Seguro Social Voluntário,devo paga-lo com a bolsa terminada?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ppinto
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 22, 2005 12:33 pm
Localização: Universidade do Algarve

Seguro Social Voluntário,devo paga-lo com a bolsa terminada?

Mensagem por ppinto »

Olá!

Tenho tido uma bolsa de Doutoramento da FCT que termina agora.

Tenho pago o Seguro Social Voluntário mas estou com dúvidas em relação ao que fazer no fim de bolsa, continuar ou não a pagar (sem receber).

Na Seg.Social de Faro disseram que "acham" que não deveria pagar, pois já não recebo, mas não me pareceram muito certos.

Alguem já passou por isto que me saiba dizer como fez?
Se deixar de pagar poderei ter problemas no futuro por ter um "buraco" nas contribuições durante x tempo?

Obrigado!

Patricia

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Ola' Patricia,

Desde ja te digo que nunca passei por essa situacao (ainda!) e portanto o que vou escrever é a minha interpretacao do que li e do que sei que sao as vantagens do SSV.

Vide':
http://195.245.197.196/left.asp?02.10.01
http://195.245.197.196/preview_document ... 7629&m=DOC

Parere-me que quando nao recebemos bolsa nao fara' sentido pagar o SSV do nosso bolso. As vantagens nao compensam o valor que estamos a pagar. Claro que quando é a FCT a pagar é melhor do que nada.

Claro que com isso nao estamos a descontar esses meses para a reforma (nao esquecer que por outro lado estamos apenas a descontar o ordenado minimo e o ultimo governo passou a contar toda a carreira contributiva para o calculo da reforma). Do ultimo estatuto do bolseiro advem que quando estamos doentes podemos estar de "baixa", deixado de receber bolsa e passando a receber subsidio de doenca pago pela SS (mas no valor do ordenado minimo). Sao as duas principais beneficios que estara's a perder.

Ha no entanto um caso em que me parece que vale apena continuar a pagar por um par de meses. é quando sabemos que vamos iniciar outra bolsa em Portugal num curto espaco de tempo. Deixar cancelar o SSV e ter de passar pelo processo burocratico é uma coisa que pessoalmente acho que vale apena evitar. Mas apenas no caso de ter de pagar por uns meses.

Quanto á tua duvida se terias problemas por ter um "buraco" nas contribuicoes. Nao vejo razao para tal, para todos os fins durante o tempo que nao receberes seras desempregada. Os desempregados nao tem problemas por haver alturas em que nao contribuem.

Espero que ajude alguma coisa,

David


PS: Um resumo de todas as discussão até ao momento sobre o SSV pode ser encontrado aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=450
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

ppinto
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 22, 2005 12:33 pm
Localização: Universidade do Algarve

Mensagem por ppinto »

Obrigado pela resposta!

Entretanto hoje estive na Seg. Social de Loulé e tb me disseram que posso deixar de pagar, devendo para tal escrever uma carta à SegSocial a dizer que terminou a bolsa.

Tb já tinha pensado em não deixar de pagar se vier a receber outra bolsa. Vou deixar passar mais uns tempos até saber os resultados de uma bolsa a q concorri...

Obrigado :wink:

Patricia

Responder