Abro este tópico no sentido de se poderem partilhar experiências relacionadas com a obtenção de vistos.
Começo com a minha:
Neste momento encontro-me nos EUA com visto de turista. Brevemente vou regressar a Portugal e pedir um visto J-1 para poder permanecer nos EUA por mais de 90 dias. Já obtive o formulário DS-2019 da instituição de acolhimento americana e agora só preciso de preencher outros 3 formulários e dirigir-me à embaixada para a entrevista.
A quem já passou pelo processo: precisaram de apresentar algum documento da FCT? É que neste momento ainda estou à espera do contrato assinado pela FCT.
Que documentos é que apresentaram para demonstrar a vossa ligação a Portugal?
Obrigado desde já. Já enviei vários emails para a embaixada mas não me respondem. Assim que chegar vou tentar telefonar para lá, mas entretanto gostaria de saber qual a vossa experiência no processo.
Obtenção de vistos
-
- recém-chegado
Eu estou a passar pelo processo de obtencao de visto tb.. O único documento da FCT q possas eventualmente precisar é o do suporte financeiro. Mas se tiveres alternativas de financiamento (uma conta bancária em nome próprio com fundos suficientes i.e. 1100USD por mês para os J-1) não precisas desse documento. Mas se já tens o DS2019 em teu poder, é pq já trataste disto tudo 
Comigo passou-se um caso caricato. A FCT só passa declarações em EURO e o meu J-1 advisor da U Minnesota teimou q tinha de ser em USD. E agora?
Como é óbvio, a FCT não se pode comprometer a pagar uma bolsa em USD e com a taxa de cambio a 1.56 USD/EUR é ridiculo q uma bolsa de 21000 EUR/ano = 32760 USD não sirva de garantia perante uma exigência de disponibilidade de fundos de 13200 USD.. As maravilhas da burocracia..
Salvou-me a disponibilidade da minha instituição de acolhimento em passar-me uma declaração com o q o meu J-1 advisor exigia..

Comigo passou-se um caso caricato. A FCT só passa declarações em EURO e o meu J-1 advisor da U Minnesota teimou q tinha de ser em USD. E agora?
Como é óbvio, a FCT não se pode comprometer a pagar uma bolsa em USD e com a taxa de cambio a 1.56 USD/EUR é ridiculo q uma bolsa de 21000 EUR/ano = 32760 USD não sirva de garantia perante uma exigência de disponibilidade de fundos de 13200 USD.. As maravilhas da burocracia..
Salvou-me a disponibilidade da minha instituição de acolhimento em passar-me uma declaração com o q o meu J-1 advisor exigia..
Eu também tive esse problema do câmbio quando fui para os EUA (por coincidência, também para a UMN). Contudo, acabaram por aceitar o documento da FCT com a quantia em euros. Já não me recordo exactamente, mas creio que no formulário para o visto meti a quantia correspondente em dólares.
"Everything is simple, but not that simple." (A. Einstein)