Residências Universitárias

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
kroggia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 10, 2006 1:36 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Residências Universitárias

Mensagem por kroggia »

Em outro tópico, o colega DC sugeriu uma pergunta aos bolseiros: "quantos deles habitam em residências universitárias e a que distância se encontram do seu local de trabalho (e o seu custo)".

Sou estudante de doutoramento no Técnico. Há uma residência do IST exclusivamente para estudantes de pós-graduação, professores deslocados e visitantes a qual resido. A residência fica a 15 minutos a pé do campus da Alameda, oferece quartos simples ou duplos (uma cama de casal) além de uma suíte e uma pequeno apartamento. Os preços são de 390€ para quarto simples e 500€ para quarto duplo. A casa de banho é compartilhada (duas por piso, sendo 6 quartos servidos no piso). Temos TV e internet wireless em todos os quartos, serviço de limpeza da residência de segunda a sexta e uma cozinha com bom espaço em cada andar. Mais informações em http://rbaldaques.ist.utl.pt/

E os demais, quem reside em Residência Universitária? Eu também gostaria de saber quais os preços gerais praticados pelas outras universidades e quais as condições e facilidades dos alojamentos.

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Já que "lancei" o tópico também dou o meu contributo....

Estou na FCT no Monte da Caparica. Existe uma residência mas é para alunos "carênciados". A lista de espera é grande...

Assim o mais normal é alugar "casa/quarto" nas redondezas (o meu caso actual) ou em Lisboa, sujeito às regras do mercado. (+custos de transporte)

Neste momento tenho uma casa alugada por 350 euros (abaixo do valor habitualmente praticado na zona) e estou a uma distância de +-2,5km do campus (feitos de carro, não há condições para andar a pé ou de bicicleta).

Uma questão: a residência do IST tem sempre "lugares disponiveis"? Ou seja, é capaz de abranger toda a população de "estudantes de pós-graduação, professores deslocados e visitantes" ou alguns têm de ficar de fora?

Gostava, muito sinceramente, de ver aberto um inquérito sobre estas questões. Acho que são demasiado importantes para se deixarem "descurar" quando se discute "valores de bolsas".

kroggia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 10, 2006 1:36 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por kroggia »

A Residência em que moro possui 12 quartos simples, 6 duplos, uma suíte e um apartamento tipo T0. De uns tempos pra cá anda sempre praticamente lotada e dependendo da época do ano há lista de espera. Isso porque há tanto moradores, que permanecem por longos períodos, quanto pesquisadores visitantes, que permanecem por algumas semanas apenas.

deesypinto
Sócios
Sócios
Registado: quarta set 17, 2008 11:06 pm
University/ Institute: UBI

Re: Residências Universitárias

Mensagem por deesypinto »

Olá! Eu quando estou na Covilhã, fico alojada na residencia de docentes. É muito fixe porque fica ao lado de uma cantina e está a 5min da UBI. O preço mensal é de 249.50 euros sem as contas (gás, água e luz) e estou num T0 todo mobilado. Tem óptimas condições. Acho que em geral deve ser uma das mais baratas.

Espero ter contribuído... dgp

Responder