Bolsas BD 2007

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Jorge Nunes
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Évora

Post by Jorge Nunes »

Bitter Sweet Girl wrote:
Jorge Nunes wrote: Bitter Sweet Girl

Já agora, sabes (tu ou alguém mais) se em resultado da audiência prévia algum candidato com bolsa recusada mudou de situação :wink:

Um abraço

Jorge Nunes
sim, dos que tive conhecimento apenas os que estavam mesmo em cima da linha de corte é que subiram e tiveram a bolsa concedida. os outros nem olharam para eles, na minha opinião. foi o meu caso, por exemplo... eu tinha um erro na avaliação, em que tinham contado a média de licenciatura um valor abaixo do que era e não me alteraram nada. tive de ir a recurso.
eu já disse isto aqui várias vezes: no ano passado o senhor da FCT, quando liguei para lá a saber porque não tinha sido nada alterado no meu quadro de avaliação, disse-me que a única coisa que tinham feito tinha sido pegar em quem estava em cima da linha de corte - e que tinha feito comentários - e tinham-nos subido. todos os outros ficaram para recurso, porque esse período era uma questão administrativa (vá-se lá perceber afinal em que é que consiste).pode ser que este ano seja diferente...
enfim, eu da FCT já espero tudo, no sentido menos bom, claro. :?
Bitter Sweet Girl

Obrigado mais uma vez pela tua pronta resposta. Eu realmente já tinha lido varios comentários teus, e ficado +- a par das injustiças da avaliação da FCT, mas de facto, nunca tinha lido (não deve ter calhado) a parte da subida "automática" do pessoal que estava próximo da linha de corte. Espero que este ano tenhas melhor sorte.

Um abraço

Jorge
Olga
recém-chegado
recém-chegado

Post by Olga »

Jorge Nunes wrote:
Bitter Sweet Girl wrote:

Já agora, sabes (tu ou alguém mais) se em resultado da audiência prévia algum candidato com bolsa recusada mudou de situação :wink:

Um abraço

Jorge Nunes
sim, dos que tive conhecimento apenas os que estavam mesmo em cima da linha de corte é que subiram e tiveram a bolsa concedida. os outros nem olharam para eles, na minha opinião. foi o meu caso, por exemplo... eu tinha um erro na avaliação, em que tinham contado a média de licenciatura um valor abaixo do que era e não me alteraram nada. tive de ir a recurso.
eu já disse isto aqui várias vezes: no ano passado o senhor da FCT, quando liguei para lá a saber porque não tinha sido nada alterado no meu quadro de avaliação, disse-me que a única coisa que tinham feito tinha sido pegar em quem estava em cima da linha de corte - e que tinha feito comentários - e tinham-nos subido. todos os outros ficaram para recurso, porque esse período era uma questão administrativa (vá-se lá perceber afinal em que é que consiste).pode ser que este ano seja diferente...
enfim, eu da FCT já espero tudo, no sentido menos bom, claro. :?
Bitter Sweet Girl

Obrigado mais uma vez pela tua pronta resposta. Eu realmente já tinha lido varios comentários teus, e ficado +- a par das injustiças da avaliação da FCT, mas de facto, nunca tinha lido (não deve ter calhado) a parte da subida "automática" do pessoal que estava próximo da linha de corte. Espero que este ano tenhas melhor sorte.

Um abraço

Jorge

Olá Bitter Sweet Girl,

O erro na tua avaliação condicionou-te a obtenção de bolsa?? Estou a ficar preocupada...eu estou numa situação muito semelhante. Avaliaram mal a minha instituição e a correção do erro (erro de FCT e não meu) é o suficiente para eu ter bolsa. Achas que eles não vão corrigir o erro????

Isto é tudo muito injusto, demoram imenso tempo a dar as respostas e depois nem os erros deles corrigem??? principalmente qdo a correção do erro é o suficiente para os concorrentes terem bolsa...GRANDE INJUSTIÇA!

Vou ter que esperar...e quem espera desespera!

Boa sorte para todos,

Olga
Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
University/ Institute: FCUL

Post by Bitter Sweet Girl »

no meu caso corrigiram no recurso, mas penalizaram-me noutros campos, com justificações sem sentido (na minha opinião).

mesmo que não te corrijam agora tens o recurso e, com sorte, assumem o erro e atribuem-te a bolsa. claro que esse demora outra eternidade e a resposta pode vir negativa na mesma.
mas não desanimes.
Jorge Nunes
cientista regular
cientista regular

Post by Jorge Nunes »

Bitter Sweet Girl wrote:no meu caso corrigiram no recurso, mas penalizaram-me noutros campos, com justificações sem sentido (na minha opinião).
Bitter Sweet Girl

Será que eu percebi bem? Baixaram-te a avaliação que tinhas tido noutros critérios, em fase de recurso? É isso?

Jorge
mrkeked
recém-chegado
recém-chegado

Post by mrkeked »

Bitter Sweet Girl, já agora só por curiosidade, estavas a quantas pessoas da linha de corte? Ou melhor, sabes o que é, para eles, estar perto da linha de corte?

Eu sou mais um daqueles que estão à espera que a FCT corrija os seus próprios erros, suba aquilo que tem obrigação de subir e não desça aquilo que não tem nada de descer...
EdnunFonseca
recém-chegado
recém-chegado

datas recurso e feitura do mesmo para BD

Post by EdnunFonseca »

gostaria de saber quais as datas para a feitura de recurso em relação a bolsas de doutoramento e se porventura existe alguma informação que possamos ter para o fazer adequadamente. E, tendo em conta a experiência dos anos transactos, se todos os recursos são 'vistos' e qual é uma boa posição em relação à linha de corte. obrigada, Eduardo
Eduardo Nuno Fonseca
mjtcorreia
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Algarve, CCMAR

Post by mjtcorreia »

Bitter Sweet Girl wrote:
mjtcorreia wrote:Tinha ficado com a ideia que no ano passado levaram pouco mais de 10 dias úteis para enviar as respostas à avaliação no âmbito da audiência prévia... Tentei procurar nos regulamentos mas, e corrijam-me se tiver enganado, não encontrei nenhuma data limite para que essa avaliação se desse...(?) Sendo assim, há que esperar (e desesperar...)
no ano passado as respostas ao período de audiência prévia levou cerca de 2 meses, um pouco mais. 10 dias úteis... era bom.
Bitter Sweet Girl, desculpa insistir, mas o período de avaliação a que te referes é o de audiência prévia? Se percebi bem, o período de audiência prévia o ano passado levou 2 meses e quanto ao período de recurso propriamente dito, quanto tempo levou a ser avaliado?
Bitter Sweet Girl

mjtcorreia wrote: Bitter Sweet Girl, desculpa insistir, mas o período de avaliação a que te referes é o de audiência prévia? Se percebi bem, o período de audiência prévia o ano passado levou 2 meses e quanto ao período de recurso propriamente dito, quanto tempo levou a ser avaliado?
o período de audiência prévia levou aproximadamente 2 meses a meter o resultado cá fora.
no ano passado submeti Recurso em fins de Novembro e soube o resultado em meados de Abril, pouco antes de abrir o concurso deste ano. demoram imenso tempo... pelo menos sei em anos anteriores o recurso também demorou mais ou menos o mesmo tempo.

mrkeked wrote: Bitter Sweet Girl, já agora só por curiosidade, estavas a quantas pessoas da linha de corte? Ou melhor, sabes o que é, para eles, estar perto da linha de corte?
penso ser a 0.01 ou 0.02 da linha de corte. também deve depender de quantas pessoas estão perto da linha de corte numa determinada área.
sim, isto parece tudo um bocado de sorte...

Será que eu percebi bem? Baixaram-te a avaliação que tinhas tido noutros critérios, em fase de recurso? É isso?

Jorge
exprimi-me mal talvez.
não me baixaram noutros critérios, mas não me corrigiram todos os lapsos com justificações que para mim eram sem sentido (senti-me penalizada portanto).
mas não me surpreendia se baixassem a classificação noutros critérios a alguém...
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Algures

Post by Echuu »

Se me dão licença, vou intrometer-me...
No ano passado concorri, a proposta de decisão foi "a recusar", fiz os comentários que tinha a fazer, não deram em nada, fui a recurso e melhorei um pouquito num parâmetro, mas noutro desci. Contudo, passei de 3,9 para 4,0 - nota final após recurso.

Este ano, melhorei o meu currículo com um mestrado (15+mestrado), submeti o mesmo projecto, no mesmo sítio e sob a mesma orientação, e tive 3,9!
Só isto demonstra a total ausência de critérios rigorosos e de objectividade de avaliação, especialmente porque tanto o projecto como a orientação foram avaliadas de formas totalmente distintas de um ano para o outro, e mesmo entre o painel inicial e o painel de recurso.

Quanto a prazos... No ano passado, todo o processo demorou 1 ano. Este ano, já passaram quase 7 meses desde o término do prazo para lacrar a candidatura (candidatei-me na 1ª fase) e ainda nem o resultado da audiência prévia se sabe... Isto é vergonhoso, especialmente quando no regulamento da FCT diz, e cito, "A decisão sobre a atribuição da bolsa é comunicada, por escrito, aos candidatos até 90 dias úteis após a data limite de submissão para avaliação, a definir no Edital de abertura do concurso.". Ora, 90 dias úteis são cerca de 4,5 meses, e nunca 6,5 meses (and counting...). E depois, ainda serão mais uns meses para o recurso...

Isto só mesmo neste país...
Last edited by Echuu on Tue Jan 08, 2008 5:23 pm, edited 1 time in total.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Como se pode ler nas FAQs da FCT relativas às bolsas:
O que posso fazer caso a decisão sobre a minha candidatura seja desfavorável?
Caso a decisão seja desfavorável, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após notificação da decisão, para se pronunciarem, querendo, sobre a mesma, em sede de Audiência Prévia, prevista no Código do Procedimento Administrativo.

Só serão aceites em sede de Audiência Prévia os pedidos efectuados por submissão electrónica, em formulário próprio.

A bolsa foi-me recusada o que posso fazer?
Após a comunicação da decisão definitiva pode ser interposta reclamação (recurso), no prazo de 15 dias úteis a seguir à notificação.

Só serão aceites pedidos de recurso efectuados por submissão electrónica, em formulário próprio.
Assim, após a comunicação do resultado definitivo, há 15 dias úteis para recorrer. A incerteza está, precisamente, na comunicação do resultado definitivo, que pode demorar bastante tempo. O melhor, como já foi sendo sugerido aqui, é ir consultando a área pessoal no site da FCT, onde se consultam os resultados, e ver se o campo para recurso já está disponível.

Quanto ao processo de recurso, não acho que haja uma fórmula sagrada. A estratégia que costumo usar sempre que é necessário recorrer (bolsas, projectos, artigos...) é procurar contrapôr as críticas negativas que tenham sido feitas e salientar,de forma bem fundamentada, aspectos que julgamos não terem sido considerados na avaliação.
Após a submissão do recurso, é confiar no bom senso dos avaliadores. Constitui-se um novo painel de avaliação especificamente para os recursos, pelo que todos devem ser avaliados. Aqui, a pontuação pode variar muito ou não, dependendo do que possa não ter sido considerado na primeira avaliação ou possa ter sido mal pontuado. Assim, as boas posições em relação à linha de corte são mesmo as que ficam acima desta... é que mesmo que se seja o "primeiro dos últimos", não há nenhuma garantia que se consiga bolsa no recurso. Pode até conseguir alguém que estava abaixo e esse não conseguir... O que acontece é que estando a umas décimas da linha de corte, basta que o painel do recurso seja sensível a um ou dois argumentos ou corrija algum eventual erro da avaliação anterior para se ultrapassar a linha de corte e ter bolsa. Tudo depende da existência destes erros de avaliação e da sensibilidade/capacidade do painel de avaliação.

Tiago
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by Echuu »

Tiago Silva, não sei se isso do FAQ era para mim, se era não percebi o propósito. Se não era, esquece este parágrafo.

Uma decisão é isso mesmo, uma decisão, e não algo a que se chama "proposta de decisão", enviada por e-mail.

Ora, no Artigo 21º, alínea 1, do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos de 2007, diz "A decisão sobre a atribuição da bolsa é comunicada, por escrito, aos candidatos até
90 dias úteis após a data limite de submissão para avaliação, a definir no Edital de abertura do concurso."

Portanto, o que eu recebi foi um e-mail com a chamada proposta de decisão, que também se encontra no site onde se edita o currículo, mas não recebi qualquer decisão, muito menos por escrito. Portanto, a FCT violou os prazos, dado que a data limite de submissão, para mim, foi no dia 20/06/07, e 90 dias úteis são 4,5 meses, no máximo dos máximos dos máximos 5 meses com muitos feriados.
Bitter Sweet Girl

Echuu wrote:Se me dão licença, vou intrometer-me...
No ano passado concorri, a proposta de decisão foi "a recusar", fiz os comentários que tinha a fazer, não deram em nada, fui a recurso e melhorei um pouquito num parâmetro, mas noutro desci. Contudo, passei de 3,9 para 4,0 - nota final após recurso.

Este ano, melhorei o meu currículo com um mestrado (15+mestrado), submeti o mesmo projecto, no mesmo sítio e sob a mesma orientação, e tive 3,9!
Só isto demonstra a total ausência de critérios rigorosos e de objectividade de avaliação, especialmente porque tanto o projecto como a orientação foram avaliadas de formas totalmente distintas de um ano para o outro, e mesmo entre o painel inicial e o painel de recurso.
eu também melhorei o CV (bastante) do ano passado para este, submeti o mesmo plano de trabalhos, nas mesmas instituições, mesmo orientador e conseguiram dar-me uma nota final inferior à do ano passado... :evil: compreendo perfeitamente a tua revolta.
e também me candidatei na primeira fase e ainda estou à espera...
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Echuu: a referência às FAQs era sobretudo para responder ao Eduardo, que perguntava pelos prazos para recorrer. Quando estava a responder, surgiram outros comentários, sendo que o último foi o teu, e daí esta "confusão". Sou um bocado lento :oops:

Mas já agora, acho que as FAQs da FCT serão úteis para todos, pois sendo uma informação da FCT, vale a pena consultar.
De facto, há o prazo de noventa dias para a comunicação da decisão, mas julgo que esta comunicação é precisamente o e-mail. Pelo menos é o que se vai percebendo pelos relatos da experiência dos colegas aqui no fórum... A partir daí é que surgem os comentários em sede de Audiência Prévia e os recursos, para cuja resposta não conheço prazos. Pela experiência que se vai tendo, podem alongar-se por meses...
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by Echuu »

Pois, Tiago, acho que é isso que eles supostamente querem dizer... Mas como não são explícitos, deixam falhas que se pode tentar explorar. Eu vou enviar para lá uma carta a dizer precisamente o que disse aqui, que ultrapassaram os prazos por eles estipulados, etc., a ver o que me dizem.
Já é o meu 2º ano nisto e não consigo mesmo compreender como é que se brinca assim com a vida das pessoas...
EdnunFonseca
recém-chegado
recém-chegado

ainda o recurso

Post by EdnunFonseca »

pelo que entendo a comunicação definitiva da recusa é efectuada por carta e só depois podemos interpor recurso em 15 dias.
eu não fiz qq comentário em audiência prévia, não sei porque não recebo a carta. já alguém recebeu a comunicação definitiva?
Eduardo Nuno Fonseca
christianramos
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: IST

Post by christianramos »

Abaixo descrevo resumo da conversa telefónica ontem de uma amiga e colega com a FCT:

O prazo para divulgação dos resultados da "audiência prévia2, segundo a FCT é de 90 dias mas a FCT responde sempre antes dos 90 dias.

A resposta será dada via e-mail para ser mais rápida – mas não sabe a data é ir estando atento ao e-mail.

A reclamação feita (para mim é reclamação) para a FCT não é reclamação é audiência prévia. Vai ser analisada não é pelo júri mas sim pelo Presidente e Gabinete Jurídico da FCT que decidem:

- ou dar provimento e mandam e-mail nesse sentido;

- ou não dar provimento e quando mandam e-mail dão logo o prazo para interpor o recurso. Quando se interpõe o recurso é que vai para outro painel diferente do que avaliou a bolsa.

Sefor dada razão e concedida a bolsa podem pedir com efeitos retroactivos a Outubro.

Sobre os recursos, caso sei que a nota final subiu 0.15, mas desceram alguns critérios, como o mérito do programa e da instituição......não se esqueçam que os recursos vão para outro painel, e por isso as opiniões são diferentes......

Mais, as "regras de avaliação", não são regras, são "guide-lines", podendo não ser adoptadas na integra.

Boa Sorte a todos
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico
Jorge Nunes
cientista regular
cientista regular

Post by Jorge Nunes »

christianramos

Muito Obrigado por esta informação. Pois considerando o tempo que se está à espera de uma resposta ao telefone e o $ gasto em chamadas, que aumenta com o aumento da distância à fonte (FCT), é sempre agardável vir aqui e encontrar alguém que partilha aquilo que vai sabendo com os outros.

Um abraço a todos

Jorge Nunes
mjtcorreia
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Algarve, CCMAR

Post by mjtcorreia »

christianramos wrote:Abaixo descrevo resumo da conversa telefónica ontem de uma amiga e colega com a FCT:

O prazo para divulgação dos resultados da "audiência prévia2, segundo a FCT é de 90 dias mas a FCT responde sempre antes dos 90 dias.

A resposta será dada via e-mail para ser mais rápida – mas não sabe a data é ir estando atento ao e-mail.
Então se percebi bem, e tendo em conta que o prazo de entrega dos resultados definitivos deve ter por base o momento do fecho do 2º concurso, o prazo para a divulgação dos resultados deve ser lá para a última semana deste mês. Terei feito bem as contas??
Bitter Sweet Girl

normalmente para a FCT não são 90 dias, mas sim 90 dias úteis, o que dá 4 meses. não sabia que eles tinham um prazo tão largo para apresentar os resultados da audiência prévia.
de qualquer modo, assim sendo eles suponho que têm de ter em conta é o fecho do prazo para envio de comentários da primeira fase porque disseram que seriam todos avaliados em conjunto, que foi no fim de setembro, o que dá o fim deste mês como limite na mesma, mas com outras contas.
Jorge Nunes
cientista regular
cientista regular

Post by Jorge Nunes »

Bitter Sweet Girl wrote:normalmente para a FCT não são 90 dias, mas sim 90 dias úteis, o que dá 4 meses. não sabia que eles tinham um prazo tão largo para apresentar os resultados da audiência prévia.
de qualquer modo, assim sendo eles suponho que têm de ter em conta é o fecho do prazo para envio de comentários da primeira fase porque disseram que seriam todos avaliados em conjunto, que foi no fim de setembro, o que dá o fim deste mês como limite na mesma, mas com outras contas.
Então e se lhes dá para contar os 90 dias úteis pela data do último comentário lacrado? Isto, tendo em consideração as tuas palvras "disseram que seriam todos avaliados em conjunto", daria qualquer coisa como uma resposta lá para finais de Março (hipótese de o último comentário lacrado ser de 31 de Novembro) :shock:
Post Reply