Informações acreca de BD em 2008

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Angelina Alves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 15, 2008 1:51 pm

Informações acreca de BD em 2008

Mensagem por Angelina Alves »

Bom dia a todos!
É a primeira vez que participo no fórum.
Vou concorrer a uma BD da FCT este ano e gostaria de saber se me podem esclarecer as seguintes dúvidas:

- vou concorrer sem completar o Mestrado, pois só fiz o 1º ano, que me equivaleu a uma pós-graduação. Esta formação complementar contará para alguma coisa? dão alguns pontos extra por issso?

- Se concorrer na 1ª fase e não conseguir a bolsa, posso voltar a concorrer na 2ª fase? Ou somos automaticamente remetidos para a 2ª fase, caso não consigamos na 1ª?

- Li aqui no Fórum que está previsto a abertura de BD só para isenção de propinas. Alguém me sabe dizer se este ano já abrirá este concurso?

-Para concorrer à BD, temos de enviar o currículo. O mesmo é preenchido num formulário próprio on-line ou podemos enviar um currículo feito por nós, que seguirá em anexo à candidatura?

- Se pedirmos uma carta de recomendação, valorizará a nossa candidatura?

- Tenho um artigo científico que será publicado ainda este ano e participo em vários projectos de investigação. Estes aspectos são valorizados?

São muitas questões, mas se alguém tiver a amabilidade de me responder, agradeço imenso.

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Re: Informações acreca de BD em 2008

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

Angelina Alves Escreveu:Bom dia a todos!
É a primeira vez que participo no fórum.
Vou concorrer a uma BD da FCT este ano e gostaria de saber se me podem esclarecer as seguintes dúvidas:

- vou concorrer sem completar o Mestrado, pois só fiz o 1º ano, que me equivaleu a uma pós-graduação. Esta formação complementar contará para alguma coisa? dão alguns pontos extra por issso?
no primeiro ano em que concorri estava mais ou menos na tua situação e contaram-me a parte escolar do mestrado. no meu caso deram-me 0.5 no mérito pessoal por isso.
- Se concorrer na 1ª fase e não conseguir a bolsa, posso voltar a concorrer na 2ª fase? Ou somos automaticamente remetidos para a 2ª fase, caso não consigamos na 1ª?
não, é só um concurso, por isso só podes concorrer numa das fases. se concorreres na primeira e não tiveres bolsa e não estiveres na zona cinzenta (aquela em que se espera pelos resultados da segunda fase para ver se a linha de corte baixa até um determinado valor), não podes concorrer na segunda.
- Li aqui no Fórum que está previsto a abertura de BD só para isenção de propinas. Alguém me sabe dizer se este ano já abrirá este concurso?
eu tenho as minhas dúvidas, mas pode ser que este ano nos surpreendam :)

-Para concorrer à BD, temos de enviar o currículo. O mesmo é preenchido num formulário próprio on-line ou podemos enviar um currículo feito por nós, que seguirá em anexo à candidatura?
toda a candidatura é feita online, incluindo certificados de habilitações que têm de estar em formato digital.

- Se pedirmos uma carta de recomendação, valorizará a nossa candidatura?
depende. no guião de avaliação não ha nada em relação a isso, logo os avaliadores podem tê-la em conta ou não.
- Tenho um artigo científico que será publicado ainda este ano e participo em vários projectos de investigação. Estes aspectos são valorizados?
sim, faz parte do teu CV.
só que há áreas e avaliadores que não consideram os artigos aceites, só os que já estão mesmo publicados...isso acaba por depender da área.

espero ter ajudado nalguma coisa.
boa sorte.

Angelina Alves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 15, 2008 1:51 pm

Obrigada

Mensagem por Angelina Alves »

Ajudou muito.
Espero que este ano hajam bolsas só para propinas também.
Obrigada.

Responder