Boas noites!
Olá Lopes Costa,
Tens razão, é frustrante o problema que descreves.
Quanto a acções, é óptimo que estejas motivado e procures motivar outros para fazer coisas e ter um papel mais activo na modificação da forma como são encarados os bolseiros. Aqui, permite-me sugerir que, para além da chuva de emails que propões, te juntes à ABIC e assim possas colaborar activamente na procura de soluções para problemas como estes.
A este respeito - atrasos no pagamento a bolseiros de investigação - podes ver por exemplo esta notícia publicada há instantes aqui no fórum sobre uma acção desenvolvida pela ABIC há poucos dias -
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=8&t=2826
Este caso teve entretanto seguimento e pelo menos parte dos meses em atraso foram já pagos. Como vês a ABIC consegue ter um impacto significativo na medida que interage directamente com os interlocutores de maior responsabilidade em matérias como estas. Neste caso concreto, a ABIC contactou directamente com a presidência da FCT e do IICT.
Em suma, se tens vontade e disponibilidade para desempenhar um papel activo na procura de um cenário em que os bolseiros têm outras condições, junta-te à ABIC. A direcção é perfeitamente horizontal e está permanentemente aberta à entrada de novos colaboradores. Serás, como todos os outros, sempre bem vindo! (Nota que para colaborares não precisas sequer de estar em Portugal, quanto mais em Lisboa. Muitos dos membros da actual direcção e colaboradores são bolseiros que se encontram no estrangeiro e colaboram através da participação em discussões e grupos de trabalho cuja actividade decorre online).
Abraços e beijinhos,
rui