Nova página em RC1 !!!

Sugestões, criticas ou reclamações sobre o fórum ou página da ABIC
Responder
forum.abic
Site Admin
Mensagens: 418
Registado: quinta abr 22, 2004 4:00 pm
University/ Institute: ABIC
Localização: http://www.bolseiros.org

Nova página em RC1 !!!

Mensagem por forum.abic »


Nova página web em testes


Precisa-se ajuda para corrigir e remover pequenos erros da página oficial da ABIC, a lançar, http://www.abic-online.org/

Ortografia, falta de conteúdo quando comparada com a página actual, tamanho de letra desproporcionado ou outro erros de design são algumas das ajudas que a vossa chamada de atenção será muito útil. Agradecemos a todos os que puderem perder 5 minutos do seu tempo olhando para a página e respondendo neste tópico ou para o e-mail grupoweb@abic-online.org com a ajuda possível.



Porquê a alteração de página?

A ABIC vai remodelar a sua página oficial mantendo um grafismo muito similar mas passando a ter a página montada sobre base de dados. Esta alteração apesar de pouco significativa para quem a consulta vai permitir uma muito mais fácil actualização e também inserir novas funcionalidades de interacção com o internauta.

ABIC - Grupo Web
Última edição por forum.abic em sexta out 26, 2007 2:39 pm, editado 2 vezes no total.
A Moderação do Fórum dos Bolseiros
http://forum.bolseiros.org/

AL
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 369
Registado: domingo dez 12, 2004 3:42 pm
Localização: Instituto Superior Psicologia Aplicada
Contacto:

Mensagem por AL »

Algumas observações:
- ao carregar no novo link para o fórum na barra esquerda, o fórum surge demasiado compactado na zona central, em parte devido aos subtítulos dos vários subfóruns.
- gosto da ideia das sondagens na barra esquerda, mas gostava também muito dos títulos do fórum que aparecem na actual página. Vi que estas estão incluidas na nova secção notícias - que está excelente! - mas apesar disso gostava do destaque dado anteriormente.
- na página dos contactos, o espaço entre os vários contactos está irregular. Também não é claro para onde segue o mail se forem preenchidas as caixas (e estas não poderiam ser um pouco maiores?).
- pergunto-me também se continuará a fazer sentido os links na barra preta superior.
- na página Núcleos, é escusado repetir-se esse título; na página documentos, essa palavra também vem repitida.
- FAQ ABIC, a ideia das FAQs é eventualmente serem sobretudo perguntas sobre ser bolseiro, e não sobre a ABIC.

ditas estas questões menores, excelente trabalho!
Força
André Levy - Biólogo
Bolsa de Pós Doutoramento - ISPA
Direcção da ABIC

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

-Menu esquerdo no item Anúncios: "Podem ainda ser consultados outros sitios na página de links." O link na palavra links envia para o site antigo. Julgo que todo este item pode e deve ser melhorado.
- Concordo com os títulos do fórum no menu esquerdo e da sua importância. Se possível também acho que deviam voltar.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

cmarques
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: terça mai 31, 2005 5:21 pm
University/ Institute: Univ Minho

Mensagem por cmarques »

Aqui vão algumas sugestões:

- no campo Anuncios, o link para o Astrolabium e o link para cienciapt nao funcionam. Penso que o site do Astrolabium já nao existe e deverá ser substituido pelo http://www.eracareers.pt/
- o tamanho da letra é diferente nos varios campos, deveria ser uniforme...
- no campo Estatisticas, penso que os graficos deveriam ser maiores, é mesmo muito complicado descodifica-los! Outra opção seria colocar o titulo por cima do grafico e depois clicando no grafico aparecer a imagem maior noutra janela.
- achava também importante que houvesse uma versao em ingles da pagina, dado o numero crescente de bolseiros estrangeiros em portugal;
- também concordo com os titulos do forum no lado esquerdo da pagina, acho que induzem os visitantes a consultarem o forum mais frequentemente.
- ainda não esta o contacto do nucleo do porto na pagina dos nucleos :(

No geral, excelente trabalho :)

Joana
"It is a miracle that curiosity survives formal education" Albert Einstein

Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 370
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI
Localização: UBI

Mensagem por Sportinguista »

- Acho que a página devia ser mais larga, não há necessidade de ficar "encolhida" como actualmente...
- Na página notícias aparece "Nome do Sinal Noticioso"... Acho que isto foi mal traduzido, algo do género "Fonte" parece bem mais adequado...
- Ainda no campo notícias, acho que está tudo muito amontoado e confuso :?
- Há algumas diferenças entre visitar o site com o FF ou com o IE, nomeadamente no campo notícias a letra fica enorme quando vista em IE...

E outra coisa mais profunda, a página está cheia de erros de html. Acho que isso devia ser corrigido antes de mais...
Docem velle summs est eruditio

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Mensagens: 217
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Localização: Paris
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

Desde ja obrigada pelo bom trabalho, e coragem para o que resta!
Se calhar vou repetir algumas das coisas que ja foram ditas! Sorry!

- Prefiro o novo nome do site, abic online é mais apropriado do que simplesmente bolseiros.

-Gosto da ideia da sondagem na primeira pagina.

-Gosto também do facto de terem incluido o motor de busca do papaformigas.

Em contrapartida:

-Preferia no antigo os titulos das noticias mais recentes, na primeira pagina.

-Acho a pagina pequena e quando abri o forum ele estava super pequeno dentro do quadrado, não sei se é normal ou se sou eu que não sou expert em informatica!

-Achava também que devia de haver uma forma de destacar o campo do forum em relaçao aos outros, pois parece-me ser o nucleo dinâmico do site.

Mas para ser sincera no geral, eu ja estava bastante satisfeita com a antiga/actual pagina!
Mais uma vez obrigada e boa continuação do belo trabalho!

Luisa Semedo
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

outra coisa....

Lembrar de organizar e tentar colocar os links sugeridos pelos colegas aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1102

no novo sistema de gestão de links:
http://www.abic-online.org/index.php?op ... &Itemid=37


David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

forum.abic
Site Admin
Mensagens: 418
Registado: quinta abr 22, 2004 4:00 pm
University/ Institute: ABIC
Localização: http://www.bolseiros.org

Mensagem por forum.abic »

Agradecemos todos comentários aqui colocados e também os que nos foram endereçados por e-mail
- ao carregar no novo link para o fórum na barra esquerda, o fórum surge demasiado compactado na zona central, em parte devido aos subtítulos dos vários subfóruns.
Corrigido!
- gosto da ideia das sondagens na barra esquerda, mas gostava também muito dos títulos do fórum que aparecem na actual página. Vi que estas estão incluidas na nova secção notícias - que está excelente! - mas apesar disso gostava do destaque dado anteriormente.
As notícias do fórum foram recolocadas. As sondagens movidas para o menu direito e o motor de buscas papaformigas para o menu esquerdo.
- na página dos contactos, o espaço entre os vários contactos está irregular. Também não é claro para onde segue o mail se forem preenchidas as caixas (e estas não poderiam ser um pouco maiores?).
Corrigido o problema de espaços. Falta descobrir como alterar o tamanho das caixas de forma a que tenham tamanhos diferentes umas das outras (alguém com conhecimentos de Cascate Style Sheets (CSS) ?
- pergunto-me também se continuará a fazer sentido os links na barra preta superior.
Claro que sim. A barra preta fez parte do design gráfico realizado pelos "grafistas" da moonbase. Foi pensado para co-existir com os links dos menus direito e esquerdo.
- na página Núcleos, é escusado repetir-se esse título; na página documentos, essa palavra também vem repitida.
Corrigido. Será necessário os núcleos e a direcção da ABIC fornecerem informação actualizada sobre os núcleos existentes e sobre os contactos actuais e válidos para cada um deles, alias como foi discutido na última AG.
- FAQ ABIC, a ideia das FAQs é eventualmente serem sobretudo perguntas sobre ser bolseiro, e não sobre a ABIC.
Claro. Neste momento a FAQ está totalmente por carregar. Esta área ira comportar link para uma nova secção. em formato wiki, no site dos bolseiros. Para alem disso o grupo de trabalho de Apoio aos Bolseirostem como tarefa a elaboração de uma FAQ com base nas questões que chegam por e-mail e nas perguntas e respostas do fórum dos bolseiros.
-Menu esquerdo no item Anúncios: "Podem ainda ser consultados outros sitios na página de links." O link na palavra links envia para o site antigo. Julgo que todo este item pode e deve ser melhorado.
Este item passou a "Emprego". Estará em reformulação após o lançamento da página e o seu conteúdo estará a cargo dos elementos da Direcção que se disponibilizaram para o manter.
- Concordo com os títulos do fórum no menu esquerdo e da sua importância. Se possível também acho que deviam voltar.
as noticias do fórum foram recolocadas.
- no campo Anuncios, o link para o Astrolabium e o link para cienciapt nao funcionam. Penso que o site do Astrolabium já nao existe e deverá ser substituido pelo http://www.eracareers.pt/
Corrigido.
- o tamanho da letra é diferente nos varios campos, deveria ser uniforme...
O tamanho de letra da página em geral foi aumentado ligeiramente para melhor legibilidade. O menu do lado esquerdo foi ligeiramente encurtado para dar mais espaço ao conteúdo central. Ainda existem algumas inconsistências nos vários tamanhos de letra que agradecemos a chamada de atenção para correcção futura.
- no campo Estatisticas, penso que os graficos deveriam ser maiores, é mesmo muito complicado descodifica-los! Outra opção seria colocar o titulo por cima do grafico e depois clicando no grafico aparecer a imagem maior noutra janela.
A proposta é muito boa. AInda não foi implementada mas será na próxima revisão que esperamos para breve.
- achava também importante que houvesse uma versao em ingles da pagina, dado o numero crescente de bolseiros estrangeiros em portugal;
É uma questão levantada há muito tempo. Para já apenas existe a secção na Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/ABIC . No entanto agradeceríamos ajuda na escolha das secções da página a traduzir e na sua própria tradução. Alguém disponível?
- também concordo com os titulos do forum no lado esquerdo da pagina, acho que induzem os visitantes a consultarem o forum mais frequentemente.
Como foi dito acima as noticías do fórum foram reintroduzidas.
- ainda não esta o contacto do nucleo do porto na pagina dos nucleos
Contacto introduzido e URL da página web colocado.
- Acho que a página devia ser mais larga, não há necessidade de ficar "encolhida" como actualmente...
O menu esquerdo foi ligeiramente encurtado para dar mais espaço ao conteúdo central. Uma mudança mais radical obriga à necessidade de um designer gráfico pois a página actual foi pensada para a formato que tem.
- Na página notícias aparece "Nome do Sinal Noticioso"... Acho que isto foi mal traduzido, algo do género "Fonte" parece bem mais adequado...
A tradução do script Joomla foi realizada pela equipa JoomlaPT. Será uma boa sugestão para lhes colocar. No entanto logo que consigamos descobrir o ficheiro das traduções tentaremos alterar esse termo.
- Ainda no campo notícias, acho que está tudo muito amontoado e confuso
Alguma proposta em concreto? Está confuso nas notícias em si ou na lista de fontes de notícias?
-E outra coisa mais profunda, a página está cheia de erros de html. Acho que isso devia ser corrigido antes de mais...
Não é assim algo de tão profundo. A maioria dos erros é pela falta de atributos "ALT" nas imagens ou incompreensão do validador da linguagem PHP. Parece-nos que não há qualquer erro grave. No entanto se de entre os erros for encontrado um de maior importância agradecemos a chamada de atenção.
- Há algumas diferenças entre visitar o site com o FF ou com o IE, nomeadamente no campo notícias a letra fica enorme quando vista em IE...
Este sim é um problema mais profundo. Foram feitas algumas correcções que visaram diminuir este erro. Há ainda locais onde o erro se mantêm. Curiosamente no IE versão 7 (a última) estes erros não aparecem. Agracemos a chamada de atenção para locais concretos onde os erros se mantêm para corrigirmos.

-Preferia no antigo os titulos das noticias mais recentes, na primeira pagina.
Recolocadas.
-Acho a pagina pequena e quando abri o forum ele estava super pequeno dentro do quadrado, não sei se é normal ou se sou eu que não sou expert em informatica!
O grafismo da página foi pensado para uma janela de trabalho com a resolução 1024x768. Será que a resolução no seu ecrã é superior a este valor?
-Achava também que devia de haver uma forma de destacar o campo do forum em relaçao aos outros, pois parece-me ser o nucleo dinâmico do site.
Alguma sugestão de como o fazer?
Lembrar de organizar e tentar colocar os links sugeridos pelos colegas aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1102
Alguns links foram colocados. Uma grande parte deles requer uma prévia reclassificação por temas antes de colocar. Essa reclassificação ainda está por fazer.


Mais uma vez obrigado a todos pelas sugestões. Consideramos que a página está agora em versão Release Candidate 1 (RC1). Mais uma ou duas rondas de correcções e poderá ser lançada.
A Moderação do Fórum dos Bolseiros
http://forum.bolseiros.org/

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Mensagens: 217
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Localização: Paris
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

Citação:
-Achava também que devia de haver uma forma de destacar o campo do forum em relaçao aos outros, pois parece-me ser o nucleo dinâmico do site.


Alguma sugestão de como o fazer?
Infelizmente não :oops: ! Imagino como poderia ser, evidentemente, mas dai a saber como fazer vai um grande passo, que eu não sei dar! :D
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Luisa Semedo Escreveu:
Citação:
-Achava também que devia de haver uma forma de destacar o campo do forum em relaçao aos outros, pois parece-me ser o nucleo dinâmico do site.


Alguma sugestão de como o fazer?
Infelizmente não :oops: ! Imagino como poderia ser, evidentemente, mas dai a saber como fazer vai um grande passo, que eu não sei dar! :D
Então mas diz como imaginas que poderia ser, pode ser que depois se possa procurar alguém com os conhecimentos técnicos ou artísticos para esse esboço ...
Eu confesso que artisticamente falando sou uma nódoa :)

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 370
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI
Localização: UBI

Mensagem por Sportinguista »

forum.abic Escreveu:Corrigido o problema de espaços. Falta descobrir como alterar o tamanho das caixas de forma a que tenham tamanhos diferentes umas das outras (alguém com conhecimentos de Cascate Style Sheets (CSS) ?
Isso é muito fácil de fazer... Basta ires à folha de estilo e procurar:

Código: Selecionar todos

.inputbox{
width: 65px;
height: 18px;
font-size: 10px;
background: white;
border: 1px solid #BBBBBB;
margin: 0px;
padding: 0px;
line-height: 14px;
}
Agora removes as linhas que dizem width e height:

Código: Selecionar todos

.inputbox{
font-size: 10px;
background: white;
border: 1px solid #BBBBBB;
margin: 0px;
padding: 0px;
line-height: 14px;
}
Por fim estabeleces o tamanho de cada caixa directamente no código desta:

Código: Selecionar todos

<input type="text" name="name" id="contact_name" size="METER AQUI O VALOR CORRESPONDENTE AO TAMANHO QUE SE QUEIRA" class="inputbox" value="" />
Esta é a maneira mais fácil, no entanto se quiseres definir o tamanho na própria folha de estilos é só dizeres que eu escrevo o código para isso :wink:
Alguma proposta em concreto? Está confuso nas notícias em si ou na lista de fontes de notícias?
Sinceramente já não me lembro o que se passava, mas acho que na altura havia tamanhos de letra dispares, o que já não se verifica...
Mais uma vez obrigado a todos pelas sugestões. Consideramos que a página está agora em versão Release Candidate 1 (RC1). Mais uma ou duas rondas de correcções e poderá ser lançada.
Por acaso estava um pouco há espera que as sugestões caíssem em saco roto, ainda bem que tal não se verificou...
Aragao Escreveu: Então mas diz como imaginas que poderia ser, pode ser que depois se possa procurar alguém com os conhecimentos técnicos ou artísticos para esse esboço ...
Eu confesso que artisticamente falando sou uma nódoa
E que tal algo simples ao invés de complicado? Tipo mudar apenas a cor da letra para destacar:
Imagem
São só mais umas linhas na CSS :D
Docem velle summs est eruditio

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Mensagens: 217
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Localização: Paris
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

David infelizmente eu também não tenho ideias assim tao "artisticas" da questao :oops: ! Mas estou de acordo com o que diz o Sportinguista, simplesmente mudar a cor ja nao era ma ideia!

Luisa
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

forum.abic
Site Admin
Mensagens: 418
Registado: quinta abr 22, 2004 4:00 pm
University/ Institute: ABIC
Localização: http://www.bolseiros.org

Mensagem por forum.abic »

Algumas das sugestões implementadas (cor no URL para o fórum e melhoria do tamanho das caixas de diálogo). Infelizmente não é possível alterar directamente no código porque o código é gerado de forma igual para uma série de outras coisas e uma alterações particular implica reescrever muito código php. Por outro lado qualquer upgrade ao sistema joomla iria recolocar os código por defeito. No entanto, no caso das caixas de diállogo, removendo a width: 65px parecem agora melhores mesmo não estando perfeitas.

Mais uma vez obrigado pelas excelentes sugestões.
A Moderação do Fórum dos Bolseiros
http://forum.bolseiros.org/

Responder