O milagre das citações

Informações recentes no universo dos bolseiros. Notícias da imprensa sobre ciência são também bem-vindas.
Responder
Torgal
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1199
Registado: quarta dez 09, 2015 8:17 am
University/ Institute: Minho

O milagre das citações

Mensagem por Torgal » sexta set 13, 2019 8:30 am

Tendo em conta que a imprensa Portuguesa continua a dar crédito à farsa do ranking Times Higher Education façamos uma pesquisa na Web of Science relativa aos artigos mais citados publicados nos últimos 5 anos para ver como é que a UCatólica se compara com a UPorto. Os resultados revelam que:

Artigos Top 1% mais citados
UPorto........293 artigos
UCatólica.....29 artigos

Se admitirmos que a UPorto com os seus quase 1400 ETI tem o dobro dos ETIs da UCatólica então isso significa que o rácio (artigo altamente citado/ETI) é 5 (cinco) vezes superior ao da UCatólica. Note-se que a UCatólica não revela quantos ETIs possui apenas que o seu orçamento de 65 milhões de euros/ano, permite pagar mais de 1165 docentes sendo desses 187 docentes estrangeiros. https://www.ucp.pt/pt-pt/catolica/insti ... em-numeros pelo que admitir que esses 1165 docentes correspondem a 700 ETIs não é estimativa que fique muito longe da realidade. Conclusão o rácio (artigo no top 1%/docente ETI) é muito desfavorável à UCatólica quando comparado com o da UPorto.

Não esqueçamos porém que o ranking da THE não disse que a UPorto e a UCP estavam ao mesmo nível em termos de citações, mas que a UCatólica estava muito acima do desempenho da UPorto e fazia companhia às melhores universidades do Mundo o que torna muito mais difícil perceber os rácios acima a não ser que a extraordinária classificação da Católica, como a melhor universidade Portuguesa, seja afinal um verdadeiro milagre, pelo que urge rapidamente proceder à canonização da mesma para dessa forma colocar Portugal no mapa mundial como o único país com uma universidade que faz milagres.

Responder