bolsas pos doutoramento mistas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ralopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 09, 2008 5:25 pm
Localização: ISCTE

bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por ralopes »

Olá
A minha questão tem a ver com o que significa na prática uma bolsa de pós-doutoramento mista.

a) se eu tenho como instituição principal uma universidade estrangeira e quero ter como a outra instituição uma universidade em Portugal, há flexibilidade (e mínimos e máximos) no estabelecimento dos períodos que passo num lado e no outro? Tenho, por exemplo, de ficar um ano numa instituição e o outro ano na outra?

b) relacionado com isto, como se determina quanto dinheiro cada instituição recebe por me acolher? depende dos meses que eu lá estou (efectivamente) ou não?

c) o que significa isto em termos dos limites totais da bolsa? ou seja, eu fazendo pos doc fora, só posso ter dois anos no máximo. Cá posso ter 6 anos. Fazendo mista, será por exemplo 3 + 1?

Muito obrigado pelas futuras respostas e aos criadores e moderadores deste fórum

Abraços
Rui

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Olá!

Primeiro dá uma vista de olhos neste tópico resumo:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1800

Depois algumas das tuas dúvidas poderão estar ou não no Guia do Bolseiro. Dá uma olhada:
http://wiki.bolseiros.org/

Espero que ajude,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

ralopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 09, 2008 5:25 pm
Localização: ISCTE

bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por ralopes »

Olá David
Obrigado pela resposta.
Eu realmente estive a ver esse link que aconselhas antes de submeter um novo tópico, mas realmente não encontrei a informação que queria.
Parecem-me tópicos muito mais focados para bolsas de doutoramento do que pós doutoramento.

Entretanto, segui o outro link do guia do bolseiro e também lá não encontrei a informação que necessito.
Achas que estou a pesquisar mal?
De qualquer das formas, estou a pensar ir à FCT amanhã para obter estas respostas.
Se souber eu próprio algo, tentarei actualizar a informação aqui.

Obrigado mais uma vez

Rui

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

acho que ainda estou meio a dormir da mudança de fuso horario depois de atravessar o atlântico :). Não li com atenção que era sobre pós-doutoramento. De qualquer das formas mesmo tendo uma bolsa no estrangeiro se vieres por um mês ou mais a Portugal e informares a FCT disso acho que a tua bolsa pode baixar para o valor da bolsa de pós-doc em Portugal. Ouvi algo uma vez que já vinha de boca em boca portanto não tenho a certeza.

O ideal mesmo é perguntares na loja do cientista. Se depois poderes recolocar aqui ou mesmo actualizar o guia do bolseiro seria ouro sobre azul. Estou certo que ajudaria outros colegas.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 370
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI
Localização: UBI

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por Sportinguista »

ralopes Escreveu:De qualquer das formas, estou a pensar ir à FCT amanhã para obter estas respostas.
Se souber eu próprio algo, tentarei actualizar a informação aqui.
Olá Rui,
Conforme disse o David, se conseguires ver as tuas dúvidas esclarecidas a comunidade agradecia que actualizasses a Guia do Bolseiro com essa informação... Acrescento que para poderes editar o guia do bolseiro apenas precisas de visitar esta página e aderir ao grupo "wiki", a partir dessa altura podes-te autenticar na wiki com o username/password aqui do fórum e começar as tuas contribuições :wink:
Docem velle summs est eruditio

ralopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 09, 2008 5:25 pm
Localização: ISCTE

bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por ralopes »

Olá de novo
Cá estou eu então a actualizar a informação sobre as minhas próprias perguntas dado que fui hoje à loja do cientista.
Aqui fica a informação:

a) Antes de mais, é importante saber que a instituição que acolhe um pós-doc não recebe dinheiro nenhum (pelo menos a FCT não paga nada).

b) não havendo esta história da FCT dar dinheiro à instituição, não há então qualquer rigidez nos períodos de tempo que o bolseiro escolhe estar na instituição estrangeira e na instituição nacional, desde que cumpra a seguinte condição:
- se o bolseiro se doutorou em Portugal, ao pedir bolsa pos doc mista faz um contrato de até 3 anos (36 meses). Desses 36 meses, há pelo menos 12 meses em que o bolseiro tem de "estar" na instituição nacional. Pus "estar" entre parêntesis, porque o que isto significa é que há pelo menos 12 dos 36 meses em que a FCT só pagará a bolsa de valor nacional (1495 em vez dos 2245 quando está fora). Naturalmente que não deverá haver um controlo sobre a presença física do bolseiro. Isso é algo que o bolseiro se tem que entender com o seu orientador (da instituição estrangeira) e co-orientador (da instituição nacional).

c) os dados que dei referem-se a alguém que escolhe a instituição estrangeira como instituição principal, o que será em princípio o meu caso. Não sei quão diferentes serão as coisas na condição inversa.

Espero que isto ajude quem ´tenha as dúvidas que eu tinha quando escrevi aqui este tópico.
Agora, vou ver se consigo pôr esta informação no guia do bolseiro.

Abraços a todos e boa sorte para a vida académica

Rui

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
Localização: UK

Mensagem por anavaldez »

já agora, e como estou numa situação semelhante, já sabe alguma coisa dos prazos do concurso deste anos?


Ana

ralopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 09, 2008 5:25 pm
Localização: ISCTE

bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por ralopes »

Olá de novo
Em relação aos prazos de concursos, o senhor da loja do cientista disse-me directamente que ainda não se sabe. Apenas se sabe que o ano passado houve dois ciclos: o primeiro em Maio e o segudno ciclo acabou a 17 de Setembro

Rui

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
Localização: UK

Mensagem por anavaldez »

rui,


desculpa continuar a chatear, mas por acaso ele sabia se iriam haver dois concursos como no ano passado?

ana

ralopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 09, 2008 5:25 pm
Localização: ISCTE

Mensagem por ralopes »

Não deu nenhuma certeza quanto a isso
Mas a ideia que me deu é que será muito semelhante ao ano passado. 2 Concursos, um por volta de Maio e outro por volta de Setembro. Mas nenhuma certeza me foi dada em relação a isto.

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
Localização: UK

Mensagem por anavaldez »

agradeço-te a tua ajuda. é que eu estou a ver se acabo a tese para a entregar em agosto. tenho bolsa até ao fim de outubro, mas tenho que me candidatar a um post-doc no entretanto. estava a pensar no estrangeiro, até pq há aquela alínea que diz que se podem estar 2 anos no estrangeiro e dps mais 4 em portugal.

sabes mais alguma coisa sobre isso?

ana

ralopes
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 09, 2008 5:25 pm
Localização: ISCTE

Mensagem por ralopes »

Não, nunca ouvi nada assim.
Ouvi sim, tal como escrevi acima, que podes estar 2 no estrangeiro e 1 em Portugal. A partir daí, não sei se podes ou não ter mais 3 anos de pos doc nacional. Confesso que não perguntei porque não me lembrei já que não ponho essa hipótese. Imagino-me a fazer um pos doc de 3 anos, mas não mais do que isso.
Boa sorte.
Eu estou na mesma situação que tu

anavaldez
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: quinta set 02, 2004 2:51 pm
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University
Localização: UK

Mensagem por anavaldez »

eu tb nao quero ter mais que 2 anos de post-doc. no entanto, tendo em conta a situação actual, quero saber o melhor possível quais as possibilidades de futuro. acho que, de certa maneira, andamos todos a navegar pelas mesmas águas...

boa sorte,


ana

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Mensagens: 217
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Localização: Paris
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

Artigo 5º
Bolsas de pós-doutoramento (BPD)
As bolsas de pós-doutoramento destinam-se a doutorados que tenham obtido o grau, preferencialmente há menos de cinco anos, para realizarem trabalhos avançados de investigação em instituições científicas portuguesas ou estrangeiras de reconhecida idoneidade.
Na avaliação de candidaturas para BPD é valorizada a mobilidade em relação à instituição onde foi obtido o doutoramento e, em particular, a mobilidade de doutorados em universidades estrangeiras para trabalhos de pós-doutoramento em Portugal.
A duração deste tipo de bolsa é, em princípio, anual, prorrogável, até totalizar seis anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.
No caso de BPD no estrangeiro, o período máximo de concessão da bolsa é, em geral, de dois anos para doutorados em Portugal e de um ano para doutorados no estrangeiro. Caso o bolseiro pretenda prosseguir actividades de pós-doutoramento em Portugal, a bolsa pode ser prorrogada até totalizar seis anos.
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

beso2001
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta nov 13, 2009 7:54 pm
University/ Institute: LIACC

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por beso2001 »

Extrangeiros, sem permissão para residência em Portugal são elegíveis ao programa BD mista?

beso2001
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta nov 13, 2009 7:54 pm
University/ Institute: LIACC

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por beso2001 »

Extrangeiros, sem permissão para residência em Portugal. são elegíveis ao programa BD mista?

ruisofia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: sábado out 11, 2008 8:14 pm
University/ Institute: Universidade do Algarve

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por ruisofia »

Olá!

De acordo com o regulamento das bolsas, podem candidatar-se:

Cidadãos nacionais, ou cidadãos de outros Estados Membros da União Europeia com certificado de residência permanente em Portugal, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos do nº 1 do Artigo 16 da Lei nº 37/2006 de 9 de Agosto;
Cidadãos de países terceiros titulares de autorização de residência permanente ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, atestada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, nos termos, respectivamente, do artigo 80º e do artigo 125º da Lei nº 23/2007, de 4 de Julho;
Cidadãos estrangeiros para desenvolver investigação numa instituição nacional ou num programa nacional de parcerias internacionais desde que a instituição ou a direcção do programa justifique, fundamentadamente, a razão pela qual aquele plano de trabalhos contribui para o seu plano de actividades e para os seus objectivos estratégicos de desenvolvimento científico.

Se estiveres num destes casos será possivel.

Cumps

Rui

utilizadora
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado out 09, 2010 4:06 pm
University/ Institute: imperial college london

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por utilizadora »

Ola!
Nao consigo perceber atraves dos regulamentos quais as condicoes de bolsas de postdoc mistas para quem fez doutoramento no estrangeiro.
Alguem sabe quanto tempo se pode passar no estrangeiro e em portugal?
Ja percebi que so em condicoes exceptionais 'e q se da bolsas de postdoc para o estrangeiro m espero q nao tenham cortado nas mistas para a malta q ja fez PhD fora.

obrigada!

saragsilva
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 610
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Re: bolsas pos doutoramento mistas

Mensagem por saragsilva »

Olá "utilizadora"
Talvez este tópico ajude a esclarecer as tuas dúvidas:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3453
Sara

Responder