licenciatura pré-Bolonha com média de 15 = 2.5 ou 3.5??

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
fmpgp
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FCUP

licenciatura pré-Bolonha com média de 15 = 2.5 ou 3.5??

Post by fmpgp »

Gostaria de saber se alguém concorreu a BD 2010 com uma licenciatura de pré-bolonha e média de 15?? Ou conhece alguém nessa situação?

Recebi 2.5 e esperaria receber 3.5.

Obrigada!
mycota
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: pink manta

Re: licenciatura pré-Bolonha com média de 15 = 2.5 ou 3.5??

Post by mycota »

Olá fmpgp,

Realmente lendo o guia atentamente verás que um Licenciatura de 15 corresponde a uma avaliação de 2,5. Ou seja, estás na condição de "...apenas licenciatura superior a 14".

Boa sorte com tudo
fmpgp
investigador em formação
investigador em formação

Post by fmpgp »

Isto significa que não é feita qq distinção entre uma licenciatura pré-bolonha e pós-bolonha. O que me disseram é que a licenciatura definida no regulamento era relativa à pós-bolonha. Não faz sentido as dois tipos de "licenciatura" estarem incluídas no mesmo pacote (duração e exigência diferente)!!! Não pode haver discriminação entre o mestrado integrado e a licenciatura pré-bolonha!! Se existe, tem de fazer parte do regulamento, bem como tem de ser público esse facto. Por mim, se nada for feito para se alterar uma injustiça, será pública (media) esta discriminação! Irei lutar até ao fim pelos meus direitos!!
fmpgp
investigador em formação
investigador em formação

Post by fmpgp »

Ha e existe uma rapariga com uma licenciatura em Bioquímica e média de 16 que teve 4 este ano, no mesmo domínio. Ou seja, a injustiça parece ter sido só comigo. Para além de não falar no facto do regulamento deste ano ser igualzinho ao de 2009 e no ano passado todas as pessoas com licenciatura pré-bolonha e média de 15 a concorrerem no mesmo dominio cientifico receberam TODAS 3.5!!
Ines_C
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UC/CNC

Post by Ines_C »

Já no ano passado o regulamento tinha mudado e a licenciatura com média de 15 valia 2,5, agora não sei se eles na prática distinguiam ou não as Licenciaturas pré e pós Bolonha.

Também considero uma injustiça tremenda o facto do regulamento não diferenciar as Licenciaturas pré e pós Bolonha: com a reforma de Bolonha os nomes de Licenciatura e Mestrado foram mantidos por uma razão mais histórica do que por estarem propriamente relacionados; na prática as Licenciaturas pré-Bolonha são muito mais equiparadas a um mestrado de Bolonha! Enfim...

Posso te dizer que no meu caso, eu concorri com uma média de 16 num curso pré-Bolonha de 4 anos e que trabalhei durante 1,5 ano como bolseira num projecto da FCT, e portanto a cotação que obtive foi de 4,1, enquanto eu estava à espera de apenas 3,5 e isso fez-me toda a diferença... Agora não sei se os pontos extra se deveram ao facto de ser uma Licenciatura pré-Bolonha ou ao meu trabalho como bolseira...
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

O guião é apenas uma referência e o painel pode, justificadamente, atribuir outra pontuação. Além disso, há outros elementos que contam para a parcela destinada à avaliação do candidato.

Caso não concordes com a avaliação que te foi dada, terás a oportunidade de argumentar em sede de audiência prévia e eventualmente no recurso propriamente dito.

Baseando-me nos comentários de outros candidatos, parece-me que a a questão de Bolonha está mais ou menos ultrapassada: segue-se o actual guião (que de algum modo penaliza as lic. pré-Bolonha) a não ser que hajam casos ambíguos, tipo lic. pré-Bolonha com mestrado pós-Bolonha, etc. onde vale a avaliação holística do painel.

Infelizmente, não conheço detalhes sobre os recursos dos anos transactos relativos a esta questão.
Pitafa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Post by Pitafa »

Então parece-me que o meu caso não é claro no guia de avaliação. Porque tenho uma licenciatura pré-bolonha com média de 14 valores e mestrado pós-bolonha com média de 15 valores. A mim foi me atribuida uma pontuação apenas para a licenciatura de 2,5 e deram-me mais 1,0 por duas publicações, obtive no total 3,5. O que não foi suficiente para conseguir a bolsa. Estava a contar com a atrbuição de 3,5 pelo mestrado.
Acham que deva fazer alguma observação dentro destes 10 dias uteis?
Se soubesse que isto ia acontecer apenas colocada a nota do mestrado e queria ver que pontuação me davam...
fmpgp
investigador em formação
investigador em formação

Post by fmpgp »

inesC, qual é o dominio cientifico em que concorreste?
gmsantos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ISA - UTL

Post by gmsantos »

Boa tarde,
Eu estou na mesma situação que o fmpgp... e por isso fiquei na zona cinzenta... :(

Estive hoje na universidade a pedir uma declaração de equivalência de ECTS entre a minha licenciatura pré-bolonha e a actual licenciatura de bolonha+mestrado...

Fiz o requerimento mas não sei se me vai ser concedido... E muito menos se a FCT aceitará...

Alguém sabe se quem está na zona cinzenta deve apresentar recurso agora ou só mais tarde qd sairem os resultados da 2ª fase?

Obrigada!
fmpgp
investigador em formação
investigador em formação

Post by fmpgp »

Fui à loja do cientista ontem informar-me, só depois de a bolsa ter sido efectivamente rescusada, após a saída dos resultados da segunda fase.

Boa sorte!!
Claudia Escaleira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Uminho

Post by Claudia Escaleira »

Boa noite,

Estou numa situação semelhante.
Tenho licenciatura pré-bolonha em Arquitectura com média de 15 que actualmente corresponde a um Mestrado Integrado, e tenho uma especialização já com bolonha com média de 16.
No entanto foi-me atribuída a pontuação de 2,5 pela licenciatura com majoração de 0,25 pela especialização e considerada "não possuir experiência profissional própria" apesar de já ter trabalhado em vários gabinetes de arquitectura desde 2001 e de estar estabelecida por conta própria com obra construída.
A linha de corte foi 3,9 sendo que fiquei com 3,65. O plano de trabalhos foi pontuado com 4,25 e a entidade de acolhimento com 5.
Obviamente terei que fazer a AP, mas opiniões informadas agradecem-se.
Post Reply