Seguro social voluntario, atrasos no reembolso pela FCT?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Ines
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: segunda nov 22, 2004 2:43 pm
Localização: Universidade do Minho

Seguro social voluntario, atrasos no reembolso pela FCT?

Mensagem por Ines »

Olá!
Alguém me sabe dizer se a FCT costuma reembolsar todos os meses o seguro social ou costuma haver atrasos? Não recebi ainda o mês passado e não sei se é habitual pois é só a segunda vez.
Outra coisa: quem tem bolsa de doutoramento já recebeu o mês de Agosto? É que eu recebi o papel que costumam enviar já no dia 20 e o dinheir ainda não está na conta... Tentei telefonar mas ninguém me atende...
Obrigada,
Inês

alexandra rosa
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 349
Registado: sábado abr 24, 2004 3:38 pm

Re: Seguro social voluntario.

Mensagem por alexandra rosa »

Olá Inês,
Ines Escreveu:Olá!
Alguém me sabe dizer se a FCT costuma reembolsar todos os meses o seguro social ou costuma haver atrasos? Não recebi ainda o mês passado e não sei se é habitual pois é só a segunda vez.
É normal haver atrasos.
Outra coisa: quem tem bolsa de doutoramento já recebeu o mês de Agosto? É que eu recebi o papel que costumam enviar já no dia 20 e o dinheir ainda não está na conta...
Deves receber na 2ª. Dantes eu recebia às vezes logo quando recebia a carta mas desde o ínicio do ano tenho só recebido no dia 1, embora a carta venha antes.

Alexandra
Alexandra Rosa
Ex-cientista

Ines
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: segunda nov 22, 2004 2:43 pm
Localização: Universidade do Minho

Mensagem por Ines »

Obrigada! :)
Como as coisas andam neste país, uma pessoa fica logo a pensar se não estarão sem $. :)
Um abraço.

chriskimsey
Sócios
Sócios
Mensagens: 24
Registado: domingo mar 26, 2006 11:38 pm
Localização: Fac. Psicologia e Ciências da Educação - Univ. Lisboa
Contacto:

Seguro social voluntario.

Mensagem por chriskimsey »

Ines Escreveu:Olá!
Alguém me sabe dizer se a FCT costuma reembolsar todos os meses o seguro social ou costuma haver atrasos? Não recebi ainda o mês passado e não sei se é habitual pois é só a segunda vez.

É normal haver atrasos.
Antes de formular esta questão vi todo o "SSV - resumo" e fiz a pesquisa. O mais perto que encontrei foi a citação acima.

Inscrevi-me no SSV na SS de Cascais em Abril com efeitos desde Março de 2006. Em Outubro veio a resposta da SS. Agora tenho que pagar o acumulado de 8 meses de SSV, que são 617, 44 euros. Não tenho disponibilidade finaceira para pagar este dinheiro de uma só vez, sobretudo se souber que há grandes atrasos no ressarcimento por parte da FCT.

As minhas questões (preferencialmente a bolseiros mais antigos do que eu, que já pagaram o SSV e foram ressarcidos pela FCT) são as seguintes:
1. quão grande são os atrasos da FCT no ressarcimento do SSV?
2. costumam haver problemas em pedir o ressarcimento de tantos meses seguidos?
3. a FCT ressarce tudo o que pedirmos ou vai pagar um mesinho de cada vez?

Dependendo do que for tradição acontecer, eu próprio vou estabelecer a minha cronologia de pagamentos/pedidos de ressarcimento do SSV...

Obrigado

Chris Kimsey
"A educação é um sistema de ignorância imposto" (Noam Chomsky)

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Olá

No meu caso a primeira vez que paguei foram, se não me engano, 9 meses e depois de ter enviado os recibos para a FCT fui reembolsada da totalidade de uma só vez.

Quanto ao tempo que a FCT leva a pagar o SSV, já me aconteceu enviar recibos logo nos dias 1, 2 ou 3 e receber no mês seguinte, mas o mais provável é, por exemplo, o que enviares agora ser reembolsado em Dezembro.

Nunca tive de esperar mais do que este tempo.

Espero que ajude.
Assistant Professor - DEG/IST/UTL
Sócia da ABIC

chriskimsey
Sócios
Sócios
Mensagens: 24
Registado: domingo mar 26, 2006 11:38 pm
Localização: Fac. Psicologia e Ciências da Educação - Univ. Lisboa
Contacto:

Informação pedida e respondida!

Mensagem por chriskimsey »

Susana Relvas Escreveu:Olá No meu caso a primeira vez que paguei foram, se não me engano, 9 meses e depois de ter enviado os recibos para a FCT fui reembolsada da totalidade de uma só vez.
Quanto ao tempo que a FCT leva a pagar o SSV, já me aconteceu enviar recibos logo nos dias 1, 2 ou 3 e receber no mês seguinte, mas o mais provável é, por exemplo, o que enviares agora ser reembolsado em Dezembro. Nunca tive de esperar mais do que este tempo.
Espero que ajude.
Ajuda imenso :wink: , Susana. Muito obrigado! :lol: Há quanto tempo és bolseira? :?

Chris Kimsey
"A educação é um sistema de ignorância imposto" (Noam Chomsky)

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Bolseira de Doutoramento (ou da FCT, que é o que está em causa), sou desde Janeiro de 2005.

Esse meu primeiro pagamento foi em Setembro de 2005, se não me engano. A partir daí tem sido regular. Normalmente acumulo 3 meses, envio recibos e aguardo o reembolso.

Boa sorte!
Assistant Professor - DEG/IST/UTL
Sócia da ABIC

chriskimsey
Sócios
Sócios
Mensagens: 24
Registado: domingo mar 26, 2006 11:38 pm
Localização: Fac. Psicologia e Ciências da Educação - Univ. Lisboa
Contacto:

Mensagem por chriskimsey »

Susana Relvas Escreveu:Bolseira de Doutoramento (ou da FCT, que é o que está em causa), sou desde Janeiro de 2005. Esse meu primeiro pagamento foi em Setembro de 2005, se não me engano. A partir daí tem sido regular. Normalmente acumulo 3 meses, envio recibos e aguardo o reembolso. Boa sorte!
Obrigado, Susana :P . Foi muito útil.

Chris Kimsey
"A educação é um sistema de ignorância imposto" (Noam Chomsky)

RicardoSousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quinta set 07, 2006 3:14 pm
Localização: Universidade do Porto

Mensagem por RicardoSousa »

É bom saber disto.
Esta foi a primeira vez que senti um atraso por parte da FCT.

Cumprimentos

Ricardo Sousa

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Mensagem por Susana Relvas »

Olá

Mais uma vez SSV... Daí que não tenha aberto um tópico novo.
Como já regularizei pagamentos atrasados, agora dava-me mais jeito começar a pagar pelo multibanco. Mas tenho uma dúvida, o talão do multibanco serve como recibo? É esse talão que se envia para a FCT?

Entretanto decidi telefonar para a FCT e desde 2ªfeira até hoje, só hoje me atenderam. Quando disse que gostava de saber uma informação sobre BDs a telefonista disse-me "olhe, tem de desligar o telefone. é que o atendimento começou há 15 minutos e já tenho 10 chamadas em espera." E eu disse que a minha pergunta era simples, não tinha a ver com concursos, ao que me foi respondido "só há uma pessoa a atender telefonemas de todos os assuntos..." !!!!!! Não vale a pena contar o resto da conversa, isto é vergonhoso!!!....
Assistant Professor - DEG/IST/UTL
Sócia da ABIC

chriskimsey
Sócios
Sócios
Mensagens: 24
Registado: domingo mar 26, 2006 11:38 pm
Localização: Fac. Psicologia e Ciências da Educação - Univ. Lisboa
Contacto:

Mensagem por chriskimsey »

Susana Relvas Escreveu:Olá Mais uma vez SSV... Daí que não tenha aberto um tópico novo. Como já regularizei pagamentos atrasados, agora dava-me mais jeito começar a pagar pelo multibanco. Mas tenho uma dúvida, o talão do multibanco serve como recibo? É esse talão que se envia para a FCT?
Na SS de Cascais disseram-me uma vez que "era muito conveniente" que o primeiro pagamento do SSV fosse feito na tesouraria da própria SS e que, daí em diante, poder-se-ia pagar por Multibanco. :?

Se eu fosse a ti - e é o que eu vou fazer - guardava o primeiro recibo (ou cópia dele) comigo e pagava por multibanco. Depois, cada vez que enviava os recibos de Multibanco do SSV para a FCT fazia uma correspondência entre o número de conta (ou outro) que aparece no talão do multibanco e o mesmo número que aparece no primeiro recibo assinalando a marcador fluorescente ambos os números para aqueles ignorantes verem que se trata do mesmo pagamento mas que apenas diferiu a forma de o fazer. :roll:
"A educação é um sistema de ignorância imposto" (Noam Chomsky)

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

Caros colegas,

Nunca tive qualquer problema em pagar a SS pelo multibanco, logo depois de ter regularizado o primeiro pagamento de vários meses.
O que faço sempre é tirar uma fotocópia do recibo, depois de ter preenchido os meus dados.
É essa fotocópia que envio para a FCT. O recibo fico sempre com ele!
Nunca foi necessário sublinhar nada, nem tão pouco esclarecer qualquer diferença na forma de pagamento.
Como disse: até agora não tive qualquer problema!

Boa sorte! :D

Carla

marguinha
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça nov 14, 2006 4:51 pm
Localização: Universidade da Madeira

Dúvida

Mensagem por marguinha »

OLá, Sou aluna de Doutoramento desde Fevereiro de 2006 e só recentemente tive conhecimento que a FCT reembolsa o Seguro Social Voluntário. Para aderir a este Seguro tenho de pagar todos os meses desde Fevereiro ou posso começar a partir deste mês? E quais os procedimentos para a FCT reembolsar-me?Obrigada,

Sandra Gouveia

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Re: Dúvida

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

marguinha Escreveu:OLá, Sou aluna de Doutoramento desde Fevereiro de 2006 e só recentemente tive conhecimento que a FCT reembolsa o Seguro Social Voluntário. Para aderir a este Seguro tenho de pagar todos os meses desde Fevereiro ou posso começar a partir deste mês? E quais os procedimentos para a FCT reembolsar-me?Obrigada,

Sandra Gouveia
Olá!
Encontras um resumo dos tópicos abertos no Fórum sobre Seguro Social Voluntário no tópico:

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=450

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

Responder