que tenho agora e se eles precisarem de mais alguma coisa, que me peçam. Talvez seja o mais simples de tudo.
Obrigada,

Ana

Responder