Bolsas BD 2007

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Mufanga
recém-chegado
recém-chegado

Post by Mufanga »

Olá a todos

Alguém me pode informar sobre a importância que foi dada à publicação de papers, neste concurso?

Algúem pode contar exemplos de tipos de papers e posição dos autores, e a pontuação dada a cada um?

Muito obrigado
Sportinguista
cientista sempre presente
University/ Institute: UBI

Post by Sportinguista »

Mufanga wrote:Olá a todos
Alguém me pode informar sobre a importância que foi dada à publicação de papers, neste concurso?
Alguém pode contar exemplos de tipos de papers e posição dos autores, e a pontuação dada a cada um?
Muito obrigado
A mim não me contaram os papers... :roll:
Docem velle summs est eruditio
nonoquinhas
investigador em formação
investigador em formação

Post by nonoquinhas »

Olá!

A mim também não me contaram o curriculum. Não só os 30 papers entre revistas e conferencias, como prémios em conferencias, revisão de artigos, organização de congressos, docencia no ensino universitário público, etc. Com isso tudo tive ZERO em curriculum adicional. Mas conheço muitos casos assim ou talvéz pior que o meu.

Boa sorte a todos
Luisa Semedo
Sócios
Sócios
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne

Post by Luisa Semedo »

Obrigada David e Paulo! Estou super contente como devem imaginar! Mas a emoçao deve ter sido tanta que entretanto fiquei com dores de costas que nao me deixam estar quase tempo nenhum no computador e nem responder aos varios topicos super interessantes que estao a fazer furor no forum neste momento.
Um abraço a todos e Boas Festas. :smt111
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Luis Lima wrote:No mérito do candidato não me consideraram o mestrado que estou a concluir. Só concorri na 2a fase porque estava concluir o mestrado. Escrevi a tese muito rapidamente e fiz tudo para que a defesa fosse antes de 31 de Dezembro e eles não me consideraram o mestrado.
Olá Luis.
Este parece-me um aspecto para incluir nas "reclamações" à FCT, quer no período de audiência prévia (não sei se ainda vais a tempo...), quer no recurso. Efectivamente, se terminas o mestrado até ao final de 2007, este devia ser considerado, a julgar pelo guião de avaliação.
Boa sorte.
mjtcorreia
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Algarve, CCMAR

Post by mjtcorreia »

Algúem pode contar exemplos de tipos de papers e posição dos autores, e a pontuação dada a cada um?

Muito obrigado
Em principio, e para a minha àrea (Ciências do Mar), a avaliação dos artigos é feita segundo a relevância da revista (factor de impacto) e a posição do nome dos autores (artigos em primeiro nome contam mais que em co-autoria)... Por outro lado o que já vem sendo recorrente é o facto de não serem cotados os artigos mais antigos (com mais de 4 ou 5 anos).
NORMALMENTE, a "regra" é cotarem 0,25 por artigos em co-autoria e 0,5 em primeiro nome, até um máximo de 2,5 (num total de 5 valores) no campo do mérito do candidato... Mas como me dá a entender esta "regra" nem sempre é seguida por todos os avaliadores... Mas o melhor é não entrar no tema da subjectividade das avaliações pois haveria de certo muito a dizer...

Espero ter ajudado.

Cumps
Mufanga
recém-chegado
recém-chegado

Post by Mufanga »

Muito obrigado mjtcorreia :D
Olga
recém-chegado
recém-chegado

Post by Olga »

mjtcorreia wrote:

Muito obrigado
Em principio, e para a minha àrea (Ciências do Mar), a avaliação dos artigos é feita segundo a relevância da revista (factor de impacto) e a posição do nome dos autores (artigos em primeiro nome contam mais que em co-autoria)... Por outro lado o que já vem sendo recorrente é o facto de não serem cotados os artigos mais antigos (com mais de 4 ou 5 anos).
NORMALMENTE, a "regra" é cotarem 0,25 por artigos em co-autoria e 0,5 em primeiro nome, até um máximo de 2,5 (num total de 5 valores) no campo do mérito do candidato... Mas como me dá a entender esta "regra" nem sempre é seguida por todos os avaliadores... Mas o melhor é não entrar no tema da subjectividade das avaliações pois haveria de certo muito a dizer...

Espero ter ajudado.

Cumps
Olá

Eu não sei muito bem como isso funciona. O que me parece foi que os criterios da FCT este ano foram não ter critérios. A min deram-me 0,5 valores por um artigo em que sou 4a autora. No entanto, classifcaram-me a instituição com muito bom quando é excelente, e baixaram a classificação no meu orientador em relação ao ano passado. Conlusão: Bolsa recusada. O erro da instituição era o suficiente para eu ter bolsa.

Boa sorte e paciência para todos os que ainda continuam á espera de uma resposta definitiva...

Olga
NCortes
cientista regular
cientista regular

Post by NCortes »

Olga wrote:
Olá

Eu não sei muito bem como isso funciona. O que me parece foi que os criterios da FCT este ano foram não ter critérios. A min deram-me 0,5 valores por um artigo em que sou 4a autora. No entanto, classifcaram-me a instituição com muito bom quando é excelente, e baixaram a classificação no meu orientador em relação ao ano passado. Conlusão: Bolsa recusada. O erro da instituição era o suficiente para eu ter bolsa.

Boa sorte e paciência para todos os que ainda continuam á espera de uma resposta definitiva...

Olga
Nao tenho a certeza do criterio da FCT, mas a questao da classificacao em relacao aos artigos publicados acho que deve ser bastante comum:
- Peer-reviewed journal -> so' estes devem merecer consideracao num processo como este
- Primeiro, segundo e ultimo autor -> sao os que recebem mais pontuacao, criterio, merito - o que lhe quiserem chamar.
- Autores no meio do processo -> recebem menos pontuacao

Contudo, poderia ser algo mais objectivo da FCT no guiao de avaliacao...

Cumprimentos,
NCortes
PhD Candidate
luizpinto
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidad de Santiago de Compostela

contracto - BD 2007

Post by luizpinto »

Olá a todos do fórum!

Concorri na primeira fase do concurso BD 2007 e tive a felicidade de ter sido aceite. Neste tópico, verifiquei que alguns dos futuros bolseiros de doutoramento já receberam o contracto para assinar. Eu fui um dos que ainda não receberam nada, não obstante tenha sido certamente um dos primeiros a enviar toda a documentação necessária.

Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de como vai o caso. A questão é que já estamos quase no natal e se não recebermos o contracto antes das festas, muito dificilmente receberemos a primeira prestação no fim de Janeiro, ou até mesmo em Fevereiro.

Como estou no estrangeiro e nesta altura sem financiamento (pois não pude concorrer a mais nenhum para cumprir com a declaração de honra que assinei) estou a passar por uma situação muito difícil, acreditem.

Fico a aguardar comentários.

Um grande abraço a todos.
Luiz
NCortes
cientista regular
cientista regular

Re: contracto - BD 2007

Post by NCortes »

luizpinto wrote:Olá a todos do fórum!

Concorri na primeira fase do concurso BD 2007 e tive a felicidade de ter sido aceite. Neste tópico, verifiquei que alguns dos futuros bolseiros de doutoramento já receberam o contracto para assinar. Eu fui um dos que ainda não receberam nada, não obstante tenha sido certamente um dos primeiros a enviar toda a documentação necessária.

Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de como vai o caso. A questão é que já estamos quase no natal e se não recebermos o contracto antes das festas, muito dificilmente receberemos a primeira prestação no fim de Janeiro, ou até mesmo em Fevereiro.

Como estou no estrangeiro e nesta altura sem financiamento (pois não pude concorrer a mais nenhum para cumprir com a declaração de honra que assinei) estou a passar por uma situação muito difícil, acreditem.

Telefona para a FCT. O primeiro contrato que a FCT me enviou perdeu-se no correio. Tive que pedir a emissao de uma segunda via.
NCortes
PhD Candidate
Sportinguista
University/ Institute: UBI

Post by Sportinguista »

luizpinto wrote:Gostaria de saber se alguém tem conhecimento de como vai o caso. A questão é que já estamos quase no natal e se não recebermos o contracto antes das festas, muito dificilmente receberemos a primeira prestação no fim de Janeiro, ou até mesmo em Fevereiro.
Olá Luiz,
Lamento a tua situação...
Eu enviei os papéis logo no início de Novembro (correio registado para ter a certeza), e cerca de 20 dias depois mandaram-me um e-mail a solicitar mais documentação (que entretanto já enviei)... Agora estou à espera do contrato...
Acho que todo este período do enviar documentação deve ser sempre feito em correio registado para evitar extravios. Isto aplica-se não só aos bolseiros, mas também à FCT (mandar um contracto em correio normal????)...

Sportinguista
8)
Docem velle summs est eruditio
Carlo Bottaini
recém-chegado
recém-chegado

Post by Carlo Bottaini »

Sportinguista wrote: Acho que todo este período do enviar documentação deve ser sempre feito em correio registado para evitar extravios. Isto aplica-se não só aos bolseiros, mas também à FCT (mandar um contracto em correio normal????)...

Sportinguista
8)
Foi a pergunta que, mesmo esta manhã, fiz à funcionária da FCT do Porto: parece que seja mesmo assim.
Apesar de não me ter dado a certeza, o que ela me disse é que acha que o contracto que a FCT de Lisboa nos envia não vem por correio registado.
Foi uma coisa que achei (e continuo achar) bastante estranha, quer pela importância da documentação, quer pelo facto que temos 15 dias para depois assiná-lo. 15 dias a decorrer de quando se não há registo de nada?
Mesmo porque para os que vão receber o contrato no estrangeiro 15 dias são “mais curtos” em relação aos que se encontram no país, devido à mais demora da entrega.
Enfim, mais um mistério para desvendar.
Carlo
NCortes
cientista regular
cientista regular

Post by NCortes »

Carlo Bottaini wrote: Mesmo porque para os que vão receber o contrato no estrangeiro 15 dias são “mais curtos” em relação aos que se encontram no país, devido à mais demora da entrega.
Enfim, mais um mistério para desvendar.
Carlo
FYI-
sou bolseiro no estrangeiro e quando recebi o contrato (em Portugal), pedi a um familiar para o enviar; ao mesmo tempo liguei para a FCT a explicar a situacao. Demorei bem mais do que 15 dias a assinar e devolver e nao tive problema nenhum.
Nao percebo bem qual é o misterio, visto que desde que haja comunicacao as coisas resolvem-se...

Cumprimentos,
NCortes
PhD Candidate
Cris
recém-chegado
recém-chegado

Post by Cris »

Olá a todos.

Eu também tive bolsa na primeira fase de candidaturas a bolsas de doutoramento e enviei toda a documentação que eles pediam nos finais de Outubro.
Hoje liguei para a FCT (Lisboa) e disseram-me que o meu processo está em análise para verificar se toda a documentação está correcta e se o processo está completo. Pediram-me para ligar de novo durante a próxima semana para me dizerem quando vão enviar o contracto ou se ainda falta alguma coisa. Caso esteja tudo bem garantiram-me que o contracto será enviado ainda durante este mês.

Espero que tenha ajudado

Um Feliz Natal para todos

Cristina Soares
luizpinto
Sócios
Sócios

Post by luizpinto »

Cris wrote:Olá a todos.

Eu também tive bolsa na primeira fase de candidaturas a bolsas de doutoramento e enviei toda a documentação que eles pediam nos finais de Outubro.
Hoje liguei para a FCT (Lisboa) e disseram-me que o meu processo está em análise para verificar se toda a documentação está correcta e se o processo está completo. Pediram-me para ligar de novo durante a próxima semana para me dizerem quando vão enviar o contracto ou se ainda falta alguma coisa. Caso esteja tudo bem garantiram-me que o contracto será enviado ainda durante este mês.

Espero que tenha ajudado

Um Feliz Natal para todos

Cristina Soares
Já tiha ligado a 15 dias atrás e tinham me dito exactamente o mesmo que te disseram.
É chapa 5 cris.

Um beijo grande e cuida-te.

Luiz
Luiz
luizpinto
Sócios
Sócios

Post by luizpinto »

Já agora, uma curiosidade:

Alguma vez a FCT respondeu a algum dos vosso e-mails?

A mim nunca responderam. Para ter respostas, só telefonado.

Será este uma procedimento corrente da FCT?

Abraços
Luiz
Aragao
Sócios
Sócios
University/ Institute: Diamond Light Source

Post by Aragao »

luizpinto wrote:Já agora, uma curiosidade:

Abraços
A mim sempre me responderam por mail principalmente porque grande parte das vezes fiz do estrangeiro e telefonar era caro. Demoravam era muito tempo... tipo 15 dias ou mais a responder. Um dos muitos exemplos de um mail que enviei e acabaram por responder duas semanas depois foi este:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=937#937

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
luizpinto
Sócios
Sócios

Post by luizpinto »

Aragao wrote:
luizpinto wrote:Já agora, uma curiosidade:

Abraços
A mim sempre me responderam por mail principalmente porque grande parte das vezes fiz do estrangeiro e telefonar era caro. Demoravam era muito tempo... tipo 15 dias ou mais a responder. Um dos muitos exemplos de um mail que enviei e acabaram por responder duas semanas depois foi este:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=937#937

David
Olá!

Pois aos últimos e-mails que envie - já lá vai mais de um mês - não recebi resposta. Por esse motivo fiquei com a impressão que este fosse um procedimento novo, de modo a canalizar esforços para outras tarefas.

Abraços
Luiz
anidras
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: ----

Post by anidras »

demorar 15 dias para responder é inaceitável... principalmente quando a maioria das duvidas sao urgentes..
Post Reply